Floyd Landis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Floyd Landis
Floyd-landis-toctt.jpg
Informação pessoal
Pseudônimo(s) The Amish
Nascimento 14 de outubro de 1975 (43 anos)
Cidadania  Estados Unidos
Ocupação Ciclista desportivo (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Informação equipa
Equipa atual Bahati Foundation
Disciplina Estrada
Função Ciclista
Tipo de corredor Completo
Profissional
1999–2001
2002-2004
2005-2006
2009
2010
Mercury
US Postal
Phonak
OUCH presented by Maxis
Bahati Foundation
Página oficial
www.floydlandis.com/blogVisualizar e editar dados no Wikidata
Estatísticas
Floyd Landis no ProCyclingStats

Floyd Landis (14 de outubro de 1975, Farmersville, Condado de Lancaster, Pensilvânia) é um antigo ciclista profissional dos Estados Unidos que participou em competições de ciclismo de estrada,[1] onde fazia parte, desde 2005, da equipa Phonak Hearing Systems, até ser despedido por comprovado doping. Como bom contra-relogista e escalador, tem um perfil adequado à disputa da classificação geral de provas de longa duração, como a Volta da França, onde foi o nono colocado na edição de 2005 e... vencedor da edição de 2006, até ser conhecida o caso de dopagem.

A vitória na edição de 2006 da Volta da França está ainda a ser discutida, após o anúncio de que Landis terá acusado positivo durante um controlo anti-dopagem após a 17ª etapa (curiosamente a etapa que Landis venceu com 5 minutos de vantagem sobre o segundo na etapa, Carlos Sastre. A organização do Tour de France já referiu que não o considera já vencedor, mas a decisão final terá de vir da parte da Union Cicliste International.

Landis também ficou conhecido após a delação dos casos de doping envolvendo a US Postal Service, equipe em que corria com Lance Armstrong.

Referências

  1. «Floyd Landis» (em inglês). Pro Cycling Stats. Consultado em 9 de dezembro de 2015 
Cycling (road) pictogram.svg Este artigo sobre um(a) ciclista, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.