Ficheiro:Cine Teatro São João - Palmela - Portugal (49492357623) (cropped).jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(1 924 × 2 840 píxeis, tamanho: 916 kB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição do ficheiro

Descrição

O Cineteatro São João, mais do que o ex libris da vila de Palmela, constitui um referencial por excelência do Concelho de Palmela. A aposta da Câmara Municipal de Palmela neste empreendimento, no ano de 1989 – como no presente –, traduziu-se na clara convicção de estabelecer uma política cultural ao serviço da comunidade e de promoção da cidadania.

A criação de uma rede de equipamentos culturais, a promoção dos agentes criativos locais, a defesa do património cultural, a democratização do acesso à cultura, o respeito pela diversidade estética, têm sido apenas alguns dos vetores referenciais seguidos pelo nosso Cine Teatro.

A memória coletiva que o S. João encerra é, por si só, um estímulo para quem o gere: desafios como a preservação arquitetónica do edifício, manutenção, gestão e programação são testemunhos que assumimos empenhadamente.

O São João é, hoje, um equipamento cultural qualificado, polivalente, dinâmico, vivo, um espaço potenciador da criação, divulgação e produção cultural.

Situado no coração da vila de Palmela, o Cineteatro S. João é um edifício harmonioso e espaçoso, que se desenvolve em dois pisos e um terraço.

Constituído por uma Sala de Espetáculos (470 lugares, mais 10 lugares para pessoas com mobilidade condicionada), um Auditório, um bar, camarins, área de arrumos e de apoio ao palco, é servido por amplas zonas de estar e de circulação adaptáveis a espaço para exposições e ações de formação em diversas áreas artísticas.

Nos pormenores decorativos sente-se o propósito de reavivar as velhas facetas do artesanato local, dos portais em ferro aos gradeamentos das sacadas e arcadas, dos apliques aos lustres – sendo de destacar o enorme lustre da sala de espetáculos em ferro, forjado à mão.

Durante vários anos, o Cineteatro São João desempenhou um papel de relevo na vida cultural de Palmela. Quando, em 1981, encerrou as suas portas ao público, todos se entristeceram com o facto de tão importante equipamento, implantado no coração da vila de Palmela, ficar completamente inativo.

Recusando esse "destino", que alguns chegaram a temer como inevitável, a Câmara Municipal de Palmela adquiriu, em 1989, o Cineteatro São João com o objetivo de lhe devolver o seu papel de espaço cultural, colocado ao serviço da população do concelho.

Desde outubro de 1991, altura em que reabriu as suas portas, o Cineteatro São João não tem parado de multiplicar a sua atividade e de se afirmar como um importante recurso da comunidade, particularmente da comunidade educativa, dos artistas, dos criadores e dos projetos culturais locais.

É objetivo maior da Câmara Municipal de Palmela consolidar o Cineteatro S. João como uma infraestrutura qualificada, polivalente e dinâmica, potenciadora do aumento e da diversidade da oferta cultural, não apenas ao nível da divulgação mas, também, da criação e produção culturais.

O Cineteatro tem também um espaço multiusos onde se realizam exposições temporárias, atividades formativas e animações diversas. Tem ainda a possibilidade de ser convertido num pequeno auditório com capacidade para 50 a 60 pessoas.

Tem como Companhia residente a "Dançarte".

Da atividade regular deste equipamento destacam-se o Fantasiarte (Projeto de Educação pela Arte), a Semana da Dança, a Festa do Sapateado e a Eleição da Rainha das Vindimas.

Concluído processo de classificação do Cineteatro S. João como Monumento de Interesse Público Está concluído o processo de classificação do Cineteatro S. João, em Palmela, como Monumento de Interesse Público e a fixação da respetiva Zona Especial de Proteção (ZEP), que visa salvaguardar o seu enquadramento arquitetónico e a sua ligação visual com o tecido urbano próximo e, em especial, com o Largo de S. João. A portaria 740-BR/2012, de 13 de dezembro de 2012, que classifica o Cineteatro S. João, foi publicada em Diário da República a 24 de dezembro de 2012 (D.R. 2º série, n.º248) e encontra-se aqui link para DRCineteatroSJoao.pdf.

<a href="http://www.patrimoniocultural.gov.pt" rel="noreferrer nofollow">www.patrimoniocultural.gov.pt</a>
Data
Origem Cine Teatro São João - Palmela - Portugal 🇵🇹
Autor Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Outras versões
processo de extração de imagem
Este ficheiro foi extraído de outro ficheiro
: Cine Teatro São João - Palmela - Portugal (49492357623).jpg
ficheiro original
Localização da câmara 38° 34′ 17,93″ N, 8° 54′ 09,73″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

38°34'17.929"N, 8°54'9.727"W

image/jpeg

8176da5de230e65fef978b0db13e44f978f95479

937 604 byte

2 840 pixel

1 924 pixel

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual21h45min de 13 de fevereiro de 2020Miniatura da versão das 21h45min de 13 de fevereiro de 20201 924 × 2 840 (916 kB)TmFile:Cine Teatro São João - Palmela - Portugal (49492357623).jpg cropped 18 % horizontally, 27 % vertically using CropTool with precise mode.

A seguinte página usa este ficheiro:

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados