Florestan I, Príncipe de Mônaco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Florestan I
Príncipe de Mônaco
Reinado 2 de outubro de 1841
a 20 de junho de 1856
Antecessor(a) Honorato V
Sucessor(a) Carlos III
 
Esposa Maria Carolina Gibert de Lametz
Descendência Carlos III, Príncipe de Mônaco
Florestina de Mônaco
Casa Grimaldi
Nome completo
Tancredo Florestan Rogério Luís
Nascimento 10 de outubro de 1785
  Paris, França
Morte 20 de junho de 1856 (70 anos)
  Paris, França
Enterro Catedral de São Nicolau, Mônaco
Pai Honorato IV, Príncipe de Mônaco
Mãe Luísa de Aumont
Religião Catolicismo

Florestan I (Paris, 10 de outubro de 1785 – Paris, 20 de junho de 1856) foi o Príncipe de Mônaco de 1841 até sua morte. Era o segundo filho do príncipe Honorato IV e Luísa de Aumont, tendo ascendido ao trono após a morte de seu irmão Honorato V.

Florestan nunca foi preparado para assumir o papel de príncipe soberano: ele tinha sido um ator no Theatre de l’Ambigu-Comique. Na verdade, o poder real durante seu reinado estava concentrado nas mãos de sua esposa, Maria Carolina Gibert de Lametz. Por algum tempo, ela pôde aliviar a situação de dificuldade econômica originária da nova posição de Mônaco como protectorado do Reino de Sardenha, então o poder regional, em vez da França. O casal real também tentou encontrar demandas locais por maior democracia e ofereceu duas constituições à população local, mas estas foram rejeitadas, particularmente pelo povo de Menton. Quando eles perceberam que seus esforços falharam, concederam o poder ao seu filho Carlos (depois Carlos III).

No entanto, era tarde demais. Encorajados pelos eventos de 1848, as cidades de Menton e Roquebrune se revoltaram e declararam-se independentes. Elas esperavam ser anexadas por Sardenha, mas isso não ocorreu, e continuaram no estado de limbo político até serem finalmente cedidas à França em 1861, no reinado de Carlos III.

Apesar de suas boas intenções, no momento de morte de Florestan em 1856, Mônaco era um país dividido com poucas perspectivas de prosperidade financeira. Restou ao seu herdeiro remediar a situação.

Filhos[editar | editar código-fonte]

Florestan I e Carolina tiveram dois filhos:


Precedido por
Honorato V
Príncipe de Mônaco
1841 - 1856
Sucedido por
Carlos III
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.