Ficheiro:Igreja Românica de Sabroso - Portugal (35540544214).jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(3 741 × 2 453 píxeis, tamanho: 3,92 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição do ficheiro

Descrição

Quando o Rio Douro vai ainda a meio caminho entre a fronteira portuguesa e o Oceano Atlântico, na sua margem esquerda, perto de Barcos, concelho de Tabuaço, anda perdido um Santuário que foi, há mais de dois mil anos, um castro.

Uma Igreja e uma Capela em Sabroso

Sabroso, enquanto povoado, desfiou, e sobrou-lhe o Santuário. Este faz-se de dois monumentos religiosos: uma igreja, românica, e uma singela ermida, mais a norte.

A primeira é de arquitectura românica, caracterizando-se pela sua força e simplicidade. Nas paredes laterais, tem pedras de sepulturas medievais levantadas, marca de um cemitério medievo que por aqui existiu. Teve a sua importância até Barcos, povoação mais próxima a oriente do Santuário, ter construído a sua Igreja Matriz. Agora brilha uma vez ao ano. É no mês das romarias, Agosto, quando no dia 25 vira alvo de procissão.

A segunda vem mais à frente. Singela e de planta quadrada, fixa num cume envolto de muros de granito e pinheiros desordenados.

Completa-se com o por vezes evitável parque de merendas, rodeado de arvoredo.

Mas o melhor não é o que se vê. As lendas do Monte de Sabroso

Contam-se lendas acerca de ouro e prata deixados cá por mouros, quando fugiam da avalanche da Reconquista.

Há quem defenda, com óbvia base lendária, que existe um longo corredor por baixo de terra que segue até ao Rio Douro, ou, em alternativa, até Soito Covo. E que era costume levarem-se os cavalos até lá afim de matarem a sua sede.

Uns dizem que o ouro se consubstancia na forma de touro. O que é muito interessante pelo simbolismo que anda à volta de tal animal. E só reforça a ideia de que este tesouro é, afinal, uma metáfora. O percurso infra-terreno serviria assim de iniciação, tal como o é o Labirinto do Minotauro – uma batalha do homem contra os seus medos. Não obstante, e uma boa notícia para os mais aventureiros: houve mesmo quem encontrasse aqui oiro, pelo menos enquanto material de peças como anéis ou braceletes, portanto os caça-tesouros terão matéria para levar a lenda num sentido mais literal.

A juntar, conta-se que os mouros cantarolavam a sua saudade em versos, e que esses testemunhavam as preciosidades lá deixadas. Ó Sabroso, Ó Sabroso / Ó Sabroso da Mesquita / Tanto ouro tanta prata / Como no Sabroso fica. É interessante notar a mesquita aqui mencionada, levando a crer que mesmo os sarracenos poderão ter sido enfeitiçados por este ermo. <a href="http://www.portugalnummapa.com/santuario-de-nossa-senhora-de-sabroso/" rel="nofollow">www.portugalnummapa.com/santuario-de-nossa-senhora-de-sab...</a>
Data
Origem Igreja Românica de Sabroso - Portugal
Autor Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Localização da câmara 41° 07′ 06,82″ N, 7° 37′ 00,65″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Portuguese_eyes em https://flickr.com/photos/21446942@N00/35540544214. Ela foi revisada em 13 de maio de 2019 pelo robô FlickreviewR 2, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-sa-2.0.

13 de maio de 2019

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

41°7'6.820"N, 7°37'0.646"W

0,000625 segundo

17 milímetro

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual03h17min de 13 de maio de 2019Miniatura da versão das 03h17min de 13 de maio de 20193 741 × 2 453 (3,92 MB)TmTransferred from Flickr via #flickr2commons

A seguinte página usa este ficheiro:

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados