Forte dos Louros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.

O Forte dos Louros, também referido como Forte de Loures[1] localiza-se sobranceiro à enseada e foz da ribeira de Gonçalo Aires, no sítio dos Louros, freguesia de São Gonçalo, concelho do Funchal, na ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira.

História[editar | editar código-fonte]

Trata-se de um pequeno forte erguido às expensas de Eusébio da Silva Barreto (título Ataídes/Uzeis nas genealogias madeirenses), que foi também o seu primeiro capitão-mor, em fins do século XVII, no contexto da Guerra da Restauração da independência Portuguesa.

Havia já perdido a função militar quando, ao tempo do Governador e Capitão-general da Madeira e Porto Santo D. Diogo Pereira Forjaz Coutinho, este pretendeu ali montar uma fábrica de seda.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma fortaleza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.