Food Service

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde abril de 2010).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Food Service é tido como o mercado de alimentação fora do lar. Estão envolvidos nesse segmento toda instituição que produza alimentos diretamente para o consumidor final. Essa é a definição que geralmente é considerada pela maioria dos profissionais da área, porém não se pode esquecer que isso também envolve equipamentos, insumos e a distribuição para os estabelecimentos que preparam e fornecem estas refeições.


Porém vale salientar que o momento do preparo é o que define este conceito, ou seja, a comida que é consumida em casa e foi preparada em um estabelecimento comercial, também é considerada Food Service.


De acordo com a ABIA, as indústrias movimentam mais de U$ 443 bilhões por ano no mercado mundial de alimentação fora do lar.


No Brasil ainda são difíceis de serem encontrados dados referentes a este mercado por não existir algum instituto de pesquisa que faça a leitura deles, a exemplo da Nielsen para o varejo.


Existem apenas algumas instituições e umas poucas empresas que buscam informações parciais através de pesquisas qualitativas e quantitativas, porém quando o assunto é vendas, é certo que não há material nenhum no mercado que explore esse tema.


Apesar do crescimento de FS comparado ao passado, é possível perceber que o Brasil ainda está longe dos mercados desenvolvidos, como por exemplo, os Estados Unidos.


O desenvolvimento do mercado de Food Service é uma tendência mundial e está crescendo a passos largos também no Brasil. Nos últimos anos o crescimento do mercado brasileiro acompanha cifras de dois dígitos enquanto o mercado de varejo demonstra um crescimento muito menor, por este motivo as indústrias estão começando a olhar para FS com mais atenção.


Tanto que hoje várias empresas, tais como Unilever, Nestlé, Sadia, PepsiCo, Ajinomoto, entre outras tantas estão se estruturando de forma consistente para também atender a essa demanda.