Ficheiro:Igreja Matriz de Grândola - Portugal (44297120730).jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(3 602 × 2 592 píxeis, tamanho: 967 kB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição do ficheiro

Descrição

Degradada e a precisar de obras em 1482, é possível que a construção da igreja de Nossa Senhora da Abendada remonte a meados do século XV. Em 1513, D. Jorge (mestre da Ordem de Santiago), aquando da sua visitação, mandou reparar a igreja por apresentar alguma degradação: as pinturas murais estavam deterioradas, a pia baptismal era uma tina grande em barro e o corpo da igreja encontrava-se por ladrilhar.


No século XVI, passou a designar-se por igreja de Nossa Senhora da Assunção, e é também a partir desta centúria que começa a ser remodelada e ampliada, passando a adquirir progressivamente o traçado que actualmente a caracteriza.


O seu interior é constituído por um vestíbulo com paredes em madeira, nave única com cobertura em madeira de três panos, pintada com motivos geométricos simples. Sobre o espaço da entrada há um coro alto em madeira com balaustrada.


No lado esquerdo (evangelho) existe uma capela transformada em baptistério, com uma tina grande de pedra em forma de cálice e, na parede, uma pintura sobre madeira do século XVI, em estilo Maneirista, que representa o Pentecostes, cuja autoria é atribuída a Fernão Gomes. A esta segue-se outra capela com altares em talha dourada que foi integralmente restaurada em 2013.


Os belos retábulos colaterais, esquerdo e direito, em talha dourada, também foram sujeitos a intervenções de conservação e restauro, durante o ano de 2013.


No lado direito (epístola) encontram-se duas capelas - simétricas às do lado norte, evangelho -. A primeira, da Irmandade das Almas, apresenta retábulo de talha dourada e é revestida a azulejos de padrão floral em azul e amarelo (datados de 1657), e foi restaura em 2011, a segunda tem igualmente retábulo em talha dourada, azulejos atribuídos aos séculos XVI, XVII e XX e foi restaura em 2013.


O altar-mor, cuja entrada é encimada por um arco de volta perfeita e um hábito da Ordem de Santiago, apresenta um retábulo de feição neoclássica onde se destacam duas belas estátuas que representam a Fé e a Esperança.


Na fachada exterior, podem ver-se, entre outros elementos, um hábito da Ordem de Santiago esculpido sobre a porta principal e uma janela com vitral. No campanário há a registar o mostrador de um relógio de sol, quatro janelas sineiras, quatro cornijas e um pináculo. O lado norte é ocupado pelo novo centro paroquial e residência do pároco e, no lado sul, podem ver-se, além dos elementos referidos, as paredes das capelas laterais e do escritório, com uma porta e duas janelas com vitrais.


Síntese de intervenções:

Em 1513, esta Igreja tinha cerca de 85 m2 de área total e continuava degradada e, entre 1525 e 1534, foi totalmente reconstruída e ampliada, ficando então com 194 m2 de área. Entre o século XVI e o século XVIII, sofreu várias intervenções, nomeadamente o acréscimo de dois anexos, a construção de capelas e o revestimento em azulejos. A maior alteração ocorreu, contudo, na década de 70, com a construção do centro paroquial e a habitação do pároco, que alterou a antiga feição da Igreja (a norte). <a href="http://www.cm-grandola.pt/frontoffice/pages/559?poi_id=294" rel="noreferrer nofollow">www.cm-grandola.pt/frontoffice/pages/559?poi_id=294</a>
Data
Origem Igreja Matriz de Grândola - Portugal 🇵🇹
Autor Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Localização da câmara 38° 10′ 32,06″ N, 8° 34′ 07,17″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Portuguese_eyes em https://flickr.com/photos/21446942@N00/44297120730. Ela foi revisada em 28 de março de 2019 pelo robô FlickreviewR 2, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-sa-2.0.

28 de março de 2019

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

38°10'32.059"N, 8°34'7.169"W

0,000125 segundo

17 milímetro

image/jpeg

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual22h31min de 28 de março de 2019Miniatura da versão das 22h31min de 28 de março de 20193 602 × 2 592 (967 kB)TmTransferred from Flickr via #flickr2commons

A seguinte página usa este ficheiro:

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados