Ficheiro:Quinta do Saldanha e Ermida do Senhor dos Aflitos - Montijo - Portugal.jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(3 888 × 2 555 píxeis, tamanho: 1,61 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição do ficheiro

Descrição
English: Conjunto (Quinta do Saldanha e Ermida do Senhor dos Aflitos) edificado no século XVI, com posteriores reconstruções. Instituído no século XVI por Duarte da Gama o morgadio enquadrava-se na tipologia das construções daquela altura dedicadas à exploração agrícola e existentes nos arredores de Lisboa. Originalmente a propriedade era constituída por diversas construções destinadas ao uso agrícola, pela casa principal de dois pisos, um oratório onde se dizia missa, jardins com flores, horta, vinhas e pomar, salinas e um moinho de maré de quatro mós. Do conjunto destacava-se o portão principal sobre o qual se encontravam as armas do seu instituidor, ou seja Duarte da Gama que hoje em dia ainda se pode observar. O brasão em pedra lioz colocado “au balon” envolto numa cartela com motivos vegetalistas ostenta um perfeito, belíssimo e correto ordenamento dentro das boas regras da Heráldica.

Com o terramoto de 1755 todo o conjunto se arruinou tendo sido alvo de uma profunda reconstrução, dando ao solar e à ermida as características que podemos observar nos nossos dias.

A ermida, de nave única revela uma preocupação estética que não se encontra na casa. O seu interior é de grande simplicidade destacando-se o arco triunfal que separa a capela-mor do resto da ermida. Na capela-mor observa-se um retábulo de madeira polícroma com frontão triangular de características neoclássicas decorado no vértice e no tímpano, onde se pode observar uma belíssima imagem de Cristo crucificado em marfim de modelo agonizante que remonta possivelmente ao século XVII-XVIII e é um notabilíssimo trabalho indo-português. Do recheio da ermida faz ainda parte uma imagem de Nossa Senhora da Piedade em madeira polícroma com um belíssimo estofado, datada do século XVII. Embora a sua anterior invocação fosse Nossa Senhora das Dores conforme se pode constatar pelo medalhão existente sobre o portal principal, a actual invocação reflecte a enorme devoção popular à imagem do Salvador Crucificado sob a denominação do Senhor Jesus dos Aflitos.

A quinta é popularmente conhecida por Quinta do Saldanha devido ao facto de a propriedade ter pertencido à família Saldanha da Gama, resultante da união entre as duas famílias por casamento.

www.e-cultura.pt/patrimonio_item/14034
Data
Origem https://www.flickr.com/photos/21446942@N00/49730429436/
Autor Portuguese_eyes
Localização da câmara 38° 42′ 20,24″ N, 8° 59′ 12,88″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Portuguese_eyes em https://flickr.com/photos/21446942@N00/49730429436. Ela foi revisada em 6 de abril de 2020 pelo robô FlickreviewR 2, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-sa-2.0.

6 de abril de 2020

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

nome do autor: Portuguese_eyes

38°42'20.243"N, 8°59'12.883"W

0,0003125 segundo

17 milímetro

image/jpeg

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual19h18min de 6 de abril de 2020Miniatura da versão das 19h18min de 6 de abril de 20203 888 × 2 555 (1,61 MB)TmUploaded a work by Portuguese_eyes from https://www.flickr.com/photos/21446942@N00/49730429436/ with UploadWizard

A seguinte página usa este ficheiro:

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados