Figuras de construção
A gramática normativa, partindo de aspectos lógicos e gerais observados na língua culta, aponta princípios que presidem às relações de dependência ou interdependência e de ordem das palavras na frase. Ensina-nos, entretanto, que aqueles aspectos lógicos e gerais não são exclusivos; ocasionalmente, outros fatores podem influir e, em função deles, a concordância, a regência ou a colocação (planos em que se faz o estudo da estrutura da frase) apresentam-se, às vezes, alteradas. Tais alterações denominam-se figuras de construção' também chamadas de figuras sintáticas.Também Existe A Figura de construção que faz parte da figura de linguagem.
Figuras de construção[editar | editar código-fonte]
Elipse: consiste na omissão de um termo ou expressão, mas que seja facilmente identificada. “Visitando minha casa, bom dia, e nada mais!” (Houve omissão do verbo dizer.)
Zeugma: consiste na elipse de um termo que já apareceu antes. "Lúcia escreve narrativas; eu, poemas". (omissão do verbo 'escrever'). "Os adultos possuem poder de decisão; os jovens, incertezas e conflitos. "Nos jardins, flores sem vida."
Polissíndeto: consiste na repetição de conjunções. "Sete quedas por nós passaram / E não soubemos amá-las / E todas sete foram mortas / E todas sete somam no ar,(..)" "A criança pula e canta e ri."
Assíndeto: ao contrário do polissíndeto, é a omissão de conjunções. "Pedi, falei, implorei, nada consegui de volta."
Silepse: consiste na concordância ideológica. Leva-se em consideração o que se subentende. A silepse pode ser:
- De gênero
“Vossa Excelência está preocupado.”
- De número
“Os Lusíadas marcou a história de Portugal.”
- De pessoa
“Os alunos somos interessados em criar um D.A.”
Anacoluto: consiste em deixar um termo solto e dar a impressão de que a frase esteja quebrada. "É, então... não sei se gostaria, mas.. talvez fosse melhor que estivesse aqui." "Quem ama o feio, bonito lhe parece." "Quem anda sem dinheiro, não arranja companheiro." "Comprei três sapatos, um é preto."
Inversão: consiste na colocação das palavras na frase na ordem inversa. "De mãos dadas com ela vinha o homem."
Pleonasmo: consiste numa repetição de um termo, cuja finalidade é dar reforço ao enunciado. "Morrerás morte vil da mão de um forte."(Gonçalves Dias) "Ao pobre não lhe devo nada." "Eu, ninguém me engana."
Anáfora: consiste na repetição de uma mesma palavra no início de versos ou frases. “ A vós pregados pés, por não deixar-me, A vós, sangue vertido, para ungir-me, A vós, cabeça baixa, para chamar-me.” (Gregório de Matos)
"Vi uma estrela tão alta, / Vi uma estrela tão fria! / Vi uma estrela luzindo, / Na minha vida vazia". (Manoel Bandeira)