Fonte de alimentação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fonte de Alimentação regulada com proteção.

Uma fonte de alimentação é um equipamento usado para alimentar cargas elétricas[1] . Cada dispositivo eletroeletrônico necessita de uma fonte para prover energia para seus componentes. Esta energia pode variar de acordo com a carga que este equipamento usa. Estas fontes de energia podem ser de corrente contínua como um conversor AC/DC ou um regulador de tensão, pode ser um Regulador linear, fonte de energia AC, Fonte de alimentação ininterrupta ou fonte de energia de alta tensão.

Fonte de corrente contínua[editar | editar código-fonte]

Uma fonte de corrente contínua é um aparelho eletrônico que fornece energia contínua. Ele pode ser um regulador de tensão ou um conversor AC/DC.

Regulador de tensão[editar | editar código-fonte]

Regulador de tensão LM7812.

Transforma energia cc de um nível de tensão para outro nível. Um dos reguladores de tensão mais conhecidos é o lm7805 que transforma tensão DC 7-30v para 5v.[2]

Conversor AC/DC[editar | editar código-fonte]

Fonte de Alimentação Chaveada ATX para computadores.

Este conversor pode ser representado por dois estágios. Em um estágio ele reduz a tensão de sua fonte (geralmente da tomada) usando um transformador. O segundo estágio é composto por diodos retificadores, bobinas e condensadores para filtragem e regular as diferentes tensões de saída (DC). [3] [3]

As fontes de computador são do tipo chaveada. Uma fonte chaveada ou comutada (em língua inglesa switched-mode power supply (SMPS)), é uma unidade de fonte de alimentação eletrônica que incorpora um regulador chaveado, ou seja, um circuito controlador interno que chaveia (comuta) a corrente, ligando e desligando rapidamente, de forma a manter uma tensão de saída estabilizada. A vantagem é que o rendimento de potência é maior e a perda por geração de calor bem menor do que nas fontes lineares. Além disso necessita de transformadores menores e mais leves. A desvantagem é a emissão de ruídos e radiação de alta frequência devido à alta freqüência de chaveamento.

As principais fontes de alimentação de PCs de hoje são ATX, normas Intel ATX v2.20 e ATX v2.23 e variam maioritariamente entre os 300W e os 1600W.

Regulador linear[editar | editar código-fonte]

Transistor regulador linear.

Numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por um transformador, retificada por diodos ou ponte de diodos retificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam ser usados, a seguir estes são filtrados para reduzir o ripple (ondulação) e finalmente regulados pelo circuito regulador de tensão.

Fonte de energia AC[editar | editar código-fonte]

Fornece energia AC para equipamentos. Pode ser um estabilizador de tensão, transformador ou filtro de linha. Os estabilizadores de tensão são muito usados no Brasil para fornecer uma tensão de melhor qualidade tendo em visto que as concessionária de energia elétrica não fornecem energia de qualidade.[4] Como a maior parte do Brasil trabalha com tensão 110v [5] , a saída dos estabilizadores geralmente é de 110v.

Fonte de alimentação ininterrupta[editar | editar código-fonte]

Fonte de alimentação ininterrupta, também conhecida pelo acrônimo UPS (sigla em inglês de uninterruptible power supply) ou no-break, é um sistema de alimentação secundário de energia elétrica que entra em ação, alimentando os dispositivos a ele ligados, quando há interrupção no fornecimento de energia primária. Sua alimentação é provida por uma bateria selada, que fica sendo carregada enquanto a rede elétrica está funcionando corretamente. Essa bateria possui uma autonomia em geral (entre 10 e 30 minutos, dependendo da quantidade de equipamentos utilizados e do modelo), tempo suficiente, no entanto para salvar os dados ou aguardar o início da operação de gerador.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este artigo:
Wikibooks-logo.svg Textos didáticos no Wikilivros
Commons-logo.svg Imagens e media no Commons


Portal A Wikipédia possui o portal:


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.