FQDN

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fqdn)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Fevereiro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

FQDN (em inglês, Fully Qualified Domain Name, ou em Português, Nome de Domínio Completamente Qualificado), algumas vezes denominado nome de domínio absoluto,[1] é um nome de domínio que especifica sua localização exata na árvore hierárquica do Domain Name System (DNS). Ele especifica todos os níveis de domínio, incluindo, pelo menos, um domínio de segundo nível e um domínio de nível superior.[2] Um FQDN é distinguido pela sua falta de ambiguidade: ele pode ser interpretado apenas de uma maneira.

O domínio raiz DNS não é nomeado, o que é expresso por possuir um rótulo vazio na hierarquia DNS, resultando em um nome de domínio completamente qualificado terminando com o domínio de nível superior. Entretanto, em alguns casos, o caractere de parada (período) completa é necessário no final do nome de domínio completamente qualificado.

Em contraste com um nome de domínio que é completamente especificado, um nome de domínio que não inclui o caminho completo dos rótulos acima da raiz DNS é frequentemente chamado de um nome de domínio parcialmente qualificado.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

  • Nome do Computador: "foo"
  • Nome do domínio: "bar.com"

O FQDN será: "foo.bar.com."

Outros exemplos de FQDN:

  • "espec.ppgia.pucpr.br.", "www.uol.com.br.", "www.mit.edu.", "edas.info.".

Referências

  1. RFC 1035, Domain names: implementation and specification
  2. April N. Marine; Joyce K. Reynolds; Gary Scott Malkin (March 1994). [[[:Predefinição:Cite IETF/makelink]] "Questions About the Domain Name System"]. [[[:Predefinição:Cite IETF/makelink]] Answers to Commonly asked "New Internet User" Questions]. IETF. sec. 5. Predefinição:Cite IETF/doctypes. Predefinição:Cite IETF/makelink. Visitado em 29 April 2013. "If you think of the DNS as a tree-structure with each node having its own label, a fully qualified domain name for a specific node would be its label followed by the labels of all the other nodes between it and the root of the tree." 
Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.