Ficheiro:Mosteiro ou Convento de Odivelas - Portugal (4154461897).jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(3 676 × 5 011 píxeis, tamanho: 12,79 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição do ficheiro

Descrição

Em Odivelas, distrito de Lisboa, reza a lenda que o rei D. Dinis mandou erguer o mosteiro após ter saído são e salvo de um ataque de um urso durante uma caçada. No entanto, os historiadores apontam para a hipótese de o edifício ter sido um local para o monarca acomodar filhos bastardos. É lá que está o rei conhecido como O Lavrador e uma das suas filhas, D. Maria Afonso. De enquadramento urbano, o mosteiro foi começado a construir em finais do século XIII, tendo a obra ficado terminada em 1305. A partir daí passou a funcionar como um convento de monjas cistercienses. Aliás, esta foi uma das últimas obras cistercienses realizadas em Portugal.

Actualmente, o Mosteiro de São Dinis é um colégio para filhas dos militares do Exército. Ao longo dos tempos sofreu várias alterações e contratempos. Nomeadamente, ficou seriamente afectado por dois terramotos, o primeiro em 1531 e o segundo o célebre sismo de 1755. Pelo meio, foi 1á sepultada (em 1516) D. Violante, irmã de Pedro Álvares Cabral, a qual pediu a Gil Vicente que escrevesse o "Auto da Cananeira".

Pouco antes dos graves estragos provocados pelos abalos de 1755, D. João V ordenou remodelações, que desvirtuam a anterior simplicidade monástica. Em 1834, a extinção das ordens religiosas levou à delapidação do património. E já após o fim da Monarquia, foi derrubada a casa do Rei (em 1922). Actualmente é pertença do Estado, sendo tutelado pelo Ministério da Defesa.

De arquitectura religiosa, gótica e barroca, o Mosteiro de São Dinis recebeu influências das ordens mendicantes, nomeadamente na disposição da cabeceira, com passagens estreitas estabelecendo comunicação directa com a zona conventual. Devido ao curso do rio, a planta desenvolve-se, contrariamente ao habitual, para norte. Possui igreja de três naves, acompanhando todo o comprimento do claustro novo, com entrada lateral, própria dos conventos femininos.

A nave do templo foi reconstrufda com feição maneirista. No refeitório e azulejos da cozinha destaca-se a decoração joanina de figura avulsa. Quanto às várias dependencias do mosteiro, realce para o claustro novo ou do capítulo, com dois pisos. Na sala do capítulo existe actualmente um pequeno museu, onde se guarda o antigo orgão.

A igreja do complexo é composta por uma única nave, cabeceira escalonada com ábside e absidíolos poligonais comunicantes, tendo adossada sacristia e capela. A nave possui dois púlpitos e quatro altares enquadrados por arcos e tribuna sobre entrada.

Os túmulos de D. Dinis estão numa arca de grandes dimensões, de forma paralelipipédica, com jacente e seis suportes, e de sua filha D. Maria Afonso, constituído por arca, também de forma paralelipipédica, com jacente e dois suportes. Ambos os túmulos se encontram muito degradados, sendo no entanto visível a riqueza da sua decoração

In Portugal Eterno <a href="http://lazer.publico.clix.pt/artigo.asp?id=6435" rel="nofollow">lazer.publico.clix.pt/artigo.asp?id=6435</a>

<a href="http://loc.alize.us/#/flickr:4154461897" rel="nofollow">See where this picture was taken.</a> <a href="https://www.flickr.com/groups/geotagging/discuss/72157594165549916/">[?]</a>
Data
Origem Mosteiro ou Convento de Odivelas - Portugal
Autor Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Localização da câmara 38° 47′ 28,63″ N, 9° 10′ 56,35″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Portuguese_eyes em https://flickr.com/photos/21446942@N00/4154461897. Ela foi revisada em 16 de abril de 2019 pelo robô FlickreviewR 2, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-sa-2.0.

16 de abril de 2019

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

38°47'28.633"N, 9°10'56.352"W

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual03h15min de 16 de abril de 2019Miniatura da versão das 03h15min de 16 de abril de 20193 676 × 5 011 (12,79 MB)TmTransferred from Flickr via #flickr2commons

A seguinte página usa este ficheiro:

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados