Ficheiro:Pelourinho de Oeiras - Portugal (24281388667).jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(2 525 × 3 835 píxeis, tamanho: 2,16 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição do ficheiro

Descrição

Recuando ou não a sua origem à antiguidade clássica, na coluna ou estátua que se erguia na praça pública («forum») das cidades romanas como emblema da sua liberdade e autonomia, os pelourinhos portugueses são monumentos com uma profunda carga histórica e simbólica. De tipo e concepções variadas, executados por hábeis mestres de pedraria, que lhes emprestavam um cunho artístico, os pelourinhos multiplicaram-se por todo o país a partir do século XIII, ao ritmo da criação e organização dos concelhos e das «terras» com jurisdição própria (cidades e vilas, sobretudo, mas também simples aldeias e senhorios).

Situados, em regra, na praça fronteira aos Paços do Concelho, os pelourinhos afirmaram-se como «símbolos de liberdade» e da «jurisdição municipal» face ao poder régio (Alexandre Herculano), em particular a capacidade de administrar autonomamente a justiça local. Neste contexto, os pelourinhos, ainda que não de forma generalizada, acabaram por ter um uso penal, funcionando como coluna simbólica de expiação pública de crimes. É como local de suplício, por exemplo, que Gil Vicente os evoca: «Açoutes e pelourinho / ó açoutes do concelho / Que estreárão meus avós / Te rogamos audi nos... (Auto das Fadas, 1511). Foi por terem ficado associados a esta ignóbil função que muitos pelourinhos, após a liberalismo, foram destruídos ou vandalizados. Outros desapareceriam, posteriormente, por negligência ou na sequência de reformas urbanas, empobrecendo a nossa memória colectiva, histórica e artística.

O pelourinho de Oeiras foi dos últimos a ser erguido no país, sendo, como os demais, emblema e símbolo da autonomia municipal, alcançada em 1759 com a criação da vila e do concelho. É contemporâneo, ou pouco posterior, do primeiro edifício dos paços do concelho, concluído em 1760, sendo provável que a sua construção, à semelhança deste último, tenha sido custeada pelo Conde de Oeiras. Cumprindo a tradição, levantou-se defronte da «Câmara», no centro de um pequeno terreiro ou praça pública, junto ao elegante chafariz, da mesma época, que remata o largo do Palácio Pombal, e da estrada que conduzia a Cascais.

De boa factura, em pedra lioz, certamente extraída de uma pedreira próxima, possui dimensões apreciáveis, desconhecendo-se o seu autor e o artista-artífice que o talhou e esculpiu. Bem proporcionado, é composto por três elementos, que se articulam conjugando a mesma forma geométrica, o octógono, solução que não foi certamente alheia à circunstância da divisa pombalina ser uma estrela de oito pontas. Apresenta uma plataforma de três degraus, amplos, sobre a qual repousa a coluna, de base robusta e fuste de desenho invulgar, com uma forma bolbosa, no seu registo inferior, e uma boceta no remate, na qual se implantava o espigão de suporte do catavento. O corpo do fuste é decorado por três anéis, espaçados, de feição rusticada, acabamento que ostentam, igualmente, alguns dos portais da quinta pombalina. <a href="http://www.cm-oeiras.pt/amunicipal/salaimprensa/osnossoscronistas/Paginas/PelourinhoOeiras.aspx" rel="nofollow">www.cm-oeiras.pt/amunicipal/salaimprensa/osnossoscronista...</a>
Data
Origem Pelourinho de Oeiras - Portugal 🇵🇹
Autor Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Localização da câmara 38° 41′ 35,57″ N, 9° 18′ 50,6″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Portuguese_eyes em https://flickr.com/photos/21446942@N00/24281388667. Ela foi revisada em 16 de abril de 2019 pelo robô FlickreviewR 2, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-sa-2.0.

16 de abril de 2019

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

38°41'35.570"N, 9°18'50.602"W

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual04h08min de 16 de abril de 2019Miniatura da versão das 04h08min de 16 de abril de 20192 525 × 3 835 (2,16 MB)TmTransferred from Flickr via #flickr2commons

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados