Fineus Nigellus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Phineas Nigellus Black
Fineus Nigellus Black
Dados pessoais
Nascimento 1847
Sangue Puro
Família Sirius Black (tataraneto)
Dados biográficos
Casa Blason Serpentard.svg Slytherin
Na série
Primeira aparição
em livro
Harry Potter e a Ordem da Fênix (em retrato)
Primeira aparição
em filme
Harry Potter e a Ordem da Fênix (em retrato)
Personagem da série Harry Potter

Phineas Nigellus Black (ou Fineus Nigellus Black, segundo as edições brasileiras) (1847-1925) é uma personagem de Harry Potter, antigo diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e tetravô de Sirius Black. Apenas no livro seis ficamos sabendo que seu sobrenome é Black.

Árvore Genealógica da Família Black[editar | editar código-fonte]


Família[editar | editar código-fonte]

Uma vez que Fineus pertence à família Black, podemos olhar na árvore genealógica da família e anotar as seguintes informações:

  • Teve três irmãos, Sirius, Elladora e Isla (que foi queimada na tapeçaria por ter se casado com um trouxa.
  • Casou com Ursula Flint e teve cinco filhos desse casamento.Que foram:
  • Sirius (1877-1952) (casou-se com Hesper Gamp)
  • Phineas (não se conhece datas, foi queimado na tapeçaria)
  • Arcturus (1884-1959) (casou-se com Lisandra Yaxley)
  • Belvina (1886-1962)(casou-se com Herbert Burke)
  • Cygnus (1889-1983) (casou-se com Violetta Bulstrode)

Foi tataravô de Sirius Black, (o amigo de Tiago Potter), que sempre se referia ao antepassado importante como o Diretor menos querido que Hogwarts já teve. Na verdade Sirius nunca gostou dele.
De acordo com a árvore genealógica feita por J. K. Rowling, Fineus é ancestral de:

Em Hogwarts[editar | editar código-fonte]

Quando freqüentou Hogwarts pertencia à casa Sonserina talvez no ano 1858 ou 1859. Mais tarde se tornou Diretor da escola.
Seu retrato está pendurado, como os dos outros diretores anteriores, no escritório da Diretoria de Hogwarts. Normalmente, quando Dumbledore lhe pede alguma coisa ele faz sempre de má vontade. Também há um outro retrato dele no número 12 de Grimmauld Place, casa da família Black. Ele é citado em Harry Potter e a Ordem da Fenix quando Dumbledore manda ele ir até o seu segundo quarto avisar que Arthur Weasley está ferido. e também é citado em Harry Potter e as relíquias da morte, quando Hermione Granger tira ele do seu 2° quarto no largo grimmauld e leva para vários lugares.

Caráter[editar | editar código-fonte]

Fineus é um sujeito escorregadio e sarcástico. Tem pouca, ou nenhuma paciência com os sentimentos e problemas alheios. Zomba dos alunos e particularmente dos adolescentes que acha tediosos e egoístas.

Nome[editar | editar código-fonte]

Phineas é uma variante inglesa para o nome Phinehas que vem da Bíblia. Provavelmente significa Núbio, embora alguns acreditem que o seu significado seja boca da serpente em Hebraico. Serpente teria ligação com a Sonserina.
Na mitologia grega, Phineus foi um rei da Trácia e um profeta. Porque ele profetizava a verdade e revelava coisas demais aos humanos, Zeus cegou-o e mandou as Harpias atormentá-lo. Phineus mais tarde ajudou os argonautas contando a eles como enfrentar um dos desafios.
O sobrenome de Phineas foi confirmado como Black no sexto livro da série. Nigella é um tipo de planta da família do ranúnculo amarelo. Algumas dessas plantas são venenosas. Nigellus também significa negro em latim (black).

Ele e Severo Snape[editar | editar código-fonte]

Gostava muito de Severo Snape, quando assumiu a direção, e aceitava todas as órdens do diretor com orgulho, pois ele (Snape) foi o primeiro diretor Sonserino depois dele, e ele adorava isso.

Precedido por
Dexter Fortescue
Diretores de Hogwarts
?
Sucedido por
Armando Dippet