Fitzwilliam College, Cambridge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Grove, Fitzwilliam College, Cambridge
Escudo da Fitzwilliam College

Fitzwilliam College (legalmente O Mestrado, Bolsistas e Bolsistas do Fitzwilliam College na Universidade de Cambridge ) é uma faculdade constituinte da Universidade de Cambridge, Inglaterra.

A faculdade tem origens em 1869 na fundação do Conselho de Estudantes Não Colegiados, um empreendimento destinado a oferecer a estudantes academicamente excelentes de todas as origens, a chance de estudar na universidade. A instituição era localizada no Fitzwilliam Hall frente ao Museu Fitzwilliam, no sudoeste de Cambridge. Tendo mudado para o local atual no norte da cidade, a faculdade alcançou o estatuto de colegiado em 1966. Estudantes do sexo feminino foram admitidas pela primeira vez em 1978.

Atualmente, Fitzwilliam abriga cerca de 475 estudantes de licenciatura, 400 estudantes de pós-graduação e 90 bolsistas.[1] Pelo número total de alunos, é a sétima maior faculdade em Cambridge desde 2018/19.

Dos alunos notáveis da Fitzwilliam College constam seis vencedores do Prémio Nobel, académicos, três chefes de estado, um juiz do Supremo Tibunal de Justiça do Reino Unido, políticos, incluindo o ex-líder dos Democratas Liberais, Ministro das Finanças e o atuais e ex- comissários da Polícia Metropolitana.

História[editar | editar código-fonte]

31 Trumpington Street (frente ao Museu Fitzwilliam), sede da Fitzwilliam House 1874-1963
A placa da faculdade na Huntingdon Road (removida em maio de 2008 para dar lugar a novos trabalhos de construção).
A atual entrada principal e o alojamento dos porteiros no Storey's Way .

Fundação[editar | editar código-fonte]

Em 1869, a Universidade de Cambridge alterou os estatutos afim de permitir que homens não-membros duma faculdade se tornassem membros da Universidade sob a supervisão de um censor, cujo escritório era na Trumpington Street, frente ao Museu Fitzwilliam, fundado em 1816 sob a vontade de Richard FitzWilliam, 7º Visconde FitzWilliam (1745-1816). Isso proporcionou aos alunos sem condições de pertencer a uma faculdade uma base para estudar na Universidade, permitindo que fossem admitidos para diplomas, fizessem exames e competissem a bolsas de estudo.[2] O nome "Fitzwilliam" foi escolhido pelos estudantes numa reunião do Clube Não-Colegial de Amalgamação na primavera de 1887 e, como resultado, a Universidade decretou que a sede na Trumpington Street ficaria doravante conhecida como Fitzwilliam Hall. O brasão de armas do novo estabelecimento apropriou as armas da família FitzWilliam (lozangy argent e gules ), às quais não tinha ligação, e acrescentou como principal as armas da Universidade de Cambridge. Fitzwilliam Hall tornou-se a sede do Conselho de Estudantes Não Colegiados e facultou instalações para estudantes e acomodações limitadas. Foi renomeada para Fitzwilliam House em 1922.

Devido à ênfase na capacidade académica e não na riqueza, Fitzwilliam atraiu um forte contingente académico que iria incluir futuros vencedores do Prémio Nobel, chefes de Estado e importantes personalidades judiciais. Desenvolveu uma tradição em Medicina e estabeleceu uma reputação como uma das instituições mais diversificadas internacionalmente dentro da Universidade.[3]

Em 1966, a Fitzwilliam House recebeu uma carta real da rainha no Conselho e tornou-se então na Fitzwilliam College.[2]

Fitzwilliam foi o terceiro colégio de Cambridge e é, até hoje, um dos sete que venceram o University Challenge. Esse feito ocorreu em 1973 com uma equipe composta por Philip Bassett (Botânica), David Curry (Ciências dos Materiais), David Wurtzel (Direito) e Michael Halls (inglês).[4] A mesma equipe participou na Reunited Series de 2002 e ganhou o único jogo, que foi contra a faculdade vizinha Churchill, vencedor da série de 1970.[5]

Edifícios e terrenos[editar | editar código-fonte]

Um dos albergues da faculdade, localizado ao canto de Storey's Way

Os principais terrenos do Colégio estão localizados ao canto da Storey's Way, no noroeste de Cambridge. A faculdade é às vezes identificada como uma das faculdades de Hill, juntamente com a Churchill College, a St Edmund's College, a Girton College e a Murray Edwards College. Essas faculdades estão entre as mais recentemente estabelecidas e tendem a partilhar certos aspectos arquitetónicos.

O Fitzwilliam consiste numa variedade de edifícios modernos, construídos nos terrenos dum património da época Regency.

Brazão[editar | editar código-fonte]

Paralelamente ao nome, o brasão de armas da faculdade foi usado pela primeira vez na década de 1880, quando o Fitzwilliam Hall requeria um emblema representante do seu recém-formado clube de remo. O resultado foi uma combinação entre o brasão da Universidade e o escudo de losango usado pelos condes de Fitzwilliam. Inicialmente, o design foi usado não oficialmente e só quando Fitzwilliam estava no processo de alcançar o status de colegiado, cerca de 80 anos depois, solicitou uma concessão de armas. O projeto foi formalmente registado pelo duque de Norfolk em nome da rainha em Conselho no final dos anos 60. Notavelmente, o brasão de armas da Fitzwilliam é o único emblema da faculdade a fazer referência ao brasão de armas da Universidade.[6]

Lema[editar | editar código-fonte]

O lema da faculdade é: Ex antiquis et novissimis optima ( o melhor do antigo e do novo ).[7]

Entretanto, o lema foi adotado pela vila vizinha de Hardwick e é muito semelhante ao do St Catherine's College, Oxford, que foi estabelecido com objetivos muito semelhantes aos da Fitzwilliam.

Cores[editar | editar código-fonte]

As cores cinza e vermelho da faculdade são usadas com destaque no lenço

Registos iniciais dos clubes desportivos da faculdade descrevem as cores "cinza e rubi". Na Páscoa de 1892, as cores foram definidas como "cinza cardinal e francês". Depois disso, vários tons foram utilizados, embora os laços da sala de combinação do meio, que celebram a fundação de 1869, tenham voltado ao cardeal como sua cor principal. Hoje, o College é associado às cores cinza e vermelho escuro, embora tenha sido usado simultaneamente 'azul e amarelo', com o azul permanecendo a cor principal dalguns blazers até a década de 1960.

Mascote[editar | editar código-fonte]

Barcos da faculdade no rio Cam, e mascote Fitzbilly na frente

Os primeiros registros dos clubes esportivos da faculdade descrevem as cores como "cinza e rubi". Na Páscoa de 1892, as cores foram definidas mais de perto como "cinza cardinal e francês". [42] Desde então, várias tonalidades foram usadas, embora os laços da sala de combinação do meio, que celebram a fundação de 1869, tenham voltado ao cardeal como sua cor principal. Hoje, o College está firmemente associado às cores cinza e vermelho escuro, embora elas tenham sido ao mesmo tempo 'azul e amarelo', com o azul permanecendo a cor principal de alguns blazers esportivos até a década de 1960. Os estudantes da Fitzwilliam são informalmente chamados Fitzbillys ou Billygoats. A cabra é assim a mascote popular da faculdade e a imagem duma cabra pode ser vista na casa do barco, na bandeira do clube e em vários lugares da faculdade.

Vida de estudante[editar | editar código-fonte]

Ex-alunos de escolas estaduais representam 70 a 75% de licenciados da faculdade. No entanto, como muitos deles são estudantes estrangeiros ou de escolas secundárias provinciais e principais escolas abrangentes, a associação é muito mais diversa do que os números possam sugerir.

Cam FM, a estação de rádio administrada por estudantes da universidade, transmite a partir da Fitzwilliam College.

Quarteto Fitzwilliam[editar | editar código-fonte]

Quarteto Fitzwilliam em 2008

Fitzwilliam é a única faculdade de Cambridge com um quarteto de cordas profissional residente. O Quarteto Fitzwilliam foi criado por estudantes de Cambridge, dois deles estudantes na Fitzwilliam, em 1968. Estrearam-se no Festival de Artes de Sheffield e, após a formatura em 1971, tornaram-se o Quarteto Residente da Universidade de York.

Após apenas um ano de residência, familiarizaram-se com o compositor russo Dmitri Shostakovich e ganharam reconhecimento internacional quando foram convidados a estrear vários dos seus quartetos de cordas. Foram o primeiro grupo a tocar e gravar todos os 15 dos quartetos de cordas e o próprio Shostakovich, descreveu-os como os seus "artistas preferidos".[8] Quando o compositor morreu em Agosto de 1975, eles tinham prevista uma visita a ele em Moscovo no mês seguinte.

Orquestra Universitária[editar | editar código-fonte]

A Orquestra Filarmónica da Universidade de Cambridge (UCPO) foi fundada como uma ramificação da Fitzwilliam College Music Society. No início, a orquestra era apoiada por doações da faculdade e ensaios eram realizados localmente. A orquestra chamava-se West Cambridge Symphony Orchestra, porque a maioria dos membros era de faculdades de West Cambridge - predominantemente Fitzwilliam, Churchill e New Hall. Embora a orquestra tenha mudado de nome mais tarde, um grupo afiliado menor, conhecido como West Cambridge Sinfonia, mantém essa referência.

Hoje, a orquestra ensaia principalmente na Igreja de St Giles. Fazem tournées e gravam regularmente e fazem shows universitários uma vez por semestre. Em Fitzwilliam, o papel originalmente desempenhado pelo WCSO foi assumido pela Orquestra na Colina.[9]

Ex-alunos notáveis[editar | editar código-fonte]

Académicos notáveis[editar | editar código-fonte]

Nome Nascimento Morte Carreira
Reginald C. Fuller 1908 2011 Teólogo, co-editor da Revised Standard Version Catholic Edition
Cadeia Sir Ernst Boris 1909 1979 Bioquímico, vencedor do Prémio Nobel de Medicina de 1945, por descobrir a estrutura da penicilina
Stanley Alexander de Smith 1922 1974 Jurista e autor, pioneiro em direito administrativo, Comissário Constitucional das Ilhas Maurícias
Sam Toy 1923 2008 Industrialista, Presidente da Ford da Grã-Bretanha
John M Hull 1935 Teólogo prático, conhecido pelo trabalho sobre cegueira e deficiência
Sir Anthony Bottoms 1939 Criminologista, autor
Rhodri Jeffreys-Jones 1942 Historiador, especialista em política externa americana
David Pearl 1944 Advogado, Presidente do Tribunal de Apelação de Imigração
Bryan S. Turner 1944 Sociólogo, Diretor do Centro de Estudos das Sociedades Muçulmanas Contemporâneas
David Starkey 1945 Historiador constitucional e apresentador de rádio e televisão
Sir Angus Deaton 1945 Microeconomista, ganhador da Medalha Frisch inaugural e, em 2015, do Prémio Nobel de Ciências Económicas
Clive Wilmer 1945 Poeta, crítico de arte, editor fundador da Numbers, diretor da Guilda de São Jorge (2004 - presente)
Henry McLeish 1945 Político, segundo Primeiro Ministro da Escócia (2000–2001)
Paul Muldoon 1951 Poeta, vencedor do Prémio TS Eliot de 1994 e do Prémio Pulitzer de Poesia de 2003, professora de poesia de Oxford (1999–2004), presidente da Sociedade de Poesia (2007 – presente) e editora de poesia do The New Yorker
Martin Millett 1955 Arqueólogo, Diretor da Sociedade de Antiquários de Londres
Jonathan Partington 1955 Matemático, escritor de alguns dos primeiros jogos de computador baseados em texto
John Mullan 1957 Crítico literário e juiz do Prémio Man Booker

Mestres[editar | editar código-fonte]

O atual mestre da faculdade é Sally Morgan, Baronesa Morgan de Huyton. É membro do Partido Trabalhista, trabalhou oito anos em 10 Downing Street e foi Ministra das Mulheres e da Igualdade.

Ela atuou no conselho da Olympic Delivery Authority para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012 e é ex-presidente da Ofsted e vice-presidente do King's College London.

Referências

  1. «People». Fitzwilliam College. 2014 
  2. a b «Fitzwilliam College Heritage». Fitzwilliam College. 2010 
  3. «Cambridge University Colleges». University of Cambridge. 2009 
  4. «University Challenge Winners». Blanch Flower. 2010 
  5. «University Challenge Reunited Series». Blanch Flower. 2002 
  6. «Fitzwilliam College Heritage». Fitzwilliam College MCR. 2008 
  7. «Fitzwilliam College Motto». Fitzwilliam College. 2009 
  8. «Fitzwilliam Quartet History». The Fitzwilliam String Quartet. 2009 
  9. «UCPO Information». University of Cambridge Philharmonic Orchestra. 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]