Forte de São João Baptista de Esposende

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Forte de Esposende
Aerial photograph of Esposende 2019 (2).jpg
Vista aérea do Forte e farol.
Mapa de Portugal - Distritos plain.png <div style="position:absolute;top:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; left:Erro de expressão: Operador * inesperadopx; width:3px; height:3px; background:#FF0000" title="Localização" onmouseover="width:5px;height:5px;">
Construção Pedro II de Portugal (1699-1704)
Estilo Abaluartado
Conservação
Homologação
(IGESPAR)
N/D
(DL Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47 de 26 de fevereiro de 1982)
Aberto ao público
Site IHRU, SIPA1247

O Forte de São João Baptista de Esposende também referido como Castelo de São João Baptista e Forte de Esposende, localiza-se na freguesia das Marinhas, cidade e concelho de Esposende, no distrito de Braga, em Portugal.

Forte de marinha, tinha originalmente a função de guarnecer a foz do rio Cávado.

História[editar | editar código-fonte]

Edificado entre 1699 e 1704, sob o reinado de Pedro II de Portugal (1667-1706), apresentava uma planta no formato estrelado irregular, com um baluarte em cada vértice, e respectiva guarita de planta hexagonal. Em seu terrapleno erguiam-se as edificações de serviço, com destaque para uma capela do século XVIII.

Com a implantação do farolim sofreu alguns cortes na sua estrutura, passando a apresentar planta retangular com apenas dois baluartes e respectiva guarita em cada um dos seus ângulos.

Integra no seu conjunto quatro edifícios de planta retangular e quadrangular, com coberturas de quatro águas, de um piso em 2019 em ruínas.

No lado sudoeste ergue-se o farol, de torre cilíndrica em ferro, sobre uma base circular de cimento, com lanterna e varandim de serviço, pintado de vermelho. Adossado ao farol, encontra-se um edifício de planta retangular, de dois pisos pintado de amarelo, para os faroleiros.

Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1982.

Características[editar | editar código-fonte]

Forte de Esposende: guarita.

O forte originalmente apresentava planta no formato estrelado, com um baluarte em cada vértice, com respectiva guarita de planta hexagonal. Em seu terrapleno erguem-se as edificações de serviço.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]