Framework de aplicação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Em programação de computadores, um framework de aplicação[1] consiste de um framework de software usado por desenvolvedores de software para implementar a estrutura padrão de uma aplicação.[2]

Frameworks de aplicação tornaram-se popular com o surgimento das interfaces gráficas de usuário (IGUs), uma vez que estas tendem a promover uma estrutura padrão para aplicações. Programadores acham muito mais simples criar ferramentas de criação de IGU automáticas quando usam um framework padrão, uma vez que este define a estrutura de código subjacente da aplicação com antecedência. Os desenvolvedores usam técnicas de programação orientada a objetos para implementar frameworks de tal forma que as partes únicas de uma aplicação pode simplesmente herdar de classes pré-existentes em um framework.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

A Apple Computer desenvolveu um dos primeiros frameworks de aplição comercial, o MacApp (lançado em 1985), para o Macintosh. Originalmente escrito em uma versão estendida (orientada a objetos) de Pascal, que mais tarde apareceu reescrito em C++. Outros frameworks populares para o Mac incluem PowerPlant da Metrowerks e MacZoop (todos baseados no Carbon). O Cocoa para o Mac OS X oferece uma abordagem diferente para uma estrutura de aplicação, baseado no framework OPENSTEP desenvolvido na NeXT.

Frameworks de software livre existem como parte da Mozilla, OpenOffice.org, GNOME, KDE, NetBeans e nos projetos Eclipse.

A Microsoft comercializa um framework para desenvolvimento de aplicações Windows em C++ chamado de Microsoft Foundation Class Library.

Uma série de frameworks podem construir aplicações multi-plataforma para Linux, Macintosh e Windows a partir do mesmo código fonte, como o Qt, o kits de ferramentas de widget wxWidgets, FOX Toolkit ou Eclipse RCP.

O Oracle Application Development Framework (Oracle ADF) auxilia na produção de sistemas orientados a Java.

O Silicon Laboratories está oferecendo um framework de aplicação integrado para o desenvolvimento de aplicações sem fio em seu portfólio de chips sem fio.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.