Filipe Duarte Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nome completo Filipe Duarte Branco da Silva Santos
Nascimento 15 de março de 1942 (75 anos)
Lisboa
Residência Lisboa
Nacionalidade Portuguesa
Ocupação Professor Universitário e Investigador

Filipe Duarte Santos é um investigador e professor universitário[1] Português

É licenciado em Geofísica pela Universidade de Lisboa, doutorado em Física Nuclear pela Universidade de Londres e desde 1979 professor de Física na Universidade de Lisboa, regendo disciplinas nas áreas da Física, Ambiente e Alterações Globais,[2] além de professor convidado em várias Universidades prestigiadas dos Estados Unidos e Europa.[3]

Foi vice-presidente do Instituto de Meteorologia de Portugal entre 1987 e 1988,[4] tendo posteriormente coordenado a redacção do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991. Posteriormente, em 1998, passa a integrar o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e a membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa.[5] [6]

Ao longo dos anos tem coordenado diversos projectos nacionais e internacionais nas áreas do ambiente e alterações globais, dos quais se destacam a sua acção como investigador coordenador do Projecto SIAM – Climate Change in Portugal. Scenarios, Impacts and Adaptation Measures, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC-UL) (1999-2002) e responsável do projecto PORTCOAST, Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa. É o actual director do Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa, e galardoado em 2008 com Prémio Universidade de Lisboa.[7]

Referências

  1. «Filipe Duarte Santos | SES FCUL - MIT Portugal Program». mitportugal.org. Consultado em 24 de maio de 2012  Parâmetro desconhecido |útlimo= ignorado (ajuda)
  2. «Filipe Duarte Santos». itn.pt. Consultado em 24 de maio de 2012  Parâmetro desconhecido |útlimo= ignorado (ajuda)
  3. «Filipe Duarte Santos - WOOK». wook.pt. Consultado em 24 de maio de 2012  Parâmetro desconhecido |útlimo= ignorado (ajuda)
  4. «Frequência de tornados pode aumentar - JN». jn.pt. Consultado em 24 de maio de 2012  Parâmetro desconhecido |útlimo= ignorado (ajuda)
  5. «Entrevista com Filipe Duarte Santos - Canal CES - Centro de Estudos Sociais». saladeimprensa.ces.uc.pt. Consultado em 24 de maio de 2012. coordenou a redação do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991  Parâmetro desconhecido |útlimo= ignorado (ajuda)
  6. http://www.acad-ciencias.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=138&Itemid=69
  7. «Filipe Duarte Santos recebe Prémio Universidade de Lisboa 2008 - Ciências - PUBLICO.PT». publico.pt. Consultado em 24 de maio de 2012. Prémio Universidade de Lisboa 2008  Parâmetro desconhecido |útlimo= ignorado (ajuda)