Ficheiro:Paço ou Castelo do Corutelo - Freixo - Portugal (10968568434).jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(5 769 × 3 726 píxeis, tamanho: 4,05 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição do ficheiro

Descrição

O Castelo de Curutelo, também referido como Castelo de Corutelo e Paço de Curutelo, localiza-se na freguesia de Freixo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Paço de feição acastelada implantado em área rural, ergue-se a meia encosta do monte de São Cristóvão dos Milagres ou do Curutelo, sobranceiro a um pequeno vale, sendo envolvido por árvores.

História

As informações acerca da primitiva ocupação deste sítio são escassas: de acordo com um documento datado de 1395, Nuno Viegas do Rego e sua esposa, Inês Dias, instituíram vínculo nas suas Quintas de Coucieiro e Curutelo, a favor do filho Álvaro Viegas. Este documento, entretanto, não faz qualquer menção a uma torre. O morgadio foi confirmado por João I de Portugal em Dezembro do mesmo ano. Posteriormente, em 1532, o 5º Morgado de Coucieiro, ao ver-se a contas com a Justiça, vendeu a quinta ao duque D. Jaime; este, tornando-se senhor e possuidor da casa, torre, castelo e quinta do Curutelo, tudo emprazou ao fidalgo João Rodrigues de Lago, filho de Rui Gomes, em paga dos serviços prestados sobretudo na jornada e conquista de Azamor, permanecendo a quinta na posse dos seus descendentes no decurso dos séculos seguintes. Em 1867 após o casamento de D. Maria do Lago Felgueiras Gayo com o Dr. Rodrigo Augusto Cerqueira Veloso, advogado em Barcelos, conhecido bibliófilo e natural de Ponte da Barca, procederam-se a obras de modernização da torre, rasgando-se portas e janelas. Não deixando descendência, D. Maria Felgueiras Gayo, antes de falecer, nomeou o prazo em seu marido, o que conduziu a pleito nos tribunais, por fim julgado a favor do Dr. Rodrigo Veloso. No século XX, em 1902, o capitalista de Esposende e antigo negociante no Brasil, Valentim Ribeiro da Fonseca, adquiriu a Quinta para o seu filho, Valentim Ribeiro da Fonseca Júnior, como forma de investimento pela herança deixada por sua avó materna, permanecendo a propriedade desde então na família Cerquinho Ribeiro da Fonseca. Valentim Ribeiro teve o conhecimento da venda do Castelo de Curutêlo quando se encontrava no Café Nicola, ao Chiado, em Lisboa. Soube que o Dr. Rodrigo Cerqueira Veloso andava por Esposende e logo tratou de arranjar quem o apresentasse. Após duras negociações, celebrou-se a 13 de janeiro de 1903 a escritura de compra e venda. A compra deste imóvel por Valentim Ribeiro, como procurador de seu filho, teve duas intenções: primeiramente, recuperar o capital da herança que tinha sido investido em debêntures da companhia de navegação Lloyd Brasileiro, que tinha ido à falência, e em segundo lugar, adquirir um imóvel que não ausentasse o filho de Portugal, tornando o Castelo de Curutêlo e Quinta, na sua residência de família, para si e para sua descendência. O conjunto encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto nº 129/77, publicado em 29 de Setembro de 1977.

Características

Paço de planta rectangular, composta, de um pavimento, e integrando ao centro uma torre quadrada, mais elevada. Volumes escalonados, com coberturas de telha a quatro águas. Os alçados são coroados por merlões piramidais. Frontespício com porta de verga recta e janela de guilhotina, nos corpos laterais, e janela larga de jambas decoradas e encimada por uma outra mais estreita, na torre, ao nível do 1º piso. Regularmente dispõem-se gárgulas circulares. Fachadas laterais rasgadas por três janelas e a posterior por duas enquadrando porta simples; na torre uma janela. É cercado por alta muralha, coberta de hera com portão de acesso de verga recta junto à estrada. Encostada ao muro que cerca o solar, mas num plano mais baixo, ergue-se capela rectangular parcialmente coberta de hera e dedicada a Santo Amaro. Frontespício, rasgado por porta simples de verga recta, ladeada por duas frestas e encimada por janela; termina em empena truncada por pequena sineira. No interior, coro-alto e retábulo de talha. <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Curutelo" rel="nofollow">pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Curutelo</a>

<a href="http://loc.alize.us/#/flickr:10968568434" rel="nofollow">See where this picture was taken.</a> <a href="https://www.flickr.com/groups/geotagging/discuss/72157594165549916/">[?]</a>
Data
Origem Paço ou Castelo do Corutelo - Freixo - Portugal
Autor Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Localização da câmara 41° 39′ 07,93″ N, 8° 36′ 17,7″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Portuguese_eyes em https://flickr.com/photos/21446942@N00/10968568434. Ela foi revisada em 29 de abril de 2019 pelo robô FlickreviewR 2, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-sa-2.0.

29 de abril de 2019

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

41°39'7.934"N, 8°36'17.705"W

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual01h57min de 29 de abril de 2019Miniatura da versão das 01h57min de 29 de abril de 20195 769 × 3 726 (4,05 MB)TmTransferred from Flickr via #flickr2commons

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados