Alessia Cara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Four Pink Walls)
Alessia Cara
Alessia Cara
Alessia Cara no Capital Pride Concert em 2018.
Informação geral
Nome completo Alessia Caracciolo
Nascimento 11 de julho de 1996 (27 anos) [1]
Local de nascimento Brampton, Ontário
Canadá
Gênero(s) R&B alternativo, pop, indie pop
Ocupação(ões) Cantora, compositora, instrumentista
Instrumento(s) Voz, guitarra, piano, ukelele, violão
Extensão vocal Soprano (C3 - G#5)
Período em atividade 2014 – presente
Gravadora(s) EP Entertainment Def Jam[2]
Página oficial www.alessiacara.com

Alessia Caracciolo, mais conhecida como Alessia Cara (11 de julho de 1996, Ontário, Canadá), é uma cantora, compositora e instrumentista canadense. Depois de produzir covers artísticos ela lançou seu primeiro EP, Four Pink Walls em 2014 e no ano seguinte fez o lançamento de seu primeiro single "Here" alcançou a posição 19 na parada Hot 100 canadense e se tornou um hit nos Estados Unidos, alcançando a posição 5 na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos.

O album de estréia de Alessia, Know-It-All lançado em 2015, alcançou a oitava posição nas paradas dos Albuns Canadenes e nona posição na Billboard 200 nos Estados Unidos. O terceiro single do album, "Scars to Your Beautiful", alcançou a 8° posição dentro da Billboard Hot 100 em 2016. No ano de 2017, Alessia participou de canções com o DJ e produtor Zedd criando a canção "Stay" e com o rapper Logic na canção "1-800-273-8255".[3][4] Cara já foi nomeada em quatro categorias do Grammy Award, vencendo na categoria de artista revelação na cerimônia realizada no ano de 2018.[5] A cantora foi indicada nas categorias Canção do Ano, Gravação do Ano e na edição de 2019 do Grammy Latino por sua participação na canção "Querer Mejor" com o cantor Juanes.[6] Seu segundo album de estúdio The Pains of Growing de 2018, teve um desempenho comercial de sucesso incluindo os singles "Growing Pains" e "Trust My Lonely".

Vida e Carreira[editar | editar código-fonte]

1996-2013: Vida Inicial e família[editar | editar código-fonte]

Alessia nasceu em Brampton, uma cidade nos arredores de Toronto. A mãe de Alessia é italiana de Reggio Calabria e emigrou para o Canadá, enquanto o pai de Alessia nasceu no Canadá, de pais italianos, também da Calábria. Além do inglês, Alessia fala italiano e o dialeto calabrês que aprendeu com os pais.[7] [8][9]

Frequentou a Cardinal Ambrozic Catholic Secondary School. Quando era criança, escrevia poesias e fazia teatro. Aos dez anos começou a tocar violão e aprendeu sozinha a tocar várias músicas. Aos treze anos, começou seu próprio canal no YouTube, onde publicava covers em versões acústicas incluindo o programa 15 Seconds of Fame, da Mix 104.1 de Boston.

2014–2017: Início da Carreira e a era Know-It-All[editar | editar código-fonte]

Em 2014 Alessia foi até os Estados Unidos para assinar um contrato de gravação de um EP. Em abril de 2015, Alessia lançou seu single de estréia pela gravadora Def Jam, chamado Here,[10] o single foi descrito pela MTV como "uma canção para todos aqueles que secretamente odeiam festas". A canção foi lançada pela The FADER e acumulou mais de 500 mil reproduções em sua primeira semana, produzida por Pop & Oak e Sebastian Jole, a canção fala sobre uma experiência pessoal sobre ir a uma festa e se sentir extremamente desconfortável.No dia 5 de maio de 2015, a canção foi escolhida como uma faixa imperdível pela revista Spin. Também foi listada como uma "música que todos deveriam ouvir" pela Cosmopolitan. A canção também foi nomeada uma das melhores canções canadenses de abril de 2015 pelo Complex e foi incluída na lista das "20 canções que você precisa colocar em sua playlist do verão", da Billboard, em junho de 2015. O estilo de cantar de Cara tem sido referido como um suave blue-eyed soul, de voz sedosa, e também tem sido comparada a artistas como Farrah Franklin, Adina Howard, e Norah Jones. Em 29 de julho de 2015, Cara fez sua estreia na televisão cantando seu single "Here" no programa The Tonight Show Starring Jimmy Fallon que proporcionou a Alessia uma indicação ao Streamy Awards na categoria Canção Original.

Cara lançou um EP chamado Four Pink Walls com cinco músicas, incluindo seu single de estreia, "Here", em 28 de agosto de 2015. Seu álbum de estreia, Know-It-All, foi lançado em 13 de novembro de 2015.

De Janeiro a Abril de 2016, Alessia embarcou em sua primeira turnê "Know-It-All Tour," apresentando-se em diversas cidades americanas e canadenses. A cantora entrou para a lista de indicados à premiação Sound Of... do canal BBC Music finalizando como finalista e por fim ficando em segundo lugar. Alessia venceu o prêmio de Artista do ano de 2016 pelo Juno Award.[11] No dia 7 de março de 2016 Alessia lançou o video para a canção "Wild Things."

Foto promocional de Alessia em 2015.

Em abril de 2016, Alessia anunciou que seria uma das atrações da turnê A Head Full of Dreams da banda Coldplay que ocorreria na Europa e America do Norte junto com a cantora e compositora britânica vencedora do Grammy, Foxes. No dia 23 de junho de 2016, Alessia fez uma participação no relançamento da canção Wild do cantor Troye Sivan.[12] O video da canção foi lançado no dia 22 de julho de 2016. Ela se apresentou no Festival de Glastonbury no dia 24 de junho de 2016 no palco John Peel. O video da canção How Far I'll Go, do filme da Disney, Moana,[13] foi lançado no dia 3 de Novembro de 2016, desde então recebeu mais de 230 milhões de visualizações no YouTube. A canção foi escrita por Lin-Manuel Miranda, produzida por Oak Felder, e o video foi dirigido pela Aya Tanimura. No dia 15 de dezembro de 2016, Alessia lançou um video para a canção "Seventeen."[14]

Alessia foi convidada para se apresentar no programa Saturday Night Live no dia 4 de Fevereiro de 2017.[15] Em 18 de abril, o video da canção Stay foi lançado. A cantora também realizou uma parceria na canção "1-800-273-8255" do rapper Logic em seu album Everybody. A canção foi lançada como single no dia 28 de abril de 2017 contendo também participação do cantor americano Khalid. Alessia faz uma aparição no video da canção lançado posteriormente no mesmo ano, Em julho de 2017, "Scars to Your Beautiful" foi nomeado para Vídeo do Ano no MTV Video Music Awards 2017. O vídeo também foi nomeado para melhor vídeo de Luta Contra o Sistema, categoria em que venceu, e Melhor Direção. Além disso, o vídeo da colaboração de Cara com Zedd, Stay, foi nomeado para Melhor Vídeo Dance, acabando por vencer esse prêmio.

2018 - presente: The Pains of Growing e This Summer[editar | editar código-fonte]

No dia 28 de janeiro de 2018, Alessia foi indicada ao Grammy Award na categoria Artista Revelação, sendo a primeira artista canadense a vencer este prêmio[16][17]. No dia primeiro de junho de 2018 Alessia lançou um trecho de um vídeo enigmático em tweets. No dia 9 de junho a cantora postou a letra de uma canção nova em diferentes redes sociais para que os fãs pudessem juntar as peças.[18] Após completar a letra, Alessia anunciou a capa e o nome do single no dia 11 de junho. O single, chamado "Growing Pains", foi lançado no dia 15 de junho de 2018 e o video da canção, lançado no dia 20 de junho do mesmo ano sendo indicado por melhor cinematografia na edição do MTV Video Music Awards de 2018.[19][20]

Em 2018 Alessia foi uma das artistas escolhidas para participar do álbum de tributo a Elton John e Bernie Taupin, Revamp, cantando a canção I Guess That's Why They Call It the Blues.[21]

No dia 10 de julho de 2018, Alessia anunciou que estaria lançando no dia seguinte uma canção que gravou no porão de sua casa, escrita e produzida por ela como um presente por seu aniversário. A canção chamada "A Little More" foi lançada junto com um vídeo no mesmo dia.[22] No dia 29 de setembro, a liga de futebol canadense anunciou que Alessia realizaria a performance de intervalo da Grey Cup em sua 106° edição. Em outubro, Alessia realizou uma parceria com o cantor italiano Eros Ramazzotti para a canção "Vale per sempre", incluída no álbum Vita ce n'è. No dia 5 do mesmo mês, Alessia lançou outra canção, chamada "Trust My Lonely". A cantora lançou também um vídeo no mesmo dia[23][24]. No dia 8 de novembro de 2018 o rapper Kyle lançou uma canção em parceria com Alessia, chamada "Babies". Em 13 de novembro, Alessia lançou mais uma canção do álbum The Pains of Growing chamada "Not Today." A data do lançamento da canção coincidiu com o terceiro aniversário de lançamento de seu primeiro album. O segundo álbum de estúdio de Alessia, The Pains of Growing, foi lançado no dia 30 de novembro de 2018, alcançando a primeira posição da Lista Pop do ITunes em menos de duas horas após seu lançamento. O Álbum estreou na 71° posição na Billboard Hot 200; 62 posições abaixo da estréia de seu álbum de estréia em 2015. "Out of Love" eventualmente se tornou um hit nas rádios virando o terceiro single do álbum.[25] No dia 21 de fevereiro, Alessia anunciou que estaria acompanhando Shawn Mendes na abertura dos shows da Shawn Mendes: The Tour pela Europa, Reino Unido e Estados Unidos. Em maio do mesmo ano Alessia deu início a "The Pains of Growing Tour," passando por cidades do Canadá.

Em julho de 2019 Alessia anunciou o lançamento de um novo EP, This Summer, prometendo lançar as canções a cada duas semanas até o lançamento em 6 de setembro de 2019. A cantora também anunciou que estaria estendendo a "The Pains of Growing Tour," visitando diversas cidades dos Estados Unidos em Outubro e Novembro. O primeiro single do EP, "Ready", foi lançado no dia 22 de julho. [26]. O segundo single, "Rooting for You"[27], foi lançado no dia 9 de agosto seguido por "Okay Okay", no dia 23 do mesmo mês. O quarto single "October", foi lançado no dia 3 de setembro, um video para o quarto single foi lançado no mesmo mês.[28][29][30]

No dia primeiro de novembro, Alessia fez uma participação na música "Another Place" da banda britânica Bastille. [31]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Título Melhor posição nas tabelas musicais Vendas Certificações
CAN
[32]
AUS
[33]
DEN
[34]
GER
[35]
IRE
[36]
NL
[37]
NZ
[38]
SWE
[39]
UK
[40]
US
[41]
Know-It-All 8 16 19 99 52 34 26 21 14 9
  • Estados Unidos: 1 000 000
  • Canadá: 100 000
The Pains of Growing 21 76 78 71
  • Estados Unidos: 13 000
In The Meantime
"—" indica uma obra que não entrou na tabela musical ou não foi lançada no território.

Extended plays[editar | editar código-fonte]

Título Melhor posição
CAN
[32]
NZ
[38]
US
[41]
Four Pink Walls

11 21 31
This Summer


52
This Summer: Live Off The Floor

Singles[editar | editar código-fonte]

Como artista principal[editar | editar código-fonte]

Ano Obra Melhores posições atingidas Certificações Álbum
CAN
[45]
AUS
[33]
DEN
[34]
GER
[35]
IRE
[36]
NL
[37]
NZ
[38]
SWE
[46]
POR[47] UK

[40]
US
[48]
2015 Here 19 12 58 59 71 26 15 62 38 28 5 Know-It-All
2016 Wild Things 14 25 76 66 58 12 61 44 63 50
"Scars to Your Beautiful" 14 8 37 19 35 30 15 10 18 55 8
"How Far I'll Go" 46 15 29 53 26 26 3 7 40 49 59 Moana
2017 "Stay" (com Zedd) 9 3 12 13 8 11 9 9 8 8 7 por anunciar
2017 "1-800-273-8255" (com Logic & Khalid) 6 5 2 45 9 23 6 4 6 9 3 Everybody
  • a^ Embora não tenha entrado na Billboard Hot 100, "Wild Things" atingiu o número 33 na Pop Digital Songs, extensão da tabela supracitada.[64]


Filmografia[editar | editar código-fonte]

Os Irmãos Willoughbys - 2020

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Categoria Trabalho Resultado Ref.
2015 Streamy Awards Original Song Here Venceu [65]
2016 BBC Sound of Sound of 2016
Segundo lugar
[66]
Kids' Choice Awards Favorite New Artist ela mesma Indicado
Juno Awards Breakthrough Artist of the Year Venceu [67]
Fan Choice Award Indicado
Single of the Year Here Venceu
R&B/Soul Recording of the Year "Four Pink Walls" Indicado
Radio Disney Music Awards Favorite New Artist ela mesma Indicado
2017 MTV Video Music Awards Clipe do Ano "Scars To Your Beautiful" Indicado
Melhor Luta Contra o Sistema "Scars To Your Beautiful" Venceu
Melhor Direção "Scars To Your Beautiful" Indicado
Melhor Clipe Dance "Stay" (com Zedd) Venceu
Grammy Awards 2018 "Artista Revelação " Venceu

Referências

  1. «Vídeo: dona do hit Here, veja entrevista com Alessia Cara». Cabine Cultural. 27 de novembro de 2015. Consultado em 19 de abril de 2020 
  2. «Vídeo: dona do hit Here, veja entrevista com Alessia Cara». Cabine Cultural. 27 de novembro de 2015. Consultado em 19 de abril de 2020 
  3. «Ouça "Stay", parceria do Zedd e Alessia Cara». 23 de fevereiro de 2017 
  4. «Veja o forte clipe "1-800-273-8255", de Logic, Alessia Cara e Khalid». 18 de agosto de 2017 
  5. «Alessia Cara Wins Best New Artist». GRAMMY.com (em inglês). 28 de janeiro de 2018. Consultado em 26 de outubro de 2019 
  6. «Querer Mejor: Confira o dueto de Juanes e Alessia Cara». 24 de maio de 2019 
  7. Meet Alessia Cara, the Soulful Voice Behind This Year’s Antisocial Pop Anthem
  8. My Favourite Things: Alessia Cara
  9. Alessia Cara a Tropical Pizza: le miei origini calabresi
  10. Newspix/Getty/Divulgação. «Canadense de 19 anos, Alessia Cara estoura com hit sobre festa malsucedida» 
  11. Aiex, Tony (2 de fevereiro de 2016). «JUNO Awards: maior premiação da música no Canadá revela indicados» 
  12. «Troye Sivan chama Alessia Cara para uma nova versão de "WILD"». 23 de junho de 2016 
  13. «Alessia Cara entra para trilha sonora de "Moana"; ouça "How Far I'll Go "». 28 de outubro de 2016 
  14. «Alessia Cara lança videoclipe para "Seventeen"». 15 de dezembro de 2016 
  15. «Alessia Cara canta "Scars To Your Beautiful" e "River of Tears" no "SNL"». 5 de fevereiro de 2017 
  16. «Alessia Cara ganha Grammy de artista revelação» 
  17. Brito, Hagamenon (10 de dezembro de 2018). «Grammy de artista revelação, Alessia Cara é uma garota especial» 
  18. «Alessia Cara anuncia lançamento para semana que vem». 8 de junho de 2018 
  19. «Alessia Cara lança novo single; vem ouvir "Growing Pains"». 15 de junho de 2018 
  20. «Alessia Cara lança clipe maravilhoso para "Growing Pains"». 20 de junho de 2018 
  21. Pinheiro, Pedro Henrique (4 de abril de 2018). «Lady Gaga, Florence + The Machine e mais regravam sucessos de Elton John» 
  22. «Celebrando seu 22º aniversário, Alessia Cara lança a música "A Little More"». 11 de julho de 2018 
  23. «Alessia Cara mostra que sabe superar um relacionamento na nova "Trust My Lonely"». 5 de outubro de 2018 
  24. «Alessia Cara lança clipe divertido para "Trust My Lonely"». 5 de outubro de 2018 
  25. «Alessia Cara lança clipe sensível de "Out Of Love"». 4 de abril de 2019 
  26. «"Ready": Alessia Cara revela primeira música do EP "This Summer"». 22 de julho de 2019 
  27. «Alessia Cara lança "Rooting For You" e revela detalhes do EP "This Summer"». 9 de agosto de 2019 
  28. «Alessia Cara lança mais uma música nesta sexta; ouça prévia de "Okay Okay"». 22 de agosto de 2019 
  29. «Ouça "Okay Okay", a nova música da Alessia Cara». 23 de agosto de 2019 
  30. «Na íntegra! Ouça o EP "This Summer", da Alessia Cara». 6 de setembro de 2019 
  31. «Bastille lança versão de "Another Place" ao lado de Alessia Cara». 1 de novembro de 2019 
  32. a b «Alessia Cara - Chart history (Canada)». Billboard.com. Consultado em 22 de outubro de 2015 
  33. a b Peaks in Austrália:
  34. a b «Discography Alessia Cara». Consultado em 8 de março de 2017 
  35. a b «Discographie Alessia Cara» (em alemão). GfK Entertainment. Consultado em 1 de novembro de 2016 
  36. a b «Discography Alessia Cara». Irish Charts Portal. Hung Medien 
  37. a b «Discografie Alessia Cara». Dutch Charts Portal. Hung Medien 
  38. a b c Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome NZ
  39. «Archived copy». Consultado em 11 de julho de 2014. Arquivado do original em 26 de dezembro de 2015 . Click on "Veckans albumlista".
  40. a b Peaks in the UK:
  41. a b «Alessia Cara - Chart history – Billboard 200 (US)». Billboard.com. Consultado em 22 de outubro de 2015 
  42. a b c d e f «RIAA – Alessia Cara». Recording Industry Association of America. 22 de maio de 2017. Consultado em 30 de maio de 2017 
  43. a b c d e «Gold/Platinum - Music Canada». Music Canada. Consultado em 31 de julho de 2017 
  44. «Alessia Cara "Know-It-All"» (em dinamarquês). IFPI Denmark. 21 de março de 2017. Consultado em 28 de março de 2017 
  45. «Alessia Cara - Chart history — Billboard Canadian Hot 100». Billboard.com. Consultado em 22 de outubro de 2015 
  46. «Discography Alessia Cara». Swedish Charts Portal. Hung Medien 
  47. «Alessia Cara». PortugueseCharts.com. Consultado em 30 de janeiro de 2018 
  48. «Alessia Cara - Chart history – Billboard Hot 100». Billboard.com. Consultado em 18 de novembro de 2015 
  49. «ARIA Charts – Accreditations – 2016 Singles». Australian Recording Industry Association. Consultado em 11 de fevereiro de 2016 
  50. a b c d e «Certified Awards Search» (To access, enter the search parameter "Alessia Cara" and select "Search by Keyword"). British Phonographic Industry. Consultado em 15 de março de 2016 
  51. a b c d e «Sverigetopplistan - Sveriges Officiella Topplista» (em sueco). Sverigetopplistan.se. Consultado em 10 de março de 2017. Arquivado do original (To access, enter the search parameter "Alessia Cara" and select "Search by Keyword") em 21 de maio de 2013 
  52. «Alessia Cara "Here"» (em dinamarquês). IFPI Denmark. Consultado em 3 de abril de 2016 
  53. [Unknown Region «New Zealand single certifications»] Verifique valor |url= (ajuda). Recorded Music NZ. Consultado em 15 de janeiro de 2016 
  54. a b c «ARIA Charts - Accreditations - 2017 Singles». Australian Recording Industry Association. Consultado em 7 de março de 2017 
  55. [Unknown Region «New Zealand single certifications»] Verifique valor |url= (ajuda). Recorded Music NZ. Consultado em 6 de maio de 2016 
  56. a b «Gold-/Platin-Datenbank». Bundesverband Musikindustrie. Consultado em 27 de junho de 2017 
  57. «Alessia Cara "Scars To Your Beautiful"» (em dinamarquês). IFPI Denmark. 7 de fevereiro de 2017. Consultado em 14 de fevereiro de 2017 
  58. [Unknown Region «New Zealand single certifications»] Verifique valor |url= (ajuda). Recorded Music NZ. Consultado em 16 de dezembro de 2016 
  59. «Alessia Cara "How Far I'll Go"» (em dinamarquês). IFPI Denmark. Consultado em 19 de maio de 2017 
  60. [Unknown Region «New Zealand single certifications – Alessia Cara»] Verifique valor |url= (ajuda). Recorded Music NZ. Consultado em 17 de março de 2017 
  61. «ARIA Australian Top 50 Singles». Australian Recording Industry Association. 31 de julho de 2017. Consultado em 29 de julho de 2017 
  62. «Zedd & Alessia Cara "Stay"» (em dinamarquês). IFPI Denmark. Consultado em 19 de maio de 2017 
  63. [Unknown Region «New Zealand single certifications – Zedd and Alessia Cara»] Verifique valor |url= (ajuda). Recorded Music NZ. Consultado em 9 de junho de 2017 
  64. «Chart Search». Billboard Pop Digital Songs for Alessia Cara. Consultado em 5 de fevereiro de 2016 
  65. http://www.streamys.org/nominees-winners/5th-annual-nominees-winners/
  66. «ALESSIA CARA on Instagram: "thank u @bbcmusic for the 2nd spot on sound of 2016. this is so coooool 👽"». Instagram. Consultado em 4 de fevereiro de 2016 
  67. «The Weeknd, Justin Bieber, Drake e Shawn Mendes são indicados ao Juno Awards 2016». Portal POPline. 2 de fevereiro de 2016. Consultado em 4 de fevereiro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]