Formiga-lava-pés

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela Solenopsis saevissima, veja Solenopsis saevissima.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaFormiga-lava-pés
Rainhas de Solenopsis sp.
Rainhas de Solenopsis sp.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Formicidae
Género: Solenopsis
Westwood, 1840
Espécies
280 espécies

O termo formiga-lava-pés, ou simplesmente lava-pés, é a designação comum a diversas espécies de formigas, em especial as do gênero Solenopsis,

As operárias de Solenopsis saevissima são polimorficas, geralmente avermelhadas e de pequeno porte, as maiores alcançam de 3,5 a 5 mm de comprimento. são formigas agressivas, numerosas e não muito exigentes com o alimento. Elas são onívoras podendo se alimentar de quase todo tipo de plantas, animais ou alimentos domésticos. Essas formigas constroem grandes formigueiros normalmente em locais abertos, que se caracterizam pelo amontoado de partículas finas de terra na entrada.

Os indivíduos responsáveis pela reprodução são fêmeas e machos alados que tem órgãos sexuais bem desenvolvidos. As fêmeas estéreis e sem asas são operárias, responsáveis por todas as outras funções.[1]

Também são conhecidas pelos nomes caga-fogo, formiga-brasa, formiga-de-cemitério, formiga-de-defunto, formiga-de-fogo, formiga-quente, formiga-doceira, formiga-lava-pés, formiga-malagueta, formiga-ruiva, itaciba, jequitaia, jiquitaia, lava-pé, mordedeira, mossoró, queima-queima, pititinga, pixixica, taciba, taçuíra, taviriri, taçuva e uaiatu.

As lava-pés são originárias do América do Sul e sua principal característica é a existência de uma substância repelente a água em sua pele. É comum visualizar agrupamentos desta formigas em inundações, pois além de flutuarem na água, elas grudam-se uma nas outras em casos de inundações de suas tocas[2].

Seus hábitos prejudicam tanto animais como plantas. Têm importância econômica principalmente pelos danos que ocasionam na agricultura. Os prejuízos podem ser ocasionados pela destruição de sementes germinadas, plantas em viveiros, ou em desenvolvimento vegetativo avançado

O controle pode ser através da realização de pulverizações de inseticidas específicos, registrados para as culturas.[3]

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Formiga-lava-pés
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Formiga-lava-pés
Ícone de esboço Este artigo sobre formigas é um esboço relacionado ao Projeto Artrópodes. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.