Forpus xanthopterygius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaForpus xanthopterygius
Forpus xanthopterygius no Vale do Ribeira, em São Paulo, no Brasil
Forpus xanthopterygius no Vale do Ribeira, em São Paulo, no Brasil
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Forpus
Espécie: F. xanthopterygius
Nome binomial
Forpus xanthopterygius
(Spix, 1824)
Distribuição geográfica

Um macho saindo de um ninho no Vale do Ribeira. Ao lado, alguns urupês.

O tuim (Forpus xanthopterygius), também conhecido como tuim-de-asa-azul, é uma espécie de tuim encontrada em grande parte da América do Sul, especialmente na caatinga e Floresta Amazônica. Mede em média 120 milímetros, tem penas verdes e uma faixa de penas azuis na borda da asa. Alimenta-se de sementes e frutos. Nidificam em buracos escavados nos troncos de árvores ou em cupinzeiros. Põem de 3 a 5 ovos brancos.

Habita o norte da Argentina, o Paraguai e o centro-oeste e o leste do Brasil. Tem coloração verde, mais clara na parte inferior, como uropígio e dorso inferior azul-vivos e cobertura das asas azul. A fêmea não possui cor azul. Vive em bandos. Nidifica em ocos de pau e até em casas de joão-de-barro. Alimenta-se de frutas e sementes. É o menor periquito brasileiro.[1] O termo "tuim" procede do termo tupi tu'im. O termo "tuietê" procede do termo tupi tu'imeté, "tuim verdadeiro", que designava provavelmente o macho da espécie. O termo "tuitirica" procede do termo tupi tu'imtyryka, "tuim arisco", que designava provavelmente a fêmea da espécie.[2]

Outros nomes populares são: tiú, tuietê, tuitirica, tuiuti, cuiúba, coió-coió, cu-cosido, cu-tapado, bate-cu, quilim, periquitinho e papa-cu.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

São reconhecidas seis subespécies:[3]

  • Forpus xanthopterygius xanthopterygius (Spix, 1824) - É a descrita acima. Ocorre no noroeste da Argentina, Paraguai, centro e leste do Brasil até a Bahia.
  • Forpus xanthopterygius flavissimus (Hellmayr, 1929) - Parecido com a anterior, mas a plumagem em geral é um pouco mais amarelada; testa, área ao redor da base do bico e garganta de uma cor amarelo limão. Todas as marcações azul-violeta são de uma cor mais pálida que a forma anterior. Fêmea também mais amarelada que a da forma nominal. Ocorre no Nordeste do Brasil, do Maranhão até o norte da Bahia.
  • Forpus xanthopterygius crassirostris (Taczanowski, 1883) - Parecido com xanthopterygius, mas a testa é verde-esmeralda. Todos as marcações azul-violeta são mais pálidas, exceto nas secundárias. De tamanho menor, mas com bico mais largo que a forma nominal. Fêmeas parecidas com a de xanthopterygius, mas também possuem a testa verde-esmeralda. Ocorre no noroeste do Peru e sudeste da Colômbia, além da Região Amazônica no Brasil.
  • Forpus xanthopterygius olallae (Gyldenstolpe, 1941) - Muito similar a crassirostris, mas as coberteiras das asas são de uma cor violeta-acinzentada pálida; coberteiras primárias e uropígio são mais escuros. Ocorre exclusivamente na região de Codajás e Itacoatiara, na margem norte do Amazonas, no noroeste do Brasil.
  • Forpus xanthopterygius flavescens (Salvadori, 1891)- como xanthopterygius, mas geralmente levemente mais amarelado; testa e bochechas verde-amareladas; uropígio, coberteiras inferiores das asas e secundárias azuis; parte inferior da cauda verde-azulado pálido. Fêmeas também se distinguem por possuírem a parte inferior da cauda verde-azulada pálida. Leste da Bolívia (Santa Cruz e Beni) e sudeste do Peru.
  • Forpus xanthopterygius spengeli - Distribuição restrita ao norte da Colômbia.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Forpus xanthopterygius

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Aves da Caatinga - István Major (org.) - Edições Demócrito Rocha; Associação Caatinga, 2004.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 725.
  2. NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 480,481.
  3. «tuim (Forpus xanthopterygius) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 27 de setembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.