Fokino (Krai do Litoral)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fokino
Coat of Arms of Fokino (Primorsky kray).png
Бухта Абрек.jpg
Geografia
País
Territórios
Urban okrug in Russia
Closed Town of Fokino (d)
Capital de
Closed Town of Fokino (d)
Área
16 km2
Altitude
40 m
Coordenadas
Demografia
População
23 077 hab. ()
Densidade
1 442,3 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
cidade/povo (d)
História
Fundação
Identificadores
Código postal
692880–692889
OKATO
05547000000
Prefixo telefônico
42339
Website

Fokino (em russo: Фокино) é uma cidade fechada no Krai do litoral, Rússia, situada na costa do Golfo de Pedro, O Grande, entre as cidades de Vladivostok e Nakhodka.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A cidade fica na baía de Abrek, 45 km ao sul de Vladivostok. As comunidades de Dunay (12 km a sudoeste de Fokino) e Putyatin (14 km ao sul de Fokino, localizada na ilha de Putyatin) também são considerados partes administrativas da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

A vila de Promyslovka foi fundada no atual sítio on se encontra Fokino em 1891. A comunidade de Dunay, perto do mar, foi fundada em 1907 por colonizadores vindos da Europa Centrale a nomearem como Danube (russo: Дунай)

Promyslovka se tornou um assentamento de tipo urbano em 1958, assim como a vila naval de Tikhookeansky (nomeado com o nome russo do Oceano Pacífico) em 1963. As cidades cresceram juntas e dado o status de cidade em 4 de Outubro de 1980. Entretanto, devido ao seu status como base para a Frota Russa do Pacífico, a cidade foi listada como uma cidade fechada e referida oficialmente sob o código Shkotovo-17. As comunidades em volta de Fokino também ganharam códigos ( Dunay tornou Shkotovo-22 e Putyatin Shkotovo-26). Desde 1994, o nome Fokino vem sido usado oficialmente como nome da cidade.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Fokino é uma cidade fechado pois há frota naval Russa como base. Estrangeiros devem ter permissão especial para poder entrar na cidade. Entretanto, as ilhas de Putyatin e Askold, parte administrativa de Fokino, são abertas para a visitas de turistas. Aproximadamente 2.000 turistas visitam Putyatin todo ano. Os turistas são atraídos pela fauna e flora excêntrica que a ilha possui nas águas que cortam a ilha e também pela paisagem submarina. A ilha de Putyatin é habitada por 2.400 habitantes. Onde seus habitantes vivem do processamento de produtos do mar. Não há nenhuma população permanente em Askold. É raramente visitada por turistas por causa da falta de estradas que liguem a ilha ao continente, e o status de ilha que até 1995 fazia parte da reserva, onde nenhuma atividade econômica era permitida. Há depósitos de ouro estimados em dezenas de toneladas em Askold