Fogo (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fogo


Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Histórico: Super Friends #25, (Outobro 1979)
Recente: Infinity, Inc. #32 (November 1986)
Criado por E. Nelson Bridwell
Ramona Fradon
Características do personagem
Alter ego Beatriz Bonilla da Costa
Espécie Humana geneticamente modificada
Terra natal Rio de Janeiro, Brasil
Afiliações Xeque-Mate
Guardiões Globais
Liga da Justiça
Ocupação Atriz e modelo
Parceria Gelo
Codinomes conhecidos Fogo Verde
Fúria Verde
Chama Verde
Bia
Habilidades Mimetismo Vulcânico, Voo, Força Sobre-humana, Pirocinese.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Fogo (em inglês, Fire) é uma super-heroína brasileira, personagem fictícia de história em quadrinhos da editora  estadunidense DC Comics. Criada por E. Nelson Bridwell e Ramona Fradon[1] na década de 1970 sob o nome de Flama Verde[2]

Beatriz Bonilla da Costa, também conhecida como Bea é uma heroína brasileira seu histórico se alterou ao longo dos anos: foi modelo, dançarina, apresentadora de TV, presidente da filial das Indústrias de Bruce Wayne (o Batman) no Brasil, agente secreta do governo federal[3] e antigo operativo do Serviço Nacional de Informações (SNI), atual Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Além de já ter atuado nas equipes Guardiões Globais, Xeque-Mate, SuperAmigos e Liga da Justiça Internacional. [4]

Criação[editar | editar código-fonte]

A personagem foi criada pela DC Comics para integrar a Sociedade da Justiça, com a intenção primária de controlar os elementos opostos, fogo e gelo, mas a ideia foi descartada e sua projeção seguiu o padrão de apenas um poder.

Existem muitas explicações utilizadas hoje pelos fãs para explicar um fato dentro da criação de Fogo: ela ficar apenas de biquíni quando se torna incandescente. Uma das mais conhecidas é a de que fora apenas por conta da imaginação na hora de desenhar, mas há outras que afirmam que foi um modo de representar a figura da modelo vaidosa e exibicionista, profissão esporádica da personagem. E outros acreditam que era o estereótipo de heroína e do que se pensava que era o Brasil: uma mulher provocante, de colante e chamativa.

A Personagem[editar | editar código-fonte]

Bea nasceu no Amazonas, enquanto seus pais estavam de férias. Seu parto foi prematuro, e um índio executou a função de "parteiro", devido ao estranho acontecimento, o índio conferiu ao bebê a previsão de se tornar uma importante pessoa. Anos mais tarde, como integrante do órgão governamental Espiões Nacionais do Brasil, em missão para recuperar uma energia, Bia acaba causando a maior explosão piroplásmatica da história. Este acidente lhe concedeu o poder sobre o fogo e a capacidade de voar. Já como super-heroína, Beatriz conheceu outra moça com superpoderes, Gelo, capaz de controlar o frio. Fogo viu na outra heroína seu oposto, não só nos poderes mas também na personalidade pois, enquanto ela era animada e desinibida, Gelo era tímida e reservada. Depois disto, Fogo e Gelo tornam-se companheiras e passam a lutar contra o mal juntas. Mesmo atuando ao lado de Gelo, Fogo mantém sua identidade secreta como atriz e modelo.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Mimetismo ao Piroplasma: Com a mutação que sofreu logo após a explosão de piroplasma, ela é capaz de incendiar seu corpo, neste estado ela tem a capacidade de:

  • Super-Força
  • Voo
  • Intangibilidade
  • Lançar bolas de fogo/piroplasma

Investigação: Agente Secreto

Combate Corpo-a-Corpo (Avançado): Treinada por Batman

Poliglota: Português, espanhol e inglês.

Grafia do Sobrenome[editar | editar código-fonte]

A grafia do sobrenome da personagem, originalmente era "DaCosta", devido a padrões não usados no português e mais comum em países hispânicos[5] . Com o tempo foi alterada para: da Costa.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Liga da Justiça da América (1997)[editar | editar código-fonte]

Telefilme que retrata uma equipe formada por quatro super heróis: Flash, Lanterna Verde, Fogo e Átomo. A missão deles é garantir a vida e a paz dos seres humano. Neste filme um desafio leva a liga a descobrir uma nova parceira: a meteorologista Gelo. Ela prova sua garra para garantir a paz na América e por isso é aceita na liga. Fogo é Bebe DiCosta, uma atriz fracassada e foi interpretada por Michelle Hurd.

Liga da Justiça Sem Limites[editar | editar código-fonte]

Na serie de desenho animado Liga da Justiça Sem Limites, Fogo continua acompanhada de Gelo, sua parceira de luta, mas não combatem o crime juntas necessariamente. Flash se apaixona por ela, e ela corresponde. Acabam ficando juntos por algum tempo, mas depois não se sabe o que acontece.

Fogo é uma heroína do Brasil!!!

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da DC Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Fogo da Justiça

  1. Heroes Made In Rio,[1]
  2. O Brasil e os brasileiros nas terras dos super-heróis,[2]
  3. O Brasil e os brasileiros nas terras dos super-heróis,[3]
  4. Guia dos Quadrinhos, Fogo, [4]
  5. Sidney Gusman (1995). "Heróis brasileiros com sotaque estrangeiro". Heróis do Futuro #14. Press Talent