Filipendula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaFilipêndula
Filipêndula ulmaria
Filipêndula ulmaria
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: rosídeas
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Género: Filipêndula

Filipêndula como também conhecida por ulmeira, erva-ulmeira, ulmária, olmeira, rainha-dos-prados- erva-das-abelhas, grinalda-de-noiva, aspirina vegetal e barba de bode. Planta do gênero botânico pertencente à família Rosaceae. A Filipêndula é uma planta perene, ou seja uma planta de vida longa, que lhe permite viver por mais de 2 anos, atravessando por mais de 2 ciclos sazonais. Cresce em áreas úmidas e campinas. As suas folhas são verdes, e suas flores são brancas, que ficam agrupadas em ramos. possui um aroma muito agradável, muito usada para dar sabor a vinhos, cervejas e vinagres.[1]

Além da beleza e aroma muito agradável esta planta é medicinal, por possuir as propriedades de adstringente, antiácida, antiemética, anti-reumática, anti-séptica, calmante, cicatrizante, diurética, febrífuga, queratolítica, sedativa, sudorífera, tônica. É muito utilizada para náuseas, úlceras, diarréia, dores, gastrites, pulmão, reumatismo etc. Porém deve-se ter cuidado pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis a salicicatos.

É importante salientar que existem muitas lendas sobre a Filipêndula, que dizem que ela era usada para invocar deuses pagãos do mal, ou para atraí-los para sacrfícios humanos. Mas alguns afirmam que a Filipêndula era utilizada antigamente na Europa pelos pagãos apenas em rituais de melhoras, ou seja, usam-na para curar alguém que esteja com problemas reumáticos ou dores em geral.

A Filipêndula também era utilizada para rituais pagães na antiguidade.

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Rosales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Filipendula». World Flora Online. Consultado em 22 de setembro de 2023