Ficheiro:Brasão de Teresina.svg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(ficheiro SVG, de 990 × 1 180 píxeis, tamanho: 347 kB)

Descrição do ficheiro

Descrição
Español: Escudo de la ciudad de Teresina (capital del Estado de Piauí), diseñado bajo las condiciones del Taller de Heráldica y Vexilología de la Wikipedia en español. Referencias: [1]
Português: Brasão da cidade de Teresina (capital do Estado do Piauí), projetado com as condições de Workshop de Heráldica e Vexilología da Wikipédia em espanhol. "O escudo samnitico, usado para representar o Brasão de Armas de Teresina, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência e principal formadora de nossa nacionalidade; A coroa mural que sobrepõe é o símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de jalde (ouro), de oito torres, das quais apenas cinco são visíveis em perspectiva no desenho, classifica a cidade representada na Primeira Grandeza, ou seja, Capital; Em abismo (centro ou coroação do escudo), o escudete com as Armas da Família Saraiva, lembra no Brasão a figura do fundador de Teresina, Doutor José Antônio Saraiva; O metal argente (prata) do campo do escudo é símbolo da paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade; Das cores do escudete, o bláu (azul) simboliza a justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade e o góles (vermelho) é símbolo de dedicação, amor-pátrio, audácia, intrepidez, coragem, valentia; As âncoras de sable (preto) cordoadas de góles (vermelho) lembram no Brasão que a fundação de Teresina deve-se às condições de navegabilidade dos rios Parnaíba – Poti, com a transferência da população da Vila Velha do Poti para local onde se ergue hoje a cidade de Teresina, distante uma légua uma da outra; Ao termo, o aguado do blaú e ondado de argente representa o Rio Parnaíba, às margens do qual ergue-se a cidade; Nos ornamentos exteriores os de sable entrecruzados lembram a navegação fluvial, único meio de transporte de que dispunham as populações das Províncias na época da fundação de Teresina. A cor sable (preto) é símbolo de austeridade, prudência, sabedoria, moderação, firmeza de caráter. No listel góles (vermelho), em letras argentinas (prateada), inscreve-se o topônimo identificador “TERESINA” ladeada pela data “16/08/1852” que assinalada a data da fundação da capital."
Data
Origem Obra do próprio
Autor BrCaLeTo
Permissão
(Reutilizar este ficheiro)
Public domain
Esta obra está em domínio público no Brasil por um dos seguintes motivos:
  • Foi publicado ou encomendado pelo governo brasileiro (federal, estadual ou municipal) antes de 1983. (Lei nº 9610/1998, art. 115)
  • Corresponde ao texto de um tratado, convenção, lei, decreto, regulamentação, decisão judicial ou outro ato oficial. (Lei nº 9610/1998, art. 8)

Deutsch  English  español  français  italiano  日本語  Nederlands  português  sicilianu  slovenščina  +/−

Licenciamento

Eu, titular dos direitos de autor desta obra, publico-a com a seguinte licença:
w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

image/svg+xml

ee3890fba0f1f90b79fc1c77d67be1a35c63c564

354 993 byte

1 180 pixel

990 pixel

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual01h34min de 21 de novembro de 2016Miniatura da versão das 01h34min de 21 de novembro de 2016990 × 1 180 (347 kB)BrCaLeToUser created page with UploadWizard

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados