Fortaleza de Armação de Pêra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou seção foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Fortaleza de Armação de Pêra
Fortaleza de Armação de Pera.JPG
Fortaleza de Armação de Pêra
Mapa de Portugal - Distritos plain.png <div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;">
Construção Sebastião de Portugal (1571)
Estilo Abaluartado
Conservação
Homologação
(IGESPAR)
IIP
Aberto ao público

O Forte de Santo António da Pedra da Galé, também referido como Fortaleza de Armação de Pêra, localiza-se em Armação de Pêra, no município de Silves, distrito de Faro, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

Capela de Santo António.JPG

Presume-se que a primitiva defesa do local tenha sido um antigo castro dos lusitanos ou um forte romano, destinado à defesa da foz da ribeira de Alcantarilha.

Posteriormente, aqui foi erguido um forte, em 1571, para defesa contra os ataques dos piratas da Barbária e de corsários em geral. Adicionalmente a estrutura oferecia protecção às pessoas que se deslocavam da freguesia de Alcantarilha para este local, onde se dedicavam à pesca.

Ao longo dos séculos, ao abrigo da defesa proporcionada pelo forte, populações foram-se fixando na região, dando origem ao povoado de Armação de Pêra, voltado para a actividade da pesca e da agricultura, nesta última, nomeadamente a produção de frutos secos.

Por volta de 1720 foi levantada, no interior da fortificação, a Capela de Santo António em homenagem ao padroeiro do forte.

Com o terramoto de 1755 o forte sofreu severos danos, vindo a ser reconstruído alguns anos mais tarde.

Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo IPPAR, desde 1978.

Atualmente funciona como um mirante turístico para o areal de Armação de Pêra e o oceano.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]