Flato vaginal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Flatos vaginais)

Flatos vaginais, gases vaginais, ou ainda garrulitas vulvae (do grego garrulitas: gorjeio, loquacidade, tagarelice),[1][2] são os gases expulsos da vagina, geralmente, durante o ato sexual, que fazem os pequenos e grandes lábios vibrarem. Geralmente não possui odor, exceto se a mulher apresentar corrimento patológico. O barulho produzido assemelha-se aos da flatulência comum.[3] Devido à vagina não possuir esfíncter como o ânus, a mulher não consegue controlar a saída do ar. Isto pode acontecer também quando se efetua um esforço físico grande, como na ginástica.

A vagina tem tendência de aumentar o tamanho de 10 a 15 cm, após as relações sexuais

Algumas posições sexuais podem facilitar as entradas de ar na vagina, facilitando assim a ocorrência dos flatos. Geralmente, posições em que o pênis pode constantemente sair totalmente da vagina causam mais este fenómeno, como a posição de quatro e a posição em que a mulher fica por cima do homem. Para muitos casais, a situação gera constrangimento. Mas o fato é que algumas mulheres podem emitir um ruído pela vagina, durante o sexo, semelhante ao de gases.

Um parto normal, por vezes, deixa o canal interno da vagina mais largo, permitindo grande entrada de ar. Assim, podem ser necessários procedimentos tais como a perineoplastia e a fisioterapia perineal para solucionar o problema.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Montgomery, Malcolm. Ediouro, ed. Mulher - Uma radiografia. 2005. São Paulo: [s.n.] 
  2. Mulher Mais. «Por que algumas mulheres têm "GARRULITAS VULVAE"?». Consultado em 5 de julho de 2009 
  3. Saiba como lidar com os barulhos estranhos da transa Arquivado em 4 de fevereiro de 2009, no Wayback Machine., no http://saude.terra.com.br ; Acesso em 09 Dez 2008

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre sexo ou sexualidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.