Ficheiro:Estação Ferroviária de Vila Franca de Xira - Portugal (16221439198).jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(2 413 × 2 383 píxeis, tamanho: 1,86 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição do ficheiro

Descrição

Nas bases para o concurso do Caminho de Ferro de Lisboa à Fronteira de Espanha, publicadas em 1852, previa-se que a primeira secção, até à Estação de Santarém, transitasse junto à localidade de Vila Franca de Xira. A construção do caminho de ferro encontrou forte oposição no concelho de Vila Franca de Xira, por influência dos interesses já estabelecidos, que temiam as alterações que viriam com o desenvolvimento dos transportes. No entanto, as suas objecções foram afastadas pela exigência de meios de transporte mais adequados às novas necessidades, tendo-se assistido, com as novas vias férreas e rodoviárias, a um incremento das actividades comerciais e industriais, que transformaram o tecido social e económico na região do Baixo Ribatejo. O troço entre Lisboa e Carregado da Linha do Norte, onde esta estação se insere, foi inaugurado em 28 de Setembro de 1856. Numa tabela de 1857, esta estação aparece com o nome de Villa Franca.


Século XX Na madrugada de 14 de Janeiro de 1914, os funcionários da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses entraram em greve, que teve repercussões em toda a rede da Companhia; umas das primeiras vítimas deste movimento foram os trabalhadores, uma vez que não se realizou o primeiro comboio da manhã, o chamado comboio operário, que seguia para Vila Franca de Xira. Em 1928, foi inaugurada a nova estação de Vila Franca de Xira, embora as obras só tenham sido concluídas em finais de 1929. Em 1939, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses já tinha estudado a adaptação à tracção eléctrica das Linhas de Sintra, Cintura e do Norte até Vila Franca de Xira. No entanto, os efeitos da Primeira Guerra Mundial e da Guerra Civil Espanhola, a crise económica e a concorrência do transporte rodoviário deterioram as condições financeiras da Companhia, impossibilitando a execução deste projecto, que foi suspenso após o início da Segunda Guerra Mundial. A electrificação da Linha de Sintra e da Linha do Norte até ao Carregado só foi oficialmente inaugurada em 28 de Abril de 1956. Em 1947, ocorreu um acidente ferroviário na estação de Vila Franca de Xira, que provocou várias vítimas mortais. A Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses anunciou no Diário do Governo n.º 92, III Série, de 17 de Abril de 1952, que ia iniciar uma carreira de autocarros entre as estações de Vila Franca de Xira e Vendas Novas. No final dos anos 1990, discutia-se a possibilidade de converter em subterrâneo o canal de via da Linha do Norte que atravessa a localidade, libertando a superfície para «novos espaços de lazer» e respondendo a preocupações de segurança; esta alteração era defendida pela Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira e pelo P.S.D. local, enquanto que a C.P. se opunha por motivos técnicos. Ligações projectadas a outras linhas Em 1890, foi ordenada a realização de estudos para uma linha entre Vila Franca de Xira e Vendas Novas; no entanto, este projecto ficou sem efeito.

Em 1880, quando estavam em planeamento os primeiros troços da Linha do Oeste, estudou-se uma linha do Carregado a Alenquer, que seria futuramente prolongado ao Bombarral, estabelecendo desta forma uma ligação entre os dois caminhos de ferro; no entanto, Vila Franca de Xira foi apontada como um ponto de entroncamento alternativo, alegando os defensores desta última opção que impulsionaria o escoamento da produção agrícola e industrial do concelho para a Região Oeste, enquanto que no sentido contrário melhoraria o acesso dos produtos do Oeste ao cais fluvial de Xira. Depois de vários problemas na concessão, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira chegou a acordo com o governo e a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, tendo-se comprometido a financiar a construção, com a condição da linha começar em Vila Franca; no entanto, este projecto não avançou, embora tenha sido discutido posteriormente em 1923, no I Congresso Ribatejano, no qual participou uma delegação de Vila Franca, no II Congresso Ribatejano, em 1928, e numa reunião de municípios em Peniche em Fevereiro de 1930, no qual se defendeu o entroncamento em Vila Franca.https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Ferrovi%C3%A1ria_de_Vila_Franca_de_Xira
Data
Origem Estação Ferroviária de Vila Franca de Xira - Portugal
Autor Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Localização da câmara 38° 57′ 18,93″ N, 8° 59′ 10,95″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Portuguese_eyes em https://flickr.com/photos/21446942@N00/16221439198. Ela foi revisada em 14 de maio de 2019 pelo robô FlickreviewR 2, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-sa-2.0.

14 de maio de 2019

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

38°57'18.925"N, 8°59'10.954"W

0,0002 segundo

4,15 milímetro

image/jpeg

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual22h00min de 14 de maio de 2019Miniatura da versão das 22h00min de 14 de maio de 20192 413 × 2 383 (1,86 MB)TmTransferred from Flickr via #flickr2commons

A seguinte página usa este ficheiro:

Metadados