Fogazza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde abril de 2013).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Fogazza é uma espécie de pastel, cuja base é uma massa de farinha de trigo, batatas e óleo podendo ser recheada com queijo, variados tipos de carne e condimentos, em geral frito em óleo, mas pode ser assado também. É parecida em muitos aspectos a um pequeno calzone, porém se aproxima mais a um panzerotto. Fogazza (da maneira como é escrita) não existe na Itália.

Muitas pessoas confundem a fogazza com a focaccia, que é assada ao forno, tem variados tipos de cobertura, embora na Itália, em algumas regiões, são denominações sinônimas, no Brasil são receitas bastante distintas. Provavelmente a fogazza é uma variação brasileira.

Há, também, outros termos relacionados, como ficazza (espécie de pizza de massa alta à base de batata) ou ficazella (pastel frito), utilizados principalmente pelos descendentes de italianos residentes na cidade de São Paulo.