Ficheiro:Audio file of Independência ou Morte.ogg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Audio_file_of_Independência_ou_Morte.ogg(Ficheiro de áudio Ogg Vorbis, duração 1 min 50 s, 70 kb/s, tamanho do ficheiro: 940 kB)

Descrição do ficheiro

Descrição
Português: Versão audível do quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo. Trabalho realizado em programa de educação na Faculdade Cásper Líbero sob orientação da Profa. Filomena Salemme e do Prof. João Alexandre Peschanski, com apoio do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e da equipe educativa do Museu Paulista.

O texto da audiodescrição é:

Também conhecida por Grito do Ipiranga, a pintura de 4 metros de altura e sete de largura, foi feita por Pedro Américo em 1888, em óleo sobre tela, e representa o momento da proclamação de independência do Brasil por Dom Pedro I ao redor do riacho do Ipiranga. Entretanto, é uma representação idealizada pelo pintor, já que não reproduz fielmente o evento. A cena se passa em um terreno com grama e estreitas estradas de terra; há um leve morro no segundo plano. O céu é azul e há diversas nuvens. Em terceiro plano, está ilustrada uma casa simples de cor marrom claro. Em último plano também há pequenos trechos de plantações. Em geral, predominam o branco e os tons de verde e marrom. No centro da pintura está Dom Pedro I erguendo sua espada e montado em um cavalo marrom. Ele está no topo do morro do segundo plano, no centro do quadro. Atrás dele há um grupo de homens, também em cavalos; alguns deles erguem seus chapéus, replicando o movimento feito pelo imperador. Todos vestes roupas típicas da corte, com botas e coletes, indicando que fazem parte do círculo da nobreza. E frente ao imperador, há um grupo grande de soldados. Eles vestem fardas em branco e vermelho, e levantam suas espadas. Estão montados em cavalos que transmitem a ideia de movimento.

Do lado oposto, à esquerda do imperador, há um homem. Ele está descalço, com roupas simples, que eram usadas para o trabalho nas fazendas, além de um chapéu de palha. Ele olha para Dom Pedro, posicionado no caminho até o topo do morro, em primeiro plano.
Data
Origem Obra do próprio
Autor Amandaravellicasper

Licenciamento

Eu, titular dos direitos de autor desta obra, publico-a com a seguinte licença:
w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.

Legendas

Audiodescrição da pintura "Independência ou Morte", de Pedro Américo

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

application/ogg

48899d2acf11bd85480b29e997791c7e8c996dab

962 479 byte

110,26857142857143 segundo

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual12h50min de 21 de novembro de 20171 min 50 s (940 kB)AmandaravellicasperUser created page with UploadWizard

Utilização global do ficheiro

Metadados