Foxconn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Foxconn
Tipo Empresa privada
Indústria Tecnologia da Informação
Hardware
Electrônica
Fundação Taipei Taiwan (1974)
Pessoas-chave Terry Gou (Presidente)
Empregados 1,2 milhão (2011) [1]
Produtos Notebooks, Placas Mãe, Terceirização, Jogos eletrônicos e outros
Página oficial Foxconn Technology Group

Foxconn (富士康) é o nome de uma empresa com sede em Taiwan com a razão social de Hon Hai Precision Industry Co. (Ltd.). A Foxconn é a maior fabricante de componentes eletrônicos e de computadores no mundo. Sua produção é baseado em contratos com outras empresas de tecnologia. Entre seus produtos mais famosos ele fabrica o Mac mini, iMac, iPod, iPad e o iPhone da Apple Inc.; Placas mãe baseada nos chips da Intel para Intel Corp.; vários outros componentes para empresas internacionais como Dell e Hewlett-Packard (HP); PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation 4 da Sony; o Wii da Nintendo; o Xbox 360 da Microsoft, telefones celulares da Motorola.[2][3]

Fundada em 1974 como empresa de produtos de plástico, em sua maioria conectores, por Terry Gou, o qual ainda hoje é o CEO da empresa. Está na Bolsa de Taiwan desde 1991. A empresa abriu sua primeira fábrica na China em 1988 em Shenzhen que é a sua maior indústria com mais de 270.000 trabalhadores. Em 1994 expandiu suas ações para Estados Unidos e Japão, actualmente também no Brasil estado de São Paulo.

A foxconn é considerada no mundo todo uma empresa modelo. E suas parcerias com grandes empresas mundiais de tecnologia, trouxeram prosperidade, riqueza e tecnologia para a população de Taiwan.[4]

Fundamentada no conceito “Foco no Cliente”, a Foxconn não é apenas a maior, mas também a multinacional que cresce mais rápido em prestação de serviços (incluindo CEM, EMS, ODM e CMMS) no mundo. A empresa está entre as 500 maiores do mundo, sendo a maior exportadora de produtos industrializados da China e a segunda maior da República Tcheca.

Com o objetivo de integrar-se com a comunidade local, a Foxconn têm práticas corporativas alinhadas com as necessidades legais e culturais, além de adotar a estratégia de desenvolvimento de mão-de-obra da cidade e região em que está estabelecida, gerando mais empregos e qualificação profissional.

Maior fabricante 3C do mundo[editar | editar código-fonte]

O maior fabricante de produtos 3C (Computadores, Comunicações e Consumos Eletrônicos) tem presença global em toda a Europa, Américas e Ásia. Em 2012, alcançou a faixa de 1,5 milhões de funcionários.

Maior exportador da China[editar | editar código-fonte]

O grupo Foxconn foi responsável por 5,9% das exportações na China no ano de 2011 e foi classificado como maior exportador do país durante 10 anos consecutivos.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

A Foxconn está classificada em 60º lugar na revista " 2011 Fortune Global 500 “ e em 9º lugar em “IFI CLAIMS® 2011 Top 50 US Patent Assignees” como líder em inovação e know-how técnico com mais de 42 mil patentes concedidas e cerca de 92 mil patentes registradas mundialmente.

Responsabilidade Social e Ambiental[editar | editar código-fonte]

A Foxconn realiza projetos de cidadania, desenvolvimento de jovens para o mercado de trabalho, inserção de portadores de deficiência e campanhas sociais em prol de entidades das regiões onde está situada.

Atualmente a Foxconn mantém programas de desenvolvimento de jovens aprendizes no quadro de colaboradores, além de incluir e capacitar PCD´s (Pessoas com Deficiência), em diversas áreas. Ao longo do ano, são promovidas diversas ações para o incentivo e desenvolvimento de nossos colaboradores, pois acreditamos que eles são fundamentais para nossa existência.

A Foxconn possui certificação ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, além de seguir o SER, programa baseado no Código de Conduta da Indústria Eletrônica, que busca o bem estar do colaborador, garantindo o cumprimento das responsabilidades do funcionário e da Empresa com relação ao trabalho, saúde, segurança, meio ambiente e ética.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências