Fortaleza Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fortaleza Clube
Escudofortalezaclub.jpg
Nome Fortaleza Clube
Fundação 24 de junho de 1903
Estádio Severino Pereira da Silva (Fortaleza)
Capacidade 3.000 espectadores
Competição APEA
editar

O Fortaleza Clube foi um clube brasileiro de futebol da cidade de Sorocaba, interior do estado de São Paulo. Fundado em 24 de Junho de 1903[1] suas cores eram vermelho, preto e branco.

História[editar | editar código-fonte]

O Fortaleza Clube foi um dos primeiros times de futebol da cidade de Sorocaba. Fundado por Nicolau Parella e Romano Biazoli - ambos funcionários das indústrias texteis Santa Rosália (atual bairro de Santa Rosália) -, possuía em seus registros o nome de Sport Club Santa Rosalia. Inicialmente, sua finalidade era a prática do futebol entre os funcionários daquela fábrica de tecidos.

Tempos depois, a fábrica passou a ser administrada pelo inglês Joseph Klirck, que, além de esportista, tinha estreita relação com Charles Miller. Como bom bretão, Klirck incentivou a prática do futebol, instruindo a equipe e doando a primeira bola de futebol.

Foi em uma viagem ao nordeste brasileiro que Klirck encantou-se pela bela cidade de Fortaleza. Fascinado com a localidade, decidiu rebatizar a equipe sorocabana para Fortaleza Foot-Ball Club.

Mais tarde, em 18 de Fevereiro de 1906, o recém fundado Sport Club Floresta, de Santa Rosalia, fundiu-se com o Fortaleza Foot-Ball Club[2], prevalecendo o nome Fortaleza, e passou a se chamar Sport Club Fortaleza.

Em 1909 houve uma reunião entre a diretoria e sócios do Fortaleza e do S.C. Sorocabano para que os dois clubes se fundissem[3], porem a idéia não foi pra frente e os dois clubes seguiram separados. Suas cores originais eram o verde e branco. Porém nos anos 30, alteraram-se as cores para vermelho, preto e branco, além de seu nome oficial, para Fortaleza Clube.

O Fortaleza foi considerado o único rival a altura do Savóia de Votorantim, então bairro da cidade de Sorocaba. Em várias oportunidades, as equipes se enfrentaram dentro e fora de campo.[4][5]

Em 1940, o empresário Severino Pereira da Silva assumiu a administração da empresa e, em 1942 inaugurou o seu estádio próprio: Estádio Severino Pereira da Silva. Este foi o primeiro estádio da cidade de Sorocaba a receber iluminação artificial para jogos noturnos. O feito foi concretizado no dia 19 de julho de 1952 [6].

Em sua história, o Fortaleza se destaca pela vitória sobre o Flamengo por 4 x 1 em 01 de março de 1947. Por várias vezes, foi campeão dos torneios amadores de Sorocaba e região: Campeão Amador de Sorocaba por 13 vezes (se destacando pelo tri-campeonato de 1949, 1950 e 1951; Campeão do Interior em 1948.

Muitos atlétas sorocabanos passaram pelo clube, tais como Oberdan Cattani, Zecão e Hélio (goleiros) e Wilson Campos.

Em 1970, o clube extinguiu seu departamento de futebol e a especulação imobiliária deu fim ao estádio e sede social.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

  • Campeonato Amador do Interior - Setor 16: 1948

Municipais[editar | editar código-fonte]

Cscr-featured.png: Campeão Invicto

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • GOMES,Luiz Carlos, Pesquisa Independente sobre o Futebol Sorocabano
  • SANTOS JUNIOR,João dos, "Votorantim - História e Iconografia de uma cidade", São Paulo: Editora Ottoni, 2004.

Referências

  1. «Um atestado de operosidade é o que nos dá o marco n. 53, da existência do Fortaleza Clube». Jornal Cruzeiro do Sul. 24 de junho de 1956 
  2. «Futebol Nacional:Fortaleza Clube». Consultado em 18 de fevereiro de 2013 
  3. «Sport - Football». Jornal Cruzeiro do Sul. 14 de novembro de 1909 
  4. «Jornal Cruzeiro do Sul». Consultado em 18 de fevereiro de 2013 [ligação inativa]
  5. «Recanto das Letras». Consultado em 18 de fevereiro de 2013 
  6. Jornal Cruzeiro do Sul. «Fortaleza Clube» (PDF). Consultado em 18 de fevereiro de 2013. Arquivado do original (PDF) em 5 de março de 2016