Filtro de água

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Modelo de filtro de água
Filtro de água que usa vela de carvão ativado para filtragem

Filtro de água, ou purificador, é um equipamento que retira impurezas da água, reduzindo a quantidade de cloro e de partículas de sujeira. Os filtros de água podem ser elétricos ou não. Os modelos de filtro mais simples utilizam quartzo, areia ou carvão ativado para purificar a água que passa pelo equipamento. Já os filtros elétricos utilizam processos mais complexos para remoção de impurezas como osmose reversa e filtragem por luz ultravioleta (UV).[1]

Filtros de barro[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Filtro de barro

O filtro de barro ou filtro cerâmico, também conhecido popularmente como filtro São João, é um conjunto formado de dois recipientes cerâmicos, equipado com uma ou mais velas filtrantes e dotado de uma torneira no recipiente inferior.

A vela é uma peça oca e cilíndrica, feita de material poroso, cuja função é reter partículas e bactérias presentes na água. Embora o elemento responsável por filtrar a água seja a vela, é comum nomear todo o conjunto como filtro.

Purificador[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Purificador de água

Purificador de água é um aparelho de uso doméstico para remoção de possíveis agentes contaminantes. Dentre as vantagens de um purificador de água estão a remoção de partículas sólidas, a redução do cloro e a inibição da proliferação de bactérias que causam odores e sabores indesejados à água.

O processo de descontaminação de um purificador de água ocorre dentro de um elemento filtrante conhecido como refil, ou filtro e geralmente se divide em três etapas: filtração, esterilização e adsorção.

Referências

  1. «Como os filtros de água funcionam? Tem até carvão como ajudante». www.uol.com.br. Consultado em 30 de março de 2021