For Love of the Game

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
For Love of the Game
Por amor (BRA)
 Estados Unidos
1999 •  cor •  138 min 
Direção Sam Raimi
Produção Amy Robinson
Roteiro Dana Stevens
Baseado em "For Love of the Game", de Michael Shaara
Gênero drama
Música Basil Poledouris
Cinematografia Stephen Windon
Edição Eric L. Beason
Arthur Coburn
Distribuição Universal Pictures
Lançamento Estados Unidos 17 de setembro de 1999[1]
Brasil 7 de abril de 2000[2]
Idioma inglês
Orçamento US$ 80 milhões
Receita US$ 46.1 milhões
Página no IMDb (em inglês)

For Love of the Game (Brasil: Por amor) é um filme estadunidense de 1999 baseado em um romance homônimo de Michael Shaara.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Os Detroit Tigers viajam para Nova York para jogar uma série de final de temporada contra os New York Yankees . Aos 63-97 anos, o time já foi eliminado da disputa de playoffs e está jogando para nada além do orgulho contra os Yankees, que têm a chance de conquistar a Liga Americana do Oriente com uma vitória. Para a artilheiro billy Chapel, de 40 anos, no entanto, isso pode acabar por ser as 24 horas mais significativas de sua vida.

Em sua suíte de hotel em Manhattan , Billy aguarda sua namorada Jane Aubrey, mas ela não mostra. Jane também é uma mãe solteira com uma filha adolescente Heather que Billy conheceu. Na manhã seguinte, Billy é contado pelo proprietário de Tigers, Gary Wheeler, de que a equipe foi vendida e que o primeiro movimento dos novos proprietários será acabar com o mandato de 19 anos da Billy com os Tigres, negociando com os Gigantes de San Francisco . Billy também aprende de Jane que ela vai embora no mesmo dia para aceitar uma oferta de emprego em Londres .

Billy é um lançador famoso e realizado, mas tem um recorde perdedor esta temporada, está perto do final de sua carreira e também está se recuperando de uma lesão na mão. Wheeler sugere que Billy deveria considerar se aposentar em vez de se juntar a outra equipe. Quando ele vai ao Yankee Stadium para fazer seu último começo do ano, Billy começa a refletir sobre Jane, detalhando como eles se conheceram cinco anos antes. Estes flashbacks são intercalados dentro do jogo, juntamente com vislumbres de Jane assistindo o jogo em uma televisão no aeroporto.

À medida que o jogo progride, com o amigo e apanhador Gus Sinski ciente de que algo está na mente de Billy além do beisebol, Billy domina os pesos dos Yankees, muitas vezes falando consigo mesmo sobre como lançar cada um. Enquanto está no palco descansando entre as entradas, Billy também reflete como sua relação com Jane foi esticada pelo fato de ele fechá-la fora de sua vida depois que ele sofreu uma lesão ameaçadora na carreira fora de temporada. A dor do pitching está piorando quando o jogo continua.

Billy está tão apanhado em seus pensamentos que ele não percebe que ele está lançando um jogo perfeito até que ele olhe para o placar no final da oitava vez. Gus confirma que ninguém alcançou a base, e diz que toda a equipe está se recuperando de Billy para fazer o que for preciso para manter o lance do jogo perfeito vivo. A dor do ombro de Billy tornou-se intensa por este ponto, e depois ele joga seus dois primeiros lançamentos da entrada bem fora da zona de ataque, o gerente dos Tigres, Frank Perry, faz a chamada para aquecer dois jarros em relevo no bullpen. O recorde é de 3 a 0 antes de Billy se lembrar de lançar o seu pai (agora falecido) no quintal. Ele se mata e lança uma greve, depois pega a massa no próximo passo.

Antes que os Tigres tomem o campo para o final da nona entrada, Billy tem rumores finais sobre sua carreira e seu amor por Jane. Ele autógrafa uma bola de baseball para Wheeler, que tem sido como um pai para ele por muitos anos. Junto com uma assinatura no final, Billy inscreve a bola com "Diga-lhes que eu terminei. Por amor ao jogo".

Depois de terminar o jogo perfeito, Billy fica sozinho em seu quarto de hotel à medida que a percepção afunda em que tudo o que ele esteve e feito nos últimos 19 anos acabou. Apesar de sua incrível conquista, Billy chora não só pela perda de beisebol, mas pelo outro amor de sua vida, Jane.

Na manhã seguinte, Billy vai ao aeroporto para perguntar sobre um vôo para Londres. Jane perdeu o vôo na noite anterior para que ela pudesse ver o fim de seu jogo perfeito. Encontrando-a lá esperando por seu avião, abraçam e reconciliam.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «FILM REVIEW; Reaching for One Last Strike in Life's Last Inning». The New York Times. 17 de setembro de 1999. Consultado em 18 de fevereiro de 2018 
  2. «Kevin Costner desanca estúdio de "Por Amor"». Folha de São Paulo. 7 de abril de 2000. Consultado em 18 de fevereiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.