Flash Reverso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Flash Reverso
Outro(s) nome(s) Edward Clariss
Eobard Thawne
Hunter Zolomon
Thaddeus Thawne
Criado por John Broome e Carmine Infantino
Primeira aparição The Flash (vol. 1) #139 (setembro de 1963)
Editora(s) DC comics
Inimigos Barry Allen
Wally West
Liga da Justiça Jay Garrick
Bart Allen
Habilidades
  • Super Velocidade
  • Regeneração Molecular Instantânea
  • Intangibilidade
  • Viagem no tempo e dimensões
  • Raciocínio Rápido

Flash Reverso é o alter ego de vários supervilões do Universo DC Comics sendo o mais famoso deles; Eobard Thawne.

O Rival[editar | editar código-fonte]

O Rival foi o Flash-reverso da era de ouro dos quadrinhos. Ele era o professor universitário Dr. Edward Clariss. Ele acreditava ter duplicado a fórmula que deu a Jay Garrick seus poderes, batizando a fórmula de Velocidade 9. A comunidade científica rejeitou suas descobertas, e ele se tornou criminoso, usando uma versão sombria do uniforme de Garrick.[1] Edward Clariss é o velocista rival no primeiro episódio da terceira temporada de The Flash.

Flash Reverso[editar | editar código-fonte]

Eobard Thawne era originalmente um criminoso do século 25. Sua primeira aventura foi na revista De Flash número 139 de setembro de 1963 que foi publicada no Brasil na revista da Ebal chamada "Dimensão K" número 6 de março de 1968 com o título de "A ameaça do Flash Contrário".[2] Chamando-se a si próprio de Professor Zoom, Thawne encontrou uma cápsula do tempo contendo o uniforme do Flash e conseguiu usar uma máquina para amplificar os traços da força de aceleração contidos na vestimenta, o que lhe concedeu os mesmos poderes de Barry Allen enquanto estivesse vestindo-a. Por querer agir como um vilão, ele mudou as cores do uniforme, com as partes vermelhas tornando-se amarelas e as amarelas tornando-se vermelhas. Auto denominando-se de Flash Reverso, ele usou seus poderes para cometer crimes, mas foi parado pelo Flash, que avançara no tempo para presenciar a cápsula sendo aberta, pois ela continha um relógio atômico capaz de explodir como uma bomba nuclear. Após uma batalha destrutiva o vilão foi finalmente derrotado quando Flash ouviu que seu amigo reproduzira a aura protetora por meio de processo químico. Em histórias seguintes, Thawne perseguiu a esposa de Flash, Íris, e acabou por matá-la. Foi morto ao tentar assassinar também a noiva de Barry, Fiona, quando na luta com o herói teve o pescoço quebrado.

O Professor Zoom retornou em The Flash: Rebirth #3 (junho de 2009). Durante seu retorno, fica-se sabendo que ele viajou no tempo assassinando a mãe de Barry e provocando a prisão do seu pai, além de ser o responsável pela retorno do Flash da força da aceleração. Ele também assassina o herói chamado Johnny Chambers, o Johnny Quick, durante a série, e acaba aprisionado em Central City.

Zoom[editar | editar código-fonte]

Zolomon Hunter era um detetive profiler do departamento de polícia de Keystone City, e amigo do Flash Wally West. Ele foi seriamente ferido por um ataque do Gorila Grodd, tornando-se paraplégico. Ele quis então que Wally utilizasse a esteira cósmica, guardada no museu do Flash, para viajar no tempo e impedir que isso acontecesse. West, no entanto, se recusou a isso, explicando que haveria grande risco para a integridade do fluxo temporal. Zolomon então invadiu o museu e tentou usar a esteira por si mesmo, o que causou uma explosão que destruiu o museu e transformou a conexão de Hunter com o tempo. Como efeito colateral, ele não obteve supervelocidade, mas tornou-se insano e descobriu poderes diferentes dos demais velocistas, por exemplo, ele pode alterar sua própria linha do tempo, sempre se posicionando para o futuro, dando a impressão de que ele possui super velocidade ilimitada. No entanto, ele não pode regredir em sua linha do tempo. A natureza temporal de sua velocidade lhe permite evitar os problemas encontrados por outros velocistas, como, por exemplo, o atrito e efeitos negativos na visão e audição. Os outros velocistas usam a Força de Aceleração para evitar esses problemas.

Zolomon passa a achar que Wally West não o havia ajudado por nunca ter sofrido o suficiente na vida.Decide, então assassinar sua esposa Linda Park, a fim de que West se torne um Herói melhor. Dessa forma, usando uma versão do uniforme de Eobard Thawne, o Professor Zoom, adotou o codinome de Zoom, se tornando o terceiro Flash Reverso da história.

Inércia[editar | editar código-fonte]

Bart Allen, o velocista neto de Barry Allen, que já usou os codinomes de Impulso, Kid Flash e teve uma curta carreira como o quarto Flash, teve como inimigo mortal um clone de si mesmo chamado Inércia. Inércia conseguiu seu intento e foi responsável pela morte de Bart ao retirar seus poderes enquanto sofria um ataque conjunto da Galeria de Vilões. Posteriormente, Inércia chegou a denominar a si mesmo como "Kid Zoom", após ser torturado por Zolomon Hunter durante os eventos da Crise Final, enredo que culminaria com a sua morte nas mãos da Galeria de Vilões. Inércia pode ser considerado o Flash-Reverso de Bart Allen.

Flashpoint[editar | editar código-fonte]

As ações do Flash Reverso, Eobard Thawne,ao ir até o passado e assassinar a mãe de Barry Allen, desencadearia através da reação final de Barry os eventos vistos na série Flashpoint e que redefiniriam a continuidade do Multiverso DC. Não se sabe ainda se estes personagens existem na atual continuidade, pois não foram ainda reintroduzidos.

The Flash (série)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Flash (2014)

Eobard Thawne, no decurso da sua disputa com o Flash na noite da morte da mãe de Barry, perde seus poderes de viajar no tempo, ficando assim preso no tempo. Utilizando-se de uma tecnologia do séc. 22 que altera seu DNA, Eobard assume a identidade de Harrison Wells, sendo este um cientista com muitos planos para o futuro, inclusive a criação do acelerador de partículas, que mais tarde daria os poderes de super-velocidade a Barry. Eobard precisava que o acelerador de partículas fosse criado mais cedo (de forma a que a criação do Flash se desse mais cedo também, pois Eobard precisava do Flash para retomar ao seu tempo), e a única maneira que ele tinha de alcançar esse objetivo era absorver o Harrison Wells da Terra-1. No entanto, no final do seriado, e no decurso de uma luta com o Flash, Eobard morre devido ao sacrifício de Eddie Thawne, um ascendente seu.

Eobard Thawne retornou na segunda temporada de The Flash no décimo primeiro episódio intitulado "O Flash Reverso Retorna". Este era uma versão mais nova do Flash Reverso, uma versão que ainda não tinha morto a mãe do Barry nem absorvido o DNA de Harrison Wells. Ao tentar voltar para seu tempo, foi detido e espancado por Barry, cujos poderes tinham evoluído substancialmente desde a primeira temporada. No entanto, Eobard convenceu o Flash a criar um portal para voltar ao seu tempo, sob pena de ver a linha de tempo rompida caso não o fizesse (trazendo assim consequências imprevistas graves), e ele assim o fez.

O Hunter Zolomon também aparece na série, sendo ele o principal antagonista da segunda temporada. Hunter é um meta-humano da Terra-2 que também ganhou poderes quando o Acelerador de Partículas da Terra-2 explodiu. Quando era criança, Hunter viu seu pai matar sua mãe na sua frente, e desde aí ele cresceu num orfanato, devido a nenhum familiar o querer acolher. No entanto, Hunter, já adulto, cometeu assassinato e foi condenado a cadeira elétrica, sendo que no momento em que os médicos estavam prestes a ativar a alavanca da cadeira elétrica a explosão acontece e Hunter Zolomon ganha, então, seus poderes.

Ainda nesta Terra, o Dr. Wells nunca foi morto pelo Flash Reverso, sendo que nesta Terra nem sequer existe um Eobard Thawne cujo seu alter ego seja "Flash Reverso". Barry também não possui os poderes que sua contra-parte da Terra-1 tem.

O Dr. Wells desta terra (carinhosamente apelidado de Harry pelo Cisco) inventa uma droga de velocidade, sendo que Hunter Zolomon inventa, posteriormente, a sua própria versão desta droga para ficar mais rápido. No entanto, ele começa a sofrer os efeitos colaterais da droga e fica doente, morrendo aos poucos, e a única maneira de reverter esse processo era sugar energias puras da força de velocidade. Com a singularidade na Terra-1, Zoom vê uma oportunidade de obter novas energias e vai então para essa Terra. Lá ele assume a identidade de Jay Garrick, um nome roubado do velocista que ele próprio prendeu, e conhece Barry, dizendo que Zoom (na realidade, ele próprio) está querendo a velocidade dele.

Perto do final da temporada, o Flash e sua equipe descobrem que o "Jay Garrick" da Terra-2 que veio ajudar Barry é, na verdade, um remanescente de tempo do próprio Zoom, sendo que o objetivo final do último era incentivar Barry a ficar mais rápido para que Hunter pudesse roubar ainda mais velocidade dele. Hunter sucede em seu objetivo, no entanto, Barry vai para a força de aceleração em si e retoma de lá com seus poderes restaurados, sendo que dessa vez, Barry consegue deter Hunter de uma vez por todas, não conseguindo no entanto salvar seu pai de ser morto por Hunter.

Após ser detido por Barry, Hunter foi pego pelos Espectros do Tempo e foi transformado no Flash Negro, a morte dos velocistas, condenado a servir a força de aceleração pela eternidade. Ele aparece na segunda temporada de Legends of Tomorrow como o perseguidor de uma das versões de Eobard Thawne (que não devia existir, criando assim uma aberração que tinha que ser "corrigida" pelos servos da força de aceleração), conseguido então restaurar a não-existência de Eobard no último episódio do seriado. Ele volta a aparecer no último episódio da terceira temporada de The Flash, onde é supostamente morto por Nevasca.

Após os acontecimentos do último episódio da segunda temporada de The Flash, Barry Allen volta atrás no tempo e impede Eobard Thawne de matar sua mãe, desencadeando assim o "Flashpoint" (Ponto de Ignição, nome adaptado da saga com o mesmo nome), uma existência alternativa, na terceira temporada do seriado. Nesta existência, Barry prende Eobard numa prisão que impede o uso de super-velocidade por parte do mesmo. No entanto, após Eobard conseguir convencer Barry do perigo que esta existência causava aos dois (ainda que Barry inicialmente recusasse ver este perigo, pois nesta realidade ele nunca perdeu os pais e é extremamente próximo deles, daí a tentação de querer ficar nesta existência para sempre), Eobard volta ao ponto de tempo em que mata a mãe do Barry e leva Barry para o ponto de tempo onde ele tinha voltado atrás, "consertando" assim a linha do tempo.

O Rival também aparece na série, ele é um dos Meta-Humanos do Ponto de Ignição, lá o Wally West é o único velocista herói, o Kid Flash. Barry tenta ajudar o Wally a derrotar o Rival mas Wally não segue o plano e acaba sendo gravemente ferido pelo Rival e morre. Após o conserto da linha do tempo, Rival volta outra vez a ter seus poderes por meio do Dr. Alquimia, tornando-se assim uma ameaça outra vez, no entanto, é rapidamente derrotado por Barry e preso em Iron Heights, onde será então morto por Savitar.

O Flash Reverso (Eobard Thawne) retorna mais uma vez no crossover Crise na Terra-X, onde ele se alia aos nazistas, com a aparência do Dr. Harrison Wells. O Flash e o Flash Reverso se enfrentam mais uma vez, mas o Flash deixa o Flash Reverso escapar, onde ele diz que voltará.

Referências

  1. Flash Comics #104 (February 1949)
  2. Guia Ebal, acessado em 12-03-12


Portal A Wikipédia possui o portal:

...