Fotóforo (instrumento)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Fotóforo é um aparelho provido de um foco de luz, que se prende à testa, usado principalmente em cirurgias e inspeções de cavidades.

O fotóforo é indicado para iluminação de cavidades e inúmeros procedimentos cirúrgicos médicos, odontológicos e veterinários onde há necessidade de uma iluminação abrangente e nítida, podendo ainda ser utilizado como apoio nos processos de montagem industrial e automotiva.

O fotóforo é utilizado sobre a cabeça através de um capacete (carneira) devidamente forrado, possibilitando ajuste perimetral através de uma catraca localizada na parte traseira e ajuste de altura. Os respectivos ajustes permitem total conforto e liberdade ao usuário mantendo sempre as mãos livres.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

O funcionamento do fotóforo se dá através da alimentação elétrica de uma fonte chaveada automática 127 V / 220V ligada diretamente ao emissor de luz, e para tanto é necessário conecta-la a espera fêmea localizada na extremidade traseira do capacete através de um engate rápido. A corrente utilizada não será superior a 1,0 Amper.

A iluminação se dá através de um canhão de Luz que alojará o “LED” (Light Emitting Diode), o canhão é composto de duas peças e confeccionado em poliestireno na cor preta recebendo em sua extremidade frontal duas lentes que permitirão a partir do movimento circular, (girando-a) a proximidade e distanciamento de foco, consequentemente possibilitando o ajuste de um diâmetro maior ou menor da circunferência luminosa.