Fortaleza de Buarcos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou seção foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Fortaleza de Buarcos
Wlm 73660.jpg
Fortaleza de Buarcos: aspecto de um dos baluartes.
Mapa de Portugal - Distritos plain.png <div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;">
Construção ()
Estilo
Conservação
Homologação
(IGESPAR)
IIP
Aberto ao público Sim

A Fortaleza de Buarcos, 40° 09′ 57″ N, 8° 52′ 51″ O, localizava-se na povoação e freguesia de Buarcos, concelho de Figueira da Foz, distrito de Coimbra, em Portugal.

Integrava, juntamente com o Fortim de Palheiros e o Forte de Santa Catarina na Figueira da Foz, o sistema defensivo desse trecho da costa, nomeadamente o antigo porto marítimo da povoação.

História[editar | editar código-fonte]

Buarcos (gravura de Daniel Meisner, c. 1625)

Acredita-se que a sua construção tenha se iniciado no reinado de João I de Portugal (1385-1433), ou mais própriamente no de Manuel I de Portugal (1495-1521), como defesa contra os ataques de corsários Ingleses e Neerlandeses, bem como de piratas da Barbária, frequentes na região.

Da antiga fortificação subsiste atualmente apenas um pequeno troço das suas muralhas, entre dois baluartes, paralelo à marginal da praia de Buarcos.

Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público, por Decreto publicado em 1961.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Fortaleza de Buarcos