Floresta de várzea

Floresta de várzea é um tipo de floresta de planícies inundáveis invadidas por enchentes sazonais na bacia Amazônica, ao longo de rios de "águas brancas" (isto é, turvas, barrentas).
Ao longo do rio Amazonas e muitos de seus tributários, há uma alta taxa pluviométrica durante a estação das chuvas, resultando em grandes enchentes estacionais. O resultado é aumento no nível de águas carregadas de nutrientes entre 10 e 15 metros.
Classificação[editar | editar código-fonte]
As florestas de várzea dividem-se em dois tipos: as várzeas baixa e intermediária, nas quais predominam palmeiras e as espécies que apresentam raízes aéreas, as quais auxiliam na fixação de oxigênio, como o açaizeiro e o buriti, e a várzea alta, cujo solo é menos influenciado pelas águas das cheias e apresenta maior biomassa.[1] Nela ocorrem espécies arbóreas, como a sumaúma, açacu, andiroba e copaíba.[1]
Tal classificação foi feita de acordo com o nível topográfico, composição química do solo e composição botânica.[1]
Na classificação do IBGE (2012), pode ser enquadrada nas categorias floresta ombrófila densa aluvial e floresta ombrófila aberta aluvial.
Fauna e flora[editar | editar código-fonte]

A floresta de várzea apresenta menor diversidade de plantas do que a floresta em terra firme, pois poucas espécies conseguem sobreviver às inundações sazonais. Porém, a fauna de peixes que habitam na região é extensa. Na época das inundações, os peixes conseguem adentrar na floresta, encontrando abrigo e abundância de nutrientes. Além disso, nessa época do ano, estes peixes são conhecidos por comerem frutos. Na época de seca, os peixes são obrigados a retornar para rios ou lagos remanescentes.
Recursos naturais[editar | editar código-fonte]
As atividades da floresta de várzea são principalmente o extrativismo vegetal, principalmente do açaí e a exploração madeireira. Além disso, há também o cultivo de arroz, milho e cana-de-açúcar na região.[3]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ a b c Adm. do site (2006). «Floresta de várzea». Pará: Cultura, Fauna e Flora. Consultado em 1 de maio de 2013
- ↑ Maia, Lúcia. «PRODUÇÃO DE FRUTOS DE ESPÉCIES DA FLORESTA DE VÁRZEA DA AMAZÔNIA CENTRAL IMPORTANTES NA ALIMENTAÇÃO DE PEIXES» (PDF)
- ↑ «Floresta de Várzea». Cristalino Lodge