Floribella (telenovela portuguesa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Floribella II)
Floribella
Floribella (telenovela portuguesa)
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Duração 45 minutos
Elenco Luciana Abreu
Diogo Amaral
Ricardo Pereira
Susana Mendes
Mafalda Vilhena
Cristina Cavalinhos
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 2
Episódios 490
Produção
Diretor(es) Atílio Riccó
Produtor(es) Rui Ávila
Vítor Jesus
Carla Carvalho
Tema de abertura "Floribella", Floribella (1º Temporada)

"Corações ao Vento", Floribella (2ª Temporada)

Tema de encerramento "Floribella", Floribella (1º Temporada)

"Corações ao Vento", Floribella (2ª Temporada)

Exibição
Emissora original SIC
Formato de exibição 4:3
576i SDTV
Transmissão original 31 de março de 20061 de fevereiro de 2008
Cronologia
Chiquititas

Floribella é uma telenovela portuguesa para o público infantil emitida pela SIC entre 2006 e 2008. Produção própria do canal, trata-se de uma adaptação da novela argentina Floricienta, escrita por Cris Morena e exibida em mais de 60 países.

A série teve grande sucesso em Portugal, consagrando a carreira de Luciana Abreu. Contou com vários espetáculos ao vivo e concertos pelo país[1][2], bem como vendas de revistas, perfumes, vestuário, CDs e demais produtos de merchandising.[3] Um videojogo, Floribella, foi lançado em finais de 2007.

O último episódio foi transmitido a 1 de fevereiro de 2008.[4]

Enredo[editar | editar código-fonte]

1ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Ana Flor Valente é a Cinderela da história, tem uma madrasta (Magda Rebello de Andrade) e duas meias-irmãs (Delfina e Sofia), embora Sofia seja tão boazinha quanto Flor. Flor só sabe deste pequeno pormenor no final da 1ª temporada, pois segundo o testamento do pai, Flor pode reclamar 50% da herança para si, mas se não o fizer em menos de um ano, perderá o direito a fortuna. Como Flor não sabe que é meia-irmã de Sofia e Delfina, não liga nada as pequenas pistas que lhe vão dando ao longo de cada episódio. Flor, no início da história, vai ser a vocalista de uma banda, com os seus amigos, Bata, Flip, Clara e Xana (mais tarde entraram dois novos inquilinos). A banda passou por uma pequena crise musical, pois a sua vocalista e manager deixaram a banda. Flor, que sempre sonhou ser vocalista, agarra a oportunidade e é aqui que começa a história.

A família Rebello de Andrade é uma família muito rica, possuidora de quintas no Algarve (não se pode dizer se têm outros negócios, pois outros não foram mencionados). Magda e Delfina Rabelo de Andrade são as bruxas e conheceram o Príncipe da história (Frederico Fritzenwalden) na Alemanha, onde Delfina se tornou sua noiva. Com a morte do pai de Delfina, Magda fica viúva mas as coisas não correm como queria: há um testamento onde é afirmado que a bastarda pode reclamar 50% da herança, mas tem de fazer isso antes de se completarem 12 meses após a morte do ex-marido da Magda. Magda e Delfina decidem então, impedir a todo o custo que Flor reclame a fortuna. A meio da história, Sofia, a irmã ingénua vai começar a investigar e descobrir acidentalmente que Flor é sua irmã.

Bom, já falamos dos vilões e da heroína, agora falemos da família real, que é na verdade um clã alemão multimilionário: a família Fritzenwalden. O pai dos irmãos Fritzenwalden fez fortuna no ramo do negócio da engenharia, mais tarde casou e teve 6 filhos: Frederico, Henrique e o seu irmão gémeo Afonso, Maria, o problemático Martim e Tomás. Um acidente de aviação resultou a morte do patriarca do clã e Frederico, como irmão mais velho, ficou no comando. Os negócios tiram-lhe a juventude e tornou-se frio.

Com a chegada de Flor a mansão, isso muda. Os dois se apaixonam, mas Delfina vai fazer tudo para impedir que o seu amor seja revelado: num episódio haverá um baile, em que os pequeninos vão fazer Delfina e Flor vestirem um vestido de Princesa igual. Delfina vai-se embora, Flor chega e Frederico confunde-a com Delfina. Flor vai-se embora deixando ficar para trás um pequeno sapato (como na Cinderela). Quando Delfina descobrir isto, Frederico andara com o sapato do baile a espera que a sua Princesa apareça e inventa a história de estar grávida. Delfina e Frederico marcam o casamento, mas os pequeninos fazem peripécias que fazem as duas primeiras vezes falharem. Entretanto, Delfina inventa que tem uma doença terminal, para que Frederico não a deixe. Este decide então casar com ela para satisfazer esse desejo, uma vez que 8supostamente) dentro de pouco tempo ela vai morrer. Mas antes, Frederico "casa-se" com Flor por amor, numa cerimónia íntima e particular. No fim, Delfina casa-se com Frederico, mas apenos pelo civil, porque na igreja Frederico recusa publicamente casar-se com ela.

Entretanto, ainda há muitos pormenores por contar. Como por exemplo, Rosa foi era uma menina orfã que estava a dormir na rua quando Flor a viu. Esta levou-a para casa e, mais tarde, Frederico assume todas as responsabilidades em relação à menina, e faz questão de a tratar como sua irmã. Enetretanto, Afonso apaixona-se intensamente por Flor e o desgosto dele ao saber que Flor não sente o mesmo por ele, leva-o a cometer um erro que lhe podia ter custado a vida. A ele e a Flor. Felizmente (no dia da 1º tentativa de casamento de Delfina e Frederico), este salva-os de um terrível incêndio, e Flor fica em coma durante algum tempo. Para além de Afonso, também Gustavo e Gabriel se rendem aos seus encantos. O primeiro, é casado e a sua mulher esta grávida, o que Flor vem a saber mais tarde com a ajuda de Frederico. Gabriel, é o último homem da primeira temporada. Estes conhecem-se desde pequenos e quando se reecontram, Gabriel reacende o amor que sentia por ela. Pede-lhe em casamento e esta aceita, apesar de não estar certa quanto a essa decisão. Mas no fim, o próprio Gabriel apercebe-se que Flor está demasiado apaixonada por Frederico para poderem casar-se e acaba aqui a jornada "Gabriel". Afonso apaixona-se entretanto por uma tia que enviuvou há pouco tempo, mais velha que ele. E apesar de ela também gostar dele, há muitos factos obscuros na vida de Amélia (nome da tia) que os impedem de ser felizes juntos. Entretanto, a banda de Flor (Floribella e os seus amigos)grava um CD que é um sucesso. Maria e Sebastião (o melhor amigo de Frederico, irmão de Dinis e advogado de família) vão-se apaixonar, mas Frederico não vai permitir isso. Já nos últimos episódios Maria vai para Londres estudar música, acabando assim por não aparecer na 2º Temporada da Floribella. Outra personagem muito importante que nos deixa na 1º temporada, é Sofia. Quando numa conversa descobre que Magda e Delfina não gostam dela e estragaram a vida a Flor, viaja para o Brasil, com esperanças de ser mais feliz lá. Flor vai descobrir quem é o seu pai.

Nos últimos episódios, Frederico morre para salvar heroicamente Máximo, um conde que está habituado a uma vida de luxo e adora mulheres bonitas. O Conde torna-se amigo de Lourenço, disfarçado de coronel. No último episódio, Frederico recebeu autorização para descer a terra e obrigar o Conde Máximo a assinar um documento que o obrigue a ficar no comando do clã.

2ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Depois da morte de Frederico Fritzenwalden, a mansão ficou um caos. Delfina Rebello de Andrade Fritzenwalden, conseguiu, por via judicial, que o casamento dela e de Frederico, não fosse anulado, sendo assim a legítima esposa e tutora das crianças e tornando a mansão Fritzenwalden num local impossível de se viver.

Conde Máximo Augusto Caldeiron de La Hoya, é um Príncipe e herdeiro legítimo ao torno de Krikoragan, porque o actual Rei não tem filhos e quer deixar descendentes. Quando Magda e Delfina descobrirem isto, esquecem rapidamente as fortunas Fritzenwalden e Rebello de Andrade e sonham com outra coisa, serem Rainha e Mãe Real. Para isto, Delfina deve casar com Máximo, cujo coração foi roubado por Flor, que o rejeita constantemente. A trama prossegue a medida que novos personagens aparecem, Olívia, prima alemã dos Fritzenwalden que já tem noivo mas é apaixonada por Afonso, o Rei de Krikorágan, mãe de Máximo e no fim Antoine, o antigo cozinheiro dos Fritzenwalden.

A mãe de Máximo chega e fica doente, o que faz Máximo jurar para o Céu que se pouparem a sua mãe, cumprirá todos os desejos de Delfina. Como a mãe de Máximo sobrevive, Máximo cumpre a sua parte do acordo e jura a Delfina que vai tornar realidade todos os seus desejos. Obviamente, Delfina faz de anjo e não aceita isso, mas na verdade ela já se imagina Princesa, Rainha, possuir jóias, terras, castelos e muito mais.

Lourenço Moura apaixonou-se perdidamente por Flor, fazendo-o esquecer os seus malvados planos, mas Flor acha-o como um amigo. Acho que temos um vilão prestes a tornar-se um herói. Infelizmente, quando Delfina descobrir a paixão de Lourenço, vai deixá-lo e concentra-se em tornar-se Princesa, o que não vai ser muito difícil. Há ainda outros pormenores, como o primo de Máximo, Segundo, que se vai apaixonar por Flor e inclusive pedi-la em casamento. Afonso vai descobrir que foi adoptado e que o verdadeiro irmão gemeo de Henrique é Manuel, uma personagem que surgirá ao decorrer da novela. Entre muitas peripécias, muitas lágrimas e alguns sorrisos também, Flor e Máximo acabam juntos… Depois de fazer um teste de gravidez, Flor deixa Máximo sem palavras porque vai ter um "mini-condorzinho", aliás, dois porque ela está grávida de gémeos. As bruxas vão presas, apesar de Delfina se arrepender de todo o mal que causou, tanto a Frederico como a Flor e Máximo, e após casarem-se são nomeados Reis de Kricoragán. Adoptam Rosa, Tomás e Martim. Mas Flor nunca esquece Frederico Fritzenwalden, o primeiro grande amor de Flor, que após se casar e ter gémeos, passa-o a recordar com um grande sorriso nos lábios. É importante referir também que um pouco do espírito de Frederico passou a fazer parte de Máximo, e essa parte do espírito é o que faz Máximo aprender a amar de verdade. O amor vence no final, e todos são felizes, desde os membros da banda, aos Fritzenwalden, passando por Maria e Sebastião (que se supõe serem felizes juntos, pois num dos episódios da 1º temporada, Frederico dá "licença" para que os dois namorem) e Frederico, que está lá em cima junto com os seus pais e mais feliz do que nunca. Flor vive a sua 2º oportunidade de ser feliz e todas as personagens da novela são felizes para sempre.

Elenco[editar | editar código-fonte]

1.ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Luciana Abreu Ana Flor Valente Rebelo de Andrade
Diogo Amaral Frederico Fritzenwalden
Susana Mendes Delfina Torres Rebello de Andrade Moura Fritzenwalden



2.ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Luciana Abreu Ana Flor Valente Rebelo de Andrade
Ricardo Pereira Máximo Augusto Caldeiron de La Hoya
Susana Mendes Delfina Torres Rebello de Andrade Moura Fritzenwalden Caldeiron de la Hoya

Elenco Secundário[editar | editar código-fonte]

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Adaptação e guião[editar | editar código-fonte]

Produtora[editar | editar código-fonte]

Realização[editar | editar código-fonte]

  • Atílio Riccó
  • Rodrigo Riccó
  • Paulo Rosa
  • Alceu Vasconcelos

Produção[editar | editar código-fonte]

Gravações[editar | editar código-fonte]

As gravações de Floribella chegaram ao fim a 30 de outubro de 2007, tendo os atores participado num jantar de despedida a 31 de outubro.

Episódios[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada da novela tem 280 episódios de produção e 283 episódios de exibição. Já a segunda temporada, tem 178 episódios de produção e 207 episódios de exibição. No total, tem 458 episódios de produção e 490 episódios de exibição.

Emissões[editar | editar código-fonte]

  • Além de na sua transmissão original dar várias vezes ao dia, Floribella começou a repetir a sua 1.ª temporada em 2008 às 7h da manhã na SIC.
  • Foi exibida praticamente em simultâneo com a SIC Internacional. Contudo, em 2011, a SIC Internacional reapresentou a 2.ª temporada da novela de manhã.
  • A 1.ª temporada da novela foi reemitida em 2009 e 2010 no canal SIC K, fazendo parte da sua grelha de estreia.
  • As duas temporadas foram repostas entre 2010 e 2012 na RTP África.
  • A 2.ª temporada foi reposta na SIC ao fim-de-semana de manhã entre 2011 e 2012.
  • No canal de cabo Disney Channel, foi emitida a 1.ª temporada da novela de 2007 a 2009, tendo repetido na íntegra duas vezes seguidas. Terminou no dia 24 de Agosto de 2009.
  • No dia 1 de Maio de 2023, a 1.ª temporada voltou ao ar na SIC K.

Transmissão na OPTO[editar | editar código-fonte]

Com o lançamento da OPTO, a plataforma de streaming da SIC, a 24 de novembro de 2020, a novela foi disponibilizada com os seus 458 episódios de produção.[5] Posteriormente, estreou a 14 de março de 2023 num canal FAST inserido na OPTO[6][7], a SIC Novelas.

Temporadas[editar | editar código-fonte]

Resumo Episódios Originalmente exibido
Estreia da temporada Final da temporada
1 283 31 de março de 2006 10 de março de 2007
2 207 20 de abril de 2007 30 de novembro de 2007
6 de dezembro de 2007 1 de fevereiro de 2008

Audiências[editar | editar código-fonte]

Temporada Horário de exibição Episódios Episódio de estreia Episódio de encerramento Audiência
média (%)
Data Audiência
(%)
Share
(%)
Data Audiência
(%)
Share
(%)
1 [8] 279
31 de março de 2006
11,3% 27,4%
10 de março de 2007
13,4% 34,9%
11,2% (28,5% de share)
2 [9][10] Segunda a Sexta às 18:30 h (1-140 episódio) 140
20 de abril de 2007
7,4% 26,8%
30 de novembro de 2007
n/a n/a
4.2% de audiência média e 20.3% de share
Segunda a sexta às 9:30 h (141-) 40
6 de dezembro de 2007
n/a n/a
1 de fevereiro de 2008
1,5% 29,5%
1,3% (21,3% de share)

O primeiro episódio de Floribella atingiu um dos melhores resultados de estreias de telenovelas da SIC, com 11,3% de audiência e 27,4% de share. A sua maior audiência foi atingida no dia 18 de agosto de 2006, quando registou 14,9% de audiência e 38,1% de share. O desfecho da 1.ª temporada atingiu 13,4% de audiência e 34,9% de share. A 1.ª temporada de Floribella teve média final de 11,2% de audiência média e 28,5% de share.[11][12]

O primeiro episódio da 2.ª temporada de Floribella atingiu 7,4% de audiência média 26,8% de share.[13] A sua maior audiência foi atingida no dia 14 de junho de 2007, quando registou 7,8% de audiência e 27,1% de share. A 1ª parte da 2ª temporada de Floribella teve média final de 4,2% de audiência média e 20,3% de share. Diferente da temporada anterior, essa temporada terminou com audiências baixas.[14][15]

Banda sonora original[editar | editar código-fonte]

Lançado no dia 19 de Junho de 2006, na loja FNAC do Centro Comercial Colombo, a sessão de autógrafos foi um caos, devido ao excesso de fãs concentrados no mesmo local e na fila que deu a volta ao centro comercial.[carece de fontes?] O CD da primeira temporada atingiu a décima platina.

CD - 1.ª Temporada[editar | editar código-fonte]

  • Floribella (Floricienta) - Luciana Abreu
  • Quando Eu Te Vejo (Porqué) - Luciana Abreu
  • Tic Tac (Tic Tac) - Luciana Abreu
  • Pobres dos Ricos (Pobre los Ricos) - Luciana Abreu
  • Assim Será (Así Será) - Luciana Abreu
  • Primeiro Encontro (Primeiro Encontro) - Luciana Abreu
  • Miau Miau (Kikiriki) - Miguel Dias
  • Vestido Azul (Mi Vestido Azul) - Luciana Abreu
  • Olhos P'ra Mim - (Você Vai Me Querer) - Vanessa
  • Sem Ti - (Ven a Mí) - Pedro Bargado e Luciana Abreu
  • Um Novo Dia - (Los Niños no Mueren) - Luciana Abreu
  • Anda Comigo - (Chaval Chulito) - Luciana Abreu
  • Faixa Bónus Multimédia Floribella (genérico da novela)

O Melhor Natal[editar | editar código-fonte]

O CD de Natal, O Melhor Natal, para comemorar a época festiva, foi dupla platina. O CD inclui músicas remixadas com efeitos de Natal, músicas de Natal, e músicas inéditas como «Tu» e «No Meu Mundo», duas músicas lentas que obtiveram muito sucesso. A música «Boa Noite», ganhou um teaser que foi para o ar todos os episódios da primeira temporada, para mandar deitar as crianças que viam a telenovela infantil.

  • Chegou o Natal (Navidad) - Luciana Abreu
  • Tic Tac (Tic Tac) - Versão de Natal - Luciana Abreu
  • No Meu Mundo (Princesa de la Terraza) - Luciana Abreu
  • Olá 2007 (Año Nuevo) - Luciana Abreu
  • Flor (Floricienta) - Versão de Natal - Luciana Abreu
  • Boa Noite (Hay un Angel) - Luciana Abreu
  • Um Novo Dia (Los Niños no Mueren) - Versão de Natal - Luciana Abreu
  • Tu (Tú) - Miguel Dias
  • Assim Será (Y Asi Sera) - Versão de Natal - Luciana Abreu

CD - 2.ª Temporada[editar | editar código-fonte]

O CD de «Floribella II», até agora atingiu a tripla platina. A primeira platina foi atingida em quinze horas. Conclui-se que, apesar das (muito) baixas audiências desta segunda temporada da Floribella, os CDs continuam com o mesmo sucesso desde a sua primeira temporada.

  • Corações ao Vento (Corazones al Viento) - Luciana Abreu
  • Desde que Te Vi (Desde que Te Vi) - Luciana Abreu
  • Vem Dançar (A Bailar) - Marco Medeiros e Luciana Abreu
  • Há uma Lenda (Hay un Cuento) - Luciana Abreu
  • Coisas que Odeio em Ti (Cosas que Ódio de Vos) - Luciana Abreu
  • Ding Dong (Ding Dong) - Luciana Abreu
  • Sem Ti Vivo no Escuro (Te Siento) - Luciana Abreu
  • Eu Posso, Tu Também (Vos Podes) - Luciana Abreu
  • Tu Vais Voltar (Un Enorme Drágon) - Luciana Abreu
  • Que Esconde o Conde? (Que Esconde el Conde?) - Miguel Dias
  • Flor Amarela (Flores Amarillas) - Luciana Abreu
  • Caprichos (Caprichos) - Vanessa
  • Faixa Bónus Multimédia Floribella (genérico da novela)

Videojogo[editar | editar código-fonte]

Em 26 de novembro de 2007 foi lançado um videojogo baseado em Floribella, lançado pela Move Interactive em parceria com a SIC. O jogo foi lançado exclusivamente em Portugal, para Windows, após o final da segunda temporada.[16]

O jogo de plataformas possui três níveis diferentes (jardim, mansão, palácio), podendo ser jogado ou com a Flor ou com o Conde Máximo. É possível alterar o guarda-roupa das personagens, apanhar colecionáveis e derrotar inimigos.[16] O jogo é semelhante ao título Pandemonium.

Referências

  1. Ri-fixe! O Musical Floribella, consultado em 20 de novembro de 2023 
  2. «Flor fiel às suas origens». blogdafloribella.blogs.sapo.pt. Consultado em 20 de novembro de 2023 
  3. «Productos Floribella». productosfloribella.blogs.sapo.pt. Consultado em 20 de novembro de 2023 
  4. «Floribella chega ao fim com final feliz». www.marktest.com. Consultado em 20 de novembro de 2023 
  5. «Conheça algumas das apostas do OPTO SIC nas séries, filmes e novelas». Zapping. 3 de novembro de 2020. Consultado em 16 de janeiro de 2021 
  6. Redação (15 de março de 2023). «SIC lança novo canal com 24h de novelas em streaming». Além da Tela. Consultado em 19 de março de 2023 
  7. Sesudo (15 de março de 2023). «SIC NOVELAS». DragTeam. Consultado em 19 de março de 2023 
  8. «Título ainda não informado (favor adicionar)». www.marktest.com 
  9. «Título ainda não informado (favor adicionar)». www.marktest.com 
  10. «Título ainda não informado (favor adicionar)». www.marktest.com 
  11. «Floribella chega ao fim». www.marktest.com. Consultado em 29 de outubro de 2021 
  12. «″Floribella″ estreou-se em Portugal há 10 anos». www.dn.pt. Consultado em 29 de outubro de 2021 
  13. «Um mês de Floribella na SIC». www.marktest.com. Consultado em 29 de outubro de 2021 
  14. «Floribella chega ao fim com final feliz». www.marktest.com. Consultado em 29 de outubro de 2021 
  15. Fantastic. «"Floribella" estreou há 14 anos na SIC». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 29 de outubro de 2021 
  16. a b SIC. «Videojogo». SIC. Consultado em 20 de novembro de 2023 [ligação inativa] 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]