Formula One 06

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Formula One 06
F1 06.jpg
Formula One 06
Produtora SCE Studio Liverpool
Editora(s) Sony Computer Entertainment
Plataforma(s) PS2 e PSP
Série Formula 1
Data(s) de lançamento PlayStation 2:
Japão 28 de Dezembro de 2006

União Europeia 28 de Julho de 2006
PlayStation Portable:
Japão 28 de Dezembro de 2006
União Europeia 28 de Julho de 2006
Gênero(s) Corrida
Modos de jogo Single-player
Multiplayer
Classificação Inadequado para menores de 10 anos i ESRB (América do Norte)
Média DVD e UMD

Formula One 06 é um simulador de corridas desenvolvido pela empresa britânica SCE Studio Liverpool (Sony Computer Entertainment), lançado na Europa em 28 de julho de 2006 para PlayStation 2 e PlayStation Portable. O jogo tenta trazer a emoção de guiar um carro de Fórmula 1.

Como o jogo é baseado na época de 2006, todas as equipes e pilotos participantes desta época estão presentes no jogo, inclusive as equipes estreantes, como a Scuderia Toro Rosso (a antiga Minardi), a Super Aguri (que entrou na F1 com o apoio das outras equipes) e a Midland F1 (que participa com uma licença russa).

Modos de Jogo[editar | editar código-fonte]

Existem 5 modos de jogo, que são:

  • Time Trial: O jogador escolhe um dos 22 pilotos (ou usa seu piloto do modo Carreira, podendo escolher a seguir um carro clássico) e tenta bater voltas rápidas. O jogador também recebe medalhas de acordo com seu desempenho: Bronze, Prata e Ouro, mas se o tempo mais rápido que o jogador efetuar for muito superior ao tempo de Ouro de determinada pista, recebe-se a medalha de Platina. Os tempos de Bronze, Prata e Ouro variam de acordo com as pistas.
  • Corrida: O jogador escolhe o circuito e o piloto com o qual deseja jogar, além das opções de dificuldade; a seguir, entra numa corrida de forma rápida, começando do último lugar (22º).
  • Fim-de-semana de GP: O jogador entra na pele de um piloto durante um fim-de-semana completo de um GP, podendo participar das três sessões de treinos livres, da qualificação e da corrida, enfim.
  • Campeonato do Mundo: O jogador entra, mais uma vez, na pele de um piloto já existente, mas desta vez para disputar um ano completo. São disputadas todas as etapas do Campeonato de F1, assim como podem ser disputadas todas as sessões de treinos, a qualificação e a corrida de cada etapa.
  • Carreira: Diferentemente do modo Fim-de-semana de GP e do modo Campeonato do Mundo, o modo Carreira permite que o jogador crie seu próprio piloto - um alterego, podendo editar a face, o nome e o capacete deste. Em Formula One 06, o jogador pode tomar parte em 5 temporadas completas de F1, alterando as opções de dificuldade a seu gosto: Se optar pelo nível Fácil, assim que concluir os testes, o jogador provavelmente será primeiro piloto de uma das equipes estreantes; se escolher pelo nível Médio, o jogador provavelmente será segundo piloto ou piloto de testes da Scuderia Toro Rosso, da Super Aguri ou da Midland F1; porém, se o jogador utilizar o nível Difícil, será necessário um altíssimo nível de habilidade para alcançar a vaga de piloto de testes de uma das equipes já citadas.

O jogo fez sucesso principalmente na Europa, América do Sul e na Austrália. Infelizmente, por conta do novo regulamento adotado em 2006 (que exigia que fossem utilizados motores 2.4 V8, em detrimento dos motores 3.0 V10), os carros são mais lentos, quando comparados com os autos do Formula One 05.

Times e Pilotos[editar | editar código-fonte]

Circuitos[editar | editar código-fonte]

*Jerez pode ser desbloqueado no modo Time Trial, definindo voltas de ouro em todos os 18 circuitos do Campeonato do Mundo.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Apesar de ser um simulador de corrida, Formula One 06 não apresenta capotagens em situações de batida, o que em um jogo de carros seria uma das atrações.
  • Se comparado a antecessores, significativamente o game teve evolução. No entanto, apresenta falhas na renderização bem perceptíveis e bugs na velocidade do carro diminuindo-a de forma desnecessária para que, assim, exista um balanceamento nos tempos dos pilotos artificiais com os da realidade sem afetar o do player.
  • De forma recorrente alguns pilotos no jogo costumam igualar exatamente o mesmo tempo um do outro no marcador de tempo.
  • É possível mudar o controle de tração no meio da corrida como na realidade alterando a configuração de joystick.
  • O jogo não atualiza os pilotos das equipes, nem o desenho aerodinâmico e as pinturas dos carros como exemplo os da Renault e Sauber;
  • Há inumeros bugs, mas que não chegam a atrapalhar a jogabilidade: Às vezes, quando o jogador está a liderar um GP, durante as últimas voltas, o HUD mostra que o jogador 'deu a volta' no quinto ou até o quarto colocado, mesmo que o jogador apenas tenha 'dado a volta' apenas até o 19º, por exemplo;
  • Como o jogo foi feito na Grã-Bretanha, o padrão de cores é PAL; por isso, algumas cópias importadas não funcionam como deveriam no Brasil, onde o padrão é NTSC.
  • Não tem safety-car.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.