Framework de aplicação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Em programação de computadores, um framework de aplicação[1] consiste de um framework de software usado por desenvolvedores de software para implementar a estrutura padrão de uma aplicação.[2]

Frameworks de aplicação tornaram-se populares com o surgimento das interfaces gráficas de usuário (IGUs), uma vez que estas tendem a promover uma estrutura padrão para aplicações. Programadores acham muito mais simples criar ferramentas de criação de IGU automáticas quando usam um framework padrão, uma vez que este define a estrutura de código subjacente da aplicação com antecedência. Os desenvolvedores usam técnicas de programação orientada a objetos para implementar frameworks de tal forma que as partes únicas de uma aplicação pode simplesmente herdar de classes pré-existentes em um framework.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

A Apple Computer desenvolveu um dos primeiros frameworks de aplicação comercial, o MacApp (lançado em 1985), para o Macintosh. Originalmente escrito em uma versão estendida (orientada a objetos) de Pascal, que mais tarde apareceu reescrito em C++. Outros frameworks populares para o Mac incluem PowerPlant da Metrowerks e MacZoop (todos baseados no Carbon). O Cocoa para o Mac OS X oferece uma abordagem diferente para uma estrutura de aplicação, baseado no framework OPENSTEP desenvolvido na NeXT.

Frameworks de software livre existem como parte da Mozilla, OpenOffice.org, GNOME, KDE, NetBeans e nos projetos Eclipse.

A Microsoft comercializa um framework para desenvolvimento de aplicações Windows em C++ chamado de Microsoft Foundation Class Library.

Uma série de frameworks podem construir aplicações multiplataforma para Linux, Macintosh e Windows a partir do mesmo código fonte, como o Qt, o kits de ferramentas de widget wxWidgets, FOX Toolkit ou Eclipse RCP.

O Oracle Application Development Framework (Oracle ADF) auxilia na produção de sistemas orientados a Java.

O Silicon Laboratories está oferecendo um framework de aplicação integrado para o desenvolvimento de aplicações sem fio em seu portfólio de chips sem fio.

Referências

  1. «Object Oriented Application Frameworks». Consultado em 23 de abril de 2014. Arquivado do original em 15 de maio de 2018 
  2. «Mozilla Application Framework in Detail» 
Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.