For Your Eyes Only (livro de contos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For Your Eyes Only
For Your Eyes Only (livro de contos)
Capa da primeira edição britânica
Autor(es) Ian Fleming
Idioma Inglês
País  Reino Unido
Gênero Espionagem
Série James Bond
Arte de capa Richard Chopping
Editora Jonathan Cape
Lançamento 11 de abril de 1960
Cronologia
Goldfinger
Thunderball

For Your Eyes Only (lançado no Brasil em 1965 como Para Você, Somente) é o oitavo livro sobre o agente agente secreto britânico James Bond, escrito por Ian Fleming e lançado pela primeira vez em 1960 pela editora Jonathan Cape no Reino Unido, sendo este um livro de contos. É o primeiro de dois livros de contos sobre o agente, o segundo se chama Octopussy and The Living Daylights.

Os cinco contos presentes no livro (From a View to a Kill, For Your Eyes Only, Quantum of Solace, Risico e The Hildebrand Rarity), foram usados de diversas maneiras na série cinematográfica. 007 - Somente Para Seus Olhos e 007 Na Mira dos Assassinos são, respectivamente, o décimo-segundo e o décimo-quarto filmes da série, lançados em 1981 e 1985. Embora 007 Na Mira dos Assassinos (A View to a Kill) só tenha o título do conto From a View to a Kill, parte da história de Risico e For Your Eyes Only fora aproveitada em 007 - Somente Para Seus Olhos. Elementos do conto The Hildebrand Rarity foram incorporados em 007 - Permissão Para Matar e Quantum of Solace batiza o vigésimo-segundo filme de 007, lançado em 2008.

História[editar | editar código-fonte]

Depois que o livro Casino Royale foi adaptado para a TV em 1954, a CBS considerou uma série de TV estrelada por James Bond, e fez em 1958 uma proposta para Ian Fleming de escrever 32 episódios. Fleming concordou e escreveu três histórias, mas a CBS desistiu. Em 1959, Fleming juntou essas histórias para uma compilação, inicialmente intitulada "The Rough with the Smooth" e depois batizada For Your Eyes Only. As três histórias eram "For Your Eyes Only" (antes intitulada "Man's Work", "Rough Justice" e "Death Leaves an Echo"), "Risico" (soletrada originalmente "Risiko") e "From a View to a Kill". Outros dois contos foram adicionados, "The Hildebrand Rarity", originalmente publicado na Playboy de Março de 1960, e "Quantum of Solace", escrito para a Cosmopolitan de Maio de 1959.

Contos[editar | editar código-fonte]

  • "From a View to a Kill" (na tradução original: "O Fator Invisível") - Bond investiga a morte de um funcionário da Shape (o comando-central europeu da OTAN).
  • "For Your Eyes Only" (na tradução original: "Para Você, Somente") - um casal jamaicano, os Havelock, é morto por um assassino contratado. M, que era amigo do casal, manda Bond para investigar, e 007 descobre que a filha dos Havelock, Judy (Melina no filme), está atrás do matador e do contratante.
  • "Quantum of Solace" (na tradução original: "Quantum de Refrigério") - Bond ouve uma história durante um jantar em Nassau.
  • "Risico" - Bond investiga traficantes na Itália.
  • "The Hildebrand Rarity" (na tradução original: "A Raridade de Hildebrand") - em férias nas Seychelles, Bond descobre que um milionário americano agressivo no local, Milton Krest, fora morto, e investiga.
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.