Flávio Rodrigues da Silva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Flávio Rodrigues)
Flávio Rodrigues da Silva
Nascimento 1902
Morte 1950 (47–48 anos)
Cidadania Portugal
Ocupação compositor

Flávio Rodrigues da Silva (1902-1950) foi um importante compositor português e executante de guitarra portuguesa, variante Guitarra de Coimbra, cidade onde nasceu e sempre viveu, exercendo a profissão de barbeiro. A sua influência no tocar e no compor de guitarristas estudantis revelou-se intensa. Foi autor de «Variações em mi menor», «Variações em ré menor» (n.º 1, n.º 2, n.º 3 e n.º 4) e de diversas valsas, por vezes com origem em temas do folclore da região: «Valsa em Fá» (= «Canção de Bencanta»), «Valsa em Lá Menor», «Valsa em Sol Maior». Normalmente não utilizava 2.º guitarra e era acompanhado por duas violas. Entre os cantores que acompanhou podem mencionar-se Augusto Camacho e Fernando Rolim, enquanto que guitarristas como Abílio Moura, Manuel Branquinho (1929-1999) ou, «mutatis mutandis», António Portugal (1931-1994) se podem enquadrar no número dos seus 'discípulos'.

No ano do Centenário do seu nascimento foi homenageado em Coimbra (Novembro de 2002), num sarau que decorreu no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • NIZA, José - Um Século de Fado. Fado de Coimbra, vol. II, Amadora, Ediclube, 1999, pp. 140–142.
  • NUNES, António Manuel; PAULO, José dos Santos - Flávio Rodrigues da Silva: Fragmentos para uma Guitarra, Coimbra, Minerva, 2002 (a pp. 63–176 podem encontrar-se as transcrições musicais das peças a que Flávio Rodrigues - como autor, arranjador ou executante - tenha deixado ligado o seu nome).


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.