Fountain Place

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fountain Place

Fountain Place

História
Arquiteto
Pei Cobb Freed & Partners Dan Kiley
Período de construção
1984-1986 (38 anos)
Abertura
1986
Status
Completo
Uso
Escritórios
Arquitetura
Altura
Telhado : 219,5 m (720 ft)
Área
111,480 m² (1,200,000 sq ft)
Pisos
63
Elevador
30
Administração
Contratante
The Beck Group (en)
Website
Localização
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O Fountain Place é um arranha-céu de 62 andares e 219 m (720 ft) de altura, localizado em Dallas, Texas.[1] Atualmente é o 5º maior edifício de Dallas, e o 15º maior edifício do Texas.

História[editar | editar código-fonte]

A Tenet Healthcare anunciou em 2008 que estava mudando das áreas suburbanas do norte de Dallas para o Fountain Place devido aos altos preços da gasolina e à revitalização do centro de Dallas. Trevor Fetter, presidente e diretor executivo da empresa, creditou ao Dallas Area Rapid Transit Light Rail e o conceito de uma localização urbana para sua decisão de se mudar para o centro de Dallas.

Atentado[editar | editar código-fonte]

Em 24 de setembro de 2009, o FBI prendeu Hosam Maher Husein Smadi da Jordânia, de 19 anos, por uma suposta tentativa de bombardear o edifício. Smadi estava morando e trabalhando na Italy, Texas e estava sob investigação do FBI por algum tempo.[2]

Design[editar | editar código-fonte]

Os planos originais para o projeto era previsto a construção de duas torres gêmeas, com a segunda torre girada a 90 graus do original, iria ser construída em um bloco adjacente, mas com o colapso do setor de petróleo, banco e setor imobiliário do Texas e o escândalo de poupança e empréstimo na década de 1980, fez com que o projeto não fosse concluído. O prédio foi projetado pelos premiados arquitetos Pei Cobb Freed & Partners, com Henry N. Cobb como parceiro de design e foi concluído em 1986. As fontes de paisagem e homenagem foram projetadas por Dan Kiley.

O edifício é conhecido por sua arquitetura única - foi projetado como um prisma grande e multifacetado. Seus vários lados inclinados fazem com que o edifício tenha um perfil completamente diferente todas as direções.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Fountain Place». Emporis. Consultado em 12 de julho de 2019 
  2. «FBI Arrests Jordanian Citizen for Attempting to Bomb Skyscraper in Downtown Dallas». Federal Bureau of Investigation. 24 de setembro de 2009. Consultado em 12 de julho de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre arranha-céus é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.