Fortão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fortão (Guido Carosella) é um superherói ficcional e mutante do Universo Marvel. Guido foi criado por Chris Claremont e Bill Sienkiewicz em Novos Mutantes (vol. 1) # 29 , e reinventado como o Fortão por Peter David e Larry Stroman em X-Factor (volume 1) #71 (julho 1985).

Histórico[editar | editar código-fonte]

Guido aparece como o guarda-costas de Lila Cheney, pela qual não consegue esconder a atração que sente. Ao se separar da cantora, ele entra para a segunda versão do X-Factor, assumindo o codinome de Fortão, bem como o papel de comediante, ao lado de Jamie Madrox, o Homem Múltiplo. Tendo um ataque cardíaco após absorver a energia resultante do desabamento de um prédio, ele ficou em coma vários meses. Ao acordar, o governo tentou fazâ-lo prisioneiro, mas o X-Factor, que tinha acabado de romper seus laços oficiais, o salvou.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Fortão tem a habilidade mutante de absorver a energia cinética e usá-la para realçar sua força muscular até um limite ainda não determinado. Entretanto, não pode armazenar a energia que absorve por muito tempo; em regra geral deve expeli-la dentro de 90 segundos para impedir que as quantidades enormes de energia distorçam permanentemente seu corpo. Está na dor constante da distorção existente, embora a esconda bem, tradicionalmente jogando o papel do comediante da equipe para distrair-se.