Floyd Landis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Floyd Landis
Floyd-landis-toctt.jpg
Apelido The Amish
País  Estados Unidos
Data de nascimento 14 de outubro de 1975 (42 anos)
Local de nascimento Farmersville (Pensilvânia)
Informação de equipas
Disciplina Estrada
Tipo de corredor Completo
Profissional
1999–2001
2002-2004
2005-2006
2009
2010
Mercury
US Postal
Phonak
OUCH presented by Maxis
Bahati Foundation
Última atualização:
{{{atualizado}}}
Estatísticas
Floyd Landis no ProCyclingStats

Floyd Landis (14 de outubro de 1975, Farmersville, Condado de Lancaster, Pensilvânia) é um antigo ciclista profissional dos Estados Unidos que participou em competições de ciclismo de estrada,[1] onde fazia parte, desde 2005, da equipa Phonak Hearing Systems, até ser despedido por comprovado doping. Como bom contra-relogista e escalador, tem um perfil adequado à disputa da classificação geral de provas de longa duração, como a Volta da França, onde foi o nono colocado na edição de 2005 e... vencedor da edição de 2006, até ser conhecida o caso de dopagem.

A vitória na edição de 2006 da Volta da França está ainda a ser discutida, após o anúncio de que Landis terá acusado positivo durante um controlo anti-dopagem após a 17ª etapa (curiosamente a etapa que Landis venceu com 5 minutos de vantagem sobre o segundo na etapa, Carlos Sastre. A organização do Tour de France já referiu que não o considera já vencedor, mas a decisão final terá de vir da parte da Union Cicliste International.

Landis também ficou conhecido após a delação dos casos de doping envolvendo a US Postal Service, equipe em que corria com Lance Armstrong.

Referências

  1. «Floyd Landis» (em inglês). Pro Cycling Stats. Consultado em 9 de dezembro de 2015 
Cycling (road) pictogram.svg Este artigo sobre um(a) ciclista, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.