Forte de São Brás de Sanxete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Forte de São Brás de Sanxete
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
sem protecção legal (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Forte de São Brás de Sanxete
<div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;">
Construção ()
Estilo Abaluartado
Conservação
Homologação
(IGESPAR)
N/D
Aberto ao público

O Forte de São Brás de Sanxete localiza-se no cabo Raso, freguesia e Município de Cascais, distrito de Lisboa, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

Este pequeno forte marítimo foi erguido com a função de vigia daquele trecho do litoral. Cruzava fogos com o Forte de Crismina, na defesa da praia do Guincho, vasto areal onde embarcações inimigas facilmente poderiam desembarcar tropas.

Em 1894, perdida a sua função defensiva, passou a abrigar um farol, em funcionamento até aos nossos dias.

Este imóvel, na área de influência do Parque Natural de Sintra-Cascais, encontra-se em fase de estudo de classificação, aguardando o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) instruções por parte da Câmara Municipal de Cascais.

Atualmente, as dependências do forte abrigam o Farol do Cabo Raso, sendo as suas dependências de serviço usadas como Casa do Faroleiro. A atual torre de ferro pintada de vermelho, contígua à Casa do Faroleiro, data de 1915, e seu farol tem o alcance de vinte milhas náuticas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.