Festival Eurovisão da Canção 1987

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Eurovisão da Canção 1987
32° edição
Datas
Final 9 de maio de 1986
Anfitrião
Local Palais du Centenaire, Bruxelas, Bélgica
Apresentador(es) Bélgica Viktor Lazlo
Maestro Bélgica Jo Carlier
Diretor Bélgica Jacques Bourton
Supervisor executivo Suíça Frank Naef
Estação Anfitriã Radio Télévision Belge de la Communauté Française
Website Website oficial
Participantes
Número de entradas 22 países
Países estreantes Nenhum
Países de regresso  Grécia
 Itália
Países de saída Nenhum
Actuações
Actuações de abertura(s) Viktor Lazlo cantando "Breathless"
Actuações nos intervalos Mark Grauwels
Mapa dos países participantes
Um mapa colorido dos países da EuropaPortugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da Canção

     Países confirmados que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 1987

Votação
Sistema de
voto
A votação baseou-se num júri por país que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto às suas 10 canções favoritas, por ordem de preferência.
Votos nulos  Turquia
Vencedor(a)
Portal da Eurovisão
1986Festival Eurovisão da Canção1988

O Festival Eurovisão da Canção 1987 (em inglês: Eurovision Song Contest 1987, em francês: Concours Eurovision de la chanson 1987 e em holandês: Eurovisiesongfestival 1987) foi o 32º Festival Eurovisão da Canção e realizou-se em 9 de maio de 1987 em Bruxelas. Pela premira vez, o Festival coincidiu com o Dia da Europa, justamente no ano em que se comemoravam os 30 anos da assinatura dos Tratados de Roma, embrião da Comunidade Económica Europeia. A apresentadora foi Viktor Lazlo. Foi com uma típica balada irlandesa que Johnny Logan se sagrou vencedor do Festival Eurovisão da Canção de 1987. Johnny Logan já tinha participado e vencido em 1980, tornando-se assim no primeiro concorrente a ganhar duas vezes este certame.

Local[editar | editar código-fonte]

Mais sobre a cidade anfitriã : Bruxelas
O Palais du Centenaire, em Bruxelas.

O Festival Eurovisão da Canção 1987 ocorreu em Bruxelas, na Bélgica. Bruxelas é a capital de facto da União Europeia (UE) e a maior área urbana na Bélgica. É composta por 19 comunas, incluindo a Cidade de Bruxelas, propriamente dita, que é a capital da Bélgica, Flandres e da Comunidade francesa da Bélgica. Bruxelas cresceu de uma fortaleza no século X, fundada por um descendente de Carlos Magno, para uma metrópole de mais de um milhão de habitantes. A área metropolitana da cidade tem uma população de mais de 1,8 milhões de habitantes, tornando-a maior da Bélgica. Desde o final da Segunda Guerra Mundial(1939-1945), Bruxelas foi um importante centro de política internacional. A presença das principais instituições da União Europeia, bem como a sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) fez da cidade uma casa poliglota de muitas organizações internacionais, políticos, diplomatas e de funcionários públicos. Embora historicamente seja uma região de falantes do neerlandês, Bruxelas tornou-se uma cidade com cada vez mais falantes da língua francesa ao longo dos séculos XIX e XX. Hoje a maioria dos habitantes são nativos falantes do francês, embora ambas as línguas tenham estatuto oficial. Tensões linguísticas continuam e as leis de linguagem dos municípios em torno de Bruxelas são um tema de muita controvérsia na Bélgica.

O festival em si realizou-se no Palais du Centenaire, área no norte de Bruxelas, conhecida por ter sido o local da Exposição Universal de 1935 e da Expo 58.

Formato[editar | editar código-fonte]

Esta foi a maior edição até então: 22 países participantes, contando com o regresso da Itália e da Grécia. De todos os países participantes até então no certame, apenas Malta, Marrocos e Mónaco não participaram na edição de 1987.

Inicialmente, a RTBF e a VRT iriam organizar a edição em conjunto. No entanto, devido a desentendimentos entre as duas emissoras, a VRT decidiu não co-organizar, deixando a RTBF sozinha na organização. O orçamento necessário era tão importante que uma nova lei teve que ser adotada, permitindo o uso de publicidade para financiar os canais públicos belgas. Foi a primeira vez que patrocinadores ajudaram a fazer o concurso e apareceram na tela.[1] Apesar de a RTBF ser o canal televisivo organizador do festival, não teve a responsabilidade de escolher o seu representante, cabendo à VRT essa escolha. Este facto ocorreu devido à partilha da participação no Festival Eurovisão da Canção, por parte dos dois canais belgas que intercalam anualmente as suas participações. Assim, a RTBF foi o único canal a organizar o festival sem ter o seu representante nessa mesma edição.[1]

A canção israelita, "Shir habatlanim", causou polémica devido ao seu conteúdo humorístico, tendo a atuação sido criticada pelo Ministro da Cultura.

O título original da canção sueca era "Fyra Bugg Och en Coca-Cola" (Quatro pastilhas e um coca-cola), no entanto a EBU impôs uma mudança no tema devido à publicidade à famosa marca de refrigerantes "Coca-Cola". Assim o título foi alterado para "Boogaloo" e onde se ouvia "Fyrabugg och en coca-cola" passou a ouvir-se "Boogaloo, dansa rock'n rolla".

O núcleo da equipa técnica foi formado por Jacques Bourton (endereço), Michel Gehu (produtor executivo), Daniel Georges (cenário) e Jo Carlier (direção musical).

Visual[editar | editar código-fonte]

A abertura da competição começou com uma animação por computador. O logótipo do concurso apareceu no espaço estrelado, logo juntou-se o foguete lunar projetado por Hergé em "Objetivo Lua" e o avião de "O Caranguejo das Tenazes de Ouro". O avião então mergulhou na atmosfera e nuvens, lançando um vídeo turístico da Bélgica. Isso terminou com uma vista do Palais du Centenaire.

A câmera então revelou a orquestra e o palco. Viktor Lazlo fez sua entrada e desceu as escadas enquanto cantava "Breathless". Ela então fez as apresentações, lembrando que, aquele dia, se tratava do aniversário da Declaração Schuman, e do 30º aniversário da União Europeia.

A orquestra, dirigida por Jo Carlier, ficava à esquerda do palco, num espaço reservado. O palco construído pela RTBF, inspirado em formas geométricas tridimensionais, respondeu a uma estética vanguardista e rompeu com a cenografia dos anos anteriores. A tecnologia de iluminação incorporou como principal novidade o uso de lasers, que, apesar de terem sido utilizados em tempo útil nalguma edição anterior, adquiriram especial destaque nesta ocasião.

A apresentadora foi Viktor Lazlo, que falou aos espectadores em inglês e francês.

Os cartões postais consistiam em vídeos turísticos da Bélgica, terminando com a bandeira do país participante. Em seguida, a bandeira foi substituída por um quadradinho de banda desenhada, na qual estava escrito na língua nacional do país: "Para [nome do país], com amizade". Finalmente, os intérpretes se moveram para dentro do quadradinho , antes de saudar os telespectadores. Viktor Lazlo então apresentou os intérpretes e maestros, dando algumas explicações adicionais sobre eles e segurando na sua mão uma reprodução em miniatura da bandeira dos países participantes.

O intervalo foi por um vídeo dedicado às conquistas da União Europeia. As estrelas da bandeira europeia podiam ser vistas viajando através do continente, através de suas paisagens e locais culturais, enquanto que, em paralelo, bailarinos executavam balé contemporâneo. O vídeo começou e terminou com uma cena do músico Marc Grauwels, que tocou variações no estilo da flauta sobre o tema musical da Nona Sinfonia de Beethoven.

A família real belga esteve presente no recinto, neste caso os príncipes herdeiros príncipe Alberto e a princesa Paula.

Cartões postais[editar | editar código-fonte]

Os cartões postais desta edição consistiu numa forma de arte que é património cultural da Bélgica: a banda desenhada.

País Obra
 Noruega As Aventuras de Tintim (Hergé)
 Israel Quim e Filipe (Hergé)
 Áustria O gato (Philippe Geluck)
 Islândia As Aventuras de Nero (Marc Sleen)
 Bélgica Bollie e Billie (Jean Roba)
 Suécia Bibi & Baba (Willy Vandersteen)
 Itália Leonardo (Philippe Liégeois e Bob de Groot)
 Portugal Gaston Lagaffe (André Franquin)
 Espanha Max (Bara)
 Turquia Yoko Tsuno (Roger Leloup)
 Grécia Inspector Canardo (Benoît Sokal)
 Países Baixos Sambre (Bernard Hislaire)
 Luxemburgo Silêncio (Didier Comès)
 Reino Unido Clifton (Philippe Liégeois e Bob de Groot)
 França Ric Hochet (Tibet e André-Paul Duchâteau)
 Alemanha Cubitus (Dupa)
 Chipre Lucky Luke (Morris)
 Finlândia Irmãos Dalton (Morris)
 Dinamarca Spirou e Fantásio (Franquin)
 Irlanda Os Túnicas Azuis (Willy Lambil e Raoul Cauvin)
 Iugoslávia Os Estrumpfes (Peyo)
 Suíça As Cidades Obscuras (François Schuiten e Benoît Peeters)

Votação[editar | editar código-fonte]

Cada país tinha um júri composto por 11 elementos, que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 pontos às dez canções mais votadas.

O supervisor executivo da EBU foi Frank Naef.

Durante a votação, a câmera fez vários close-ups dos artistas. Em particular, Johnny Logan e a banda Wind apareceram.

Esta foi a última edição em que apareceu um quadro de votação físico.

Participações individuais[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Participações Individuais ESC1987

Participantes[editar | editar código-fonte]

  Países participantes
País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Alemanha "Laß die Sonne in dein Herz" Wind Ein lied für Brüssel 1987 26 de março de 1987
Deixa o sol entrar no teu coração Alemão
 Áustria "Nur noch Gefühl" Gary Lux Seleção interna -
Apenas sentimentos Alemão
 Bélgica "Soldiers of Love" Liliane Saint-Pierre Eurosong 1987 14 de março de 1987
Soldados do amor Holandês
 Chipre "Aspro-Mavro" (Άσπρο-μαύρο) Alexia Seleção interna -
Branco-Preto Grego
 Dinamarca "En lille melodi" Anne-Cathrine Herdorf & Bandjo Dansk Melodi Grand-Prix 1987 28 de fevereiro de 1987
Uma pequena melodia Dinamarquês
 Espanha "No estás solo" Patricia Kraus Selecção Interna -
Tu não estás só Castelhano
 Finlândia "Sata salamaa" Vicky Rosti & Boulevard Euroviisut 1987 22 de fevereiro de 1987
Cem relâmpagos Finlandês
 França "Les mots d'amour n'ont pas de dimanche" Christine Minier Sélection Française - Eurovision 1987 4 de abril de 1987
As palavras de amor não têm domingo Francês
 Grécia "Stop" (Στοπ) Bang Ellinikoú Telikoú tis Diagonismós Tragoudioú Eurovision 1987 16 de março de 1987
Stop Grego
 Irlanda "Hold Me Now" Johnny Logan National Song Contest 1987 8 de março de 1987
Abraça-me agora Inglês
 Islândia "Hægt og hljótt" Halla Margrét Íslenska Söngvakeppni Sjónvarpsins 1987 23 de março de 1987
Devagar e silenciosamente Islandês
 Israel "Shir habatlanim" (שיר הבטלנים) Lazy Bums Kdam Eurovision 1987 1 de abril de 1987
A canção dos folgazões Hebraico
 Itália "Gente di mare" Umberto Tozzi & Raf Seleção interna -
Gente do mar Italiano
 Iugoslávia "Ja sam za ples" Novi Fosili Pjesma Eurovizije 1987 7 de março de 1987
Estou pronta para dançar Servo-Croata
 Luxemburgo "Amour, Amour" Plastic Bertrand Selecção Interna -
Amor, Amor Francês
 Noruega "Mitt liv" Kate Gulbrandsen Melodi Grand-Prix 1987 28 de fevereiro de 1987
Minha vida Norueguês
 Países Baixos "Rechtop in de wind" Marcha Nationaal Songfestival 1987 25 de março de 1987
Firme no vento Holandês
 Portugal "Neste barco à vela" Nevada Festival RTP da Canção 1987 7 de março de 1987
Neste barco à vela Português
 Reino Unido "Only the Light" Rikki A song for Europe 1987 10 de abril de 1987
Só a luz Inglês
 Suécia "Boogaloo" Lotta Engberg Melodifestivalen 1987 21 de fevereiro de 1987
Boogaloo Sueco
 Suíça "Moitié, moitié" Carol Rich Finale Svizzera 1987 31 de janeiro de 1987
Metade, metade Francês
 Turquia "Şarkım Sevgi Üstüne" Seyyal Taner & Lokomotif Eurovision Şarkı Yarışması Türkiye Finali 1987 21 de fevereiro de 1987
A minha canção é sobre o amor Turco

Festival[editar | editar código-fonte]

# País Idioma[2] Artista Canção Lugar Pontuação
 Noruega Norueguês Kate Gulbrandsen "Mitt liv" 65
 Israel Hebraico Lazy Bums "Shir habatlanim" (שיר הבטלנים) 73
 Áustria Alemão Gary Lux "Nur noch Gefühl" 20º 8
 Islândia Islandês Halla Margrét "Hægt og hljótt" 16º 28
 Bélgica Holandês Liliane Saint-Pierre "Soldiers of Love" 11º 56
 Suécia Sueco Lotta Engberg "Boogaloo" 12º 50
 Itália Italiano Umberto Tozzi & Raf "Gente di mare" 103
 Portugal Português Nevada "Neste barco à vela" 18º 15
 Espanha Castelhano Patricia Kraus "No estás solo" 19º 10
10º  Turquia Turco Seyyal Taner & Lokomotif "Şarkım Sevgi Üstüne" 22º 0
11º  Grécia Grego Bang "Stop" (Στοπ) 10º 64
12º  Países Baixos Holandês Marcha "Rechtop in de wind" 83
13º  Luxemburgo Francês Plastic Bertrand "Amour, Amour" 21º 4
14º  Reino Unido Inglês Rikki "Only the Light" 13º 47
15º  França Francês Christine Minier "Les mots d'amour n'ont pas de dimanche" 14º 44
16º  Alemanha Alemão Wind "Laß die Sonne in dein Herz" 141
17º  Chipre Grego Alexia "Aspro-Mavro" (Άσπρο-μαύρο) 80
18º  Finlândia Finlandês Vicky Rosti & Boulevard "Sata salamaa" 15º 32
19º  Dinamarca Dinamarquês Anne-Cathrine Herdorf & Bandjo "En lille melodi" 83
20º  Irlanda Inglês Johnny Logan "Hold Me Now" 172
21º  Iugoslávia Servo-Croata Novi Fosili "Ja sam za ples" 92
22º  Suíça Francês Carol Rich "Moitié, moitié" 17º 26

Resultados[editar | editar código-fonte]

A ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 1987, foi a seguinte:[3]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Países Votantes Países Pontuados
Noruega Israel Áustria Islândia Bélgica Suécia Itália Portugal Espanha Turquia Grécia Países Baixos Luxemburgo Reino Unido França Alemanha Chipre Finlândia Dinamarca República da Irlanda República Socialista Federativa da Iugoslávia Suíça
 Noruega 2 4 5 1 3 6 10 7 8 12
 Israel 2 12 3 5 10 8 6 4 7 1
 Áustria 4 1 3 6 2 5 10 7 12 8
 Islândia 5 8 3 1 4 12 6 7 10 2
 Bélgica 7 6 4 1 5 2 3 10 12 8
 Suécia 10 4 1 6 5 7 2 3 8 12
 Itália 7 1 6 3 8 10 5 4 2 12
 Portugal 10 7 12 2 3 5 4 1 8 6
 Espanha 3 4 7 12 8 5 1 2 10 6
 Turquia 4 2 8 7 3 6 1 10 12 5
 Grécia 7 6 5 10 3 4 12 1 8 2
 Países Baixos 4 3 5 1 10 2 8 6 12 7
 Luxemburgo 5 4 7 8 1 12 6 2 10 3
 Reino Unido 4 8 1 5 3 2 10 6 7 12
 França 4 10 3 7 12 6 5 8 1 2
 Alemanha 7 8 10 4 12 2 5 3 1 6
 Chipre 3 5 7 1 12 2 6 8 10 4
 Finlândia 5 7 3 4 2 1 10 6 8 12
 Dinamarca 3 7 6 2 4 12 10 5 8 1
 Irlanda 2 5 12 6 3 10 7 8 4 1
 Iugoslávia 4 12 5 8 2 7 10 1 6 3
 Suíça 6 8 7 10 5 2 1 4 3 12
Total 65 73 8 28 56 50 103 15 10 0 64 83 4 47 44 141 80 32 83 172 92 26
Lugar 20º 16º 11º 12º 18º 19º 22º 10º 21º 13º 14º 15º 17º
Países Votantes Noruega Israel Áustria Islândia Bélgica Suécia Itália Portugal Espanha Turquia Grécia Países Baixos Luxemburgo Reino Unido França Alemanha Chipre Finlândia Dinamarca República da Irlanda República Socialista Federativa da Iugoslávia Suíça
Países Pontuados
Resultados acumulados
Países Votantes Países Pontuados
Noruega Israel Áustria Islândia Bélgica Suécia Itália Portugal Espanha Turquia Grécia Países Baixos Luxemburgo Reino Unido França Alemanha Chipre Finlândia Dinamarca República da Irlanda República Socialista Federativa da Iugoslávia Suíça
 Noruega 0 2 0 4 5 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 3 6 10 7 8 12 0
 Israel 0 2 0 4 7 12 3 0 0 0 0 5 0 10 1 11 6 10 13 12 19 1
 Áustria 4 3 0 4 10 12 9 0 0 0 0 7 0 15 1 21 6 10 20 24 27 1
 Islândia 4 8 0 4 10 20 12 0 0 0 1 7 0 15 5 33 12 10 27 24 37 3
 Bélgica 11 14 0 8 10 21 17 0 0 0 3 7 0 18 5 43 12 10 27 36 45 3
 Suécia 21 18 0 8 10 21 18 0 0 0 9 7 0 23 5 50 14 13 35 48 45 3
 Itália 28 18 1 8 16 24 0 0 0 17 17 0 23 10 54 14 13 37 60 45 3
 Portugal 28 28 1 8 16 31 30 0 0 0 17 17 2 26 10 59 14 17 38 68 51 3
 Espanha 31 28 1 12 23 31 42 8 0 0 17 22 2 26 10 60 14 19 38 78 57 3
 Turquia 31 28 1 12 27 33 50 8 0 0 17 29 2 29 10 66 14 19 39 88 69 8
 Grécia 31 28 8 18 27 33 50 13 10 0 17 32 2 29 14 66 26 20 47 88 71 8
 Países Baixos 35 31 8 18 27 33 50 13 10 0 22 32 2 29 15 76 28 28 53 100 71 15
 Luxemburgo 35 31 8 18 32 33 54 13 10 0 29 40 2 30 27 82 28 30 53 110 71 18
 Reino Unido 35 35 8 18 40 33 55 13 10 0 34 43 4 30 27 92 34 30 60 122 71 18
 França 39 45 8 18 40 36 55 13 10 0 41 55 4 30 27 98 39 30 68 123 73 18
 Alemanha 46 53 8 28 44 36 67 15 10 0 41 55 4 30 32 98 42 31 68 129 73 18
 Chipre 49 53 8 28 49 43 68 15 10 0 53 55 4 32 32 104 42 31 68 137 83 22
 Finlândia 54 60 8 28 52 43 72 15 10 0 53 57 4 33 32 114 48 31 76 149 83 22
 Dinamarca 57 60 8 28 52 50 72 15 10 0 59 59 4 37 32 126 58 31 76 154 91 23
 Irlanda 59 65 8 28 52 50 84 15 10 0 59 65 4 40 42 133 66 31 80 154 92 23
 Iugoslávia 59 65 8 28 56 50 96 15 10 0 64 73 4 42 42 140 76 32 80 160 92 26
 Suíça 65 73 8 28 56 50 103 15 10 0 64 83 4 47 44 141 80 32 83 172 92 26
Lugar 20º 16º 11º 12º 18º 19º 22º 10º 21º 13º 14º 15º 17º
Países Votantes Noruega Israel Áustria Islândia Bélgica Suécia Itália Portugal Espanha Turquia Grécia Países Baixos Luxemburgo Reino Unido França Alemanha Chipre Finlândia Dinamarca República da Irlanda República Socialista Federativa da Iugoslávia Suíça
Países Pontuados

12 pontos[editar | editar código-fonte]

Os países que receberam 12 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
8  Irlanda Áustria, Bélgica, Finlândia, Itália, Países Baixos, Reino Unido, Suécia, Suíça
5  Itália Alemanha, Espanha, Irlanda, Jugoslávia, Portugal
2  Alemanha Dinamarca, Islândia
 Iugoslávia Noruega, Turquia
1  Chipre Grécia
 França Luxemburgo
 Grécia Chipre
 Países Baixos França
 Suécia Israel

Maestros[editar | editar código-fonte]

Em baixo encontra-se a lista de maestros que conduziram a orquestra, na respectiva actuação de cada país concorrente.

País Maestro
 Noruega Terje Fjærn
 Israel Kobi Oshrat
 Áustria Richard Österreicher
 Islândia Hjálmar H. Ragnarsson
 Bélgica Freddy Sunder
 Suécia Curt-Eric Holmquist
 Itália Gianfranco Lombardi
 Portugal Jaime Oliveira
 Espanha Eduardo Leyva
 Turquia Garo Mafyan
 Grécia Yiorgos Niarchos
 Países Baixos Rogier van Otterloo
 Luxemburgo Alec Mansion
 Reino Unido Ronnie Hazlehurst
 França Jean-Claude Petit
 Alemanha Laszlo Bencker
 Chipre Jo Carlier
 Finlândia Ossi Runne
 Dinamarca Henrik Krogsgaard
 Irlanda Noel Kelehan
 Iugoslávia Nikica Kalogjera
 Suíça Nenhum
Maestro anfitrião Jo Carlier

Artistas repetentes[editar | editar código-fonte]

Em 1987, os repetentes foram:

País (1987) Foto Artista Ano Anterior País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
 Áustria Gary Lux ESC 1983 (como parte dos Westend) Áustria "Hurricane" Furacão 53
ESC 1984 (como parte do coro de Anita Spanner) Áustria "Einfach weg" Simplesmente Ausente 5 19º
ESC 1985 Áustria "Kinder dieser Welt" Crianças deste mundo 60
 Chipre Alexia ESC 1981 (como parte dos Island) Chipre "Monika " Monika 69
 Alemanha Wind ESC 1985 Alemanha "Für alle" Para todos 105
 Irlanda Johnny Logan ESC 1980 Irlanda "What's Another Year" Mais outro ano 143

Referências

  1. a b HAUTIER Jean-Pierre, La folie de l’Eurovision, Bruxelles, Editions de l’Arbre, 2010, p.65.
  2. «Eurovision Song Contest 1987». The Diggiloo Thrush. Consultado em 26 de janeiro de 2019 
  3. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival Eurovisão da Canção 1987