Floresta (Nova Iguaçu)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Floresta, veja Floresta (desambiguação).

Floresta ou Bairro Floresta é um bairro[1] não-oficial do município de Nova Iguaçu, RJ.[1] Situa-se na URG Posse, e seu território oficialmente faz parte de Cerâmica, próximo à divisa com Ponto Chic.

História[editar | editar código-fonte]

Sua existência é antiga, sendo um bairro reconhecido pelo CEP.[1]

No entanto, não foi reconhecido pela Prefeitura durante a oficialização dos bairros, com o Decreto Municipal de Nova Iguaçu 6083 de 1999, bem como por sua legislação sucessora, o Decreto Municipal de Nova Iguaçu 6629 de 2003.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Sua delimitação é um tanto controversa, uma vez que não há um decreto municipal que o regule. Como referência cultural, é entendido como um sub-bairro da Cerâmica, bairro oficial onde está situado, de fato, o seu território, a leste e leste-sudeste da Rua Dona Emília. No entanto, de acordo com o CEP, a Rua Dona Emília - que na realidade faz parte da Cerâmica - pertenceria ao Ponto Chic.[2] A Rua Fagundes Varela, que fica a leste, é reconhecida como parte do Bairro Floresta[3][1], assim como a Rua Paraguaçu[1] situada a oeste[2] e que por questões lógica, jamais poderia estar situada no bairro, pois se assim fosse, o Ponto Chic estaria partido ao meio.

Dentro do território real do Bairro Floresta estão situadas as comunidades do Buraco Quente e Morro da Manga Rosa, além da Esquina Maldita. Mais a leste, situam-se os bairros, também não-oficiais, de Bernardo Kelner, Areal e Barróca. A seu sudeste está a área chamada de "Centro da Cerâmica".

Referências

  1. a b c d e Consultar CEP. «Floresta, Nova Iguaçu - RJ». Consultado em 22 de fevereiro de 2013. 
  2. a b Consultar CEP. «Rua Dona Emília». Consultado em 20 de dezembro de 2010. 
  3. Consultar CEP. «Rua Fagundes Varela». Consultado em 22 de fevereiro de 2013.