Forte da Vinha da Areia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praia da Vinha da Areia, ilha de São Miguel.

O Forte da Vinha da Areia, também referido possivelmente como Forte de Santo André,[1] localizava-se sobre a atual praia da Vinha da Areia, na freguesia de São Miguel, concelho de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, nos Açores.

Em posição dominante sobre este trecho do litoral, constituiu-se em uma fortificação destinada à defesa deste ancoradouro contra os ataques de piratas e corsários, outrora frequentes nesta região do oceano Atlântico.

História[editar | editar código-fonte]

A "Relação" do marechal de campo Barão de Bastos em 1862 refere-o como "Forte da Vinha" e informa que se encontrava arruinado.[2]

Esta estrutura não chegou até aos nossos dias.

Referências

  1. REZENDES, Sérgio, 2010:6
  2. BASTOS, 1997:268.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BASTOS, Barão de. "Relação dos fortes, Castellos e outros pontos fortificados que se achão ao prezente inteiramente abandonados, e que nenhuma utilidade tem para a defeza do Pais, com declaração d'aquelles que se podem desde ja desprezar." in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. LV, 1997. p. 267-271.
  • NEVES, Carlos; CARVALHO, Filipe; MATOS, Arthur Teodoro de (coord.). "Documentação sobre as Fortificações dos Açores existentes nos Arquivos de Lisboa – Catálogo". in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. L, 1992.
  • VIEIRA, Alberto. "Da poliorcética à fortificação nos Açores: introdução ao estudo do sistema defensivo nos Açores nos séculos XVI-XIX". in Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, vol. XLV, tomo II, 1987.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]