Fracasso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Em geral, fracasso (ou falhanço, em Portugal), refere-se ao estado ou condição de não atingir um objetivo desejado ou pretendido. Pode ser visto como o oposto de sucesso.

Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Economia e negócios


Critérios para o fracasso[editar | editar código-fonte]

Os critérios para o fracasso dependem pesadamente do contexto de uso, e podem ser relativos a um observador particular ou sistema de crenças. Uma situação considerada como um fracasso por alguém pode ser considerado por outrem um sucesso, um sucesso relativo ou uma situação neutra, particularmente nos casos de competição direta ou jogo de soma-zero.

Pode também ser difícil ou impossível definir se uma situação preenche os critérios de fracasso ou sucesso devido a definições ambíguas ou mal formuladas destes critérios. Descobrir critérios úteis e efetivos, ou heurísticos, para julgar o sucesso ou o fracasso de uma situação pode ser uma tarefa significativa por si só.

Uso comum[editar | editar código-fonte]

Um contexto no qual o fracasso é freqüentemente usado é a qualificação formal na formação escolar. "Fracassar num teste", receber uma "nota baixa" ou não "preencher os requisitos" indica que um estudante foi incapaz de atingir um patamar mínimo de desempenho ou qualidade, necessários para continuar seus estudos de um dado assunto.

Definição técnica formal[editar | editar código-fonte]

Fracasso está definido na norma ISO/CD 10303-226 como a falta de habilidade de um componente, equipamento, sub-sistema ou sistema para realizar sua função planejada. Fracasso pode ser a resultante de uma ou várias falhas.

Tipos de fracasso[editar | editar código-fonte]

O fracasso pode ser percebido diferentemente a partir do ponto de vista de seus avaliadores. Uma pessoa que só esteja interessada no resultado final de uma actividade poderia considerá-la como um Fracasso de Resultado se o assunto central não tiver sido resolvido ou uma necessidade básica não for satisfeita. Um fracasso também pode ser um fracasso de processo, segundo o qual, embora a actividade seja completada com sucesso, uma pessoa pode ainda assim sentir-se insatisfeita se o processo subjacente for percebido como estando abaixo de um determinado padrão.

Jared Diamond lista alguns motivos pelos quais uma dada sociedade pode entrar em colapso:

  1. fracasso em antecipar,
  2. fracasso em perceber.

Fracassos comerciais[editar | editar código-fonte]

Um fracasso comercial é um produto que não atinge as expectativas de sucesso, não chegando nem mesmo próximo disso. Um grande fracasso (ou falhanço) vai um passo além e é reconhecido por sua completa falta de sucesso.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Fracasso

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Born Losers: A History of Failure in America, Scott A. Sandage. Harvard University Press, 2005.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]